GNOME

Os novos apps e recursos do GNOME 42

A equipe da fundação GNOME está trabalhando bastante em melhorar seus produtos e desde o lançamento de sua versão 40 há um ano, o projeto segue evoluindo rapidamente, tanto em seu visual, quanto em funcionalidades.

O GNOME 42, foi lançado há cerca de um mês sendo a mais recente versão deste ambiente desktop que conta com inúmeras mudanças para os usuários e sem dúvida nenhuma,  ao menos para mim, já pode ser considerada a versão mais bonita do projeto até o momento.

Vamos falar um pouco mais sobre os recursos e mudanças visuais que a versão 42 do GNOME trouxe a comunidade.

Um visual cada vez mais polido

Bem, acredito que não tem como falarmos do GNOME sem citar as melhorias visuais que o projeto vem recebendo, e se você pensou que a versão 41 do projeto trouxe muita inovação, o GNOME 42 pode te surpreender.

Nesta versão, tivemos diversas melhorias visuais, desde um novo pacote de ícones, suporte nativo ao modo escuro e uma maior compatibilidade com as tecnologias libadwaita e GTK 4.

Ainda mais aplicativos compatíveis com a libadwaita e GTK4

A libadwaita e a atualização para GTK 4 são  algumas das mudanças mais marcantes que a nova fase do GNOME trouxe aos usuários, com a promessa de modernizar ainda mais os softwares que compõem o GNOME Desktop.

Vários aplicativos que compõem o GNOME Core e GNOME Circle já foram portados para a libadwaita desde o lançamento do GNOME 40 e no GNOME 42 não seria diferente. Algumas das aplicações que utilizam a nova tecnologia são:

  • Analisador de uso de disco;
  • GNOME Fonts;
  • GNOME Tour;
  • GNOME To Do;
  • Relógios;
  • GNOME Software;
  • Calculadora;
  • Calendário;
  • Central de configurações.
image 9

Vale dizer também que diversas aplicações que compõem o GNOME Circle tiveram algumas atualizações e estão mais compatíveis com as novas tecnologias do projeto, você pode conferir quais são elas através deste artigo.

Modo escuro, agora de forma fácil

Como a central de configurações foi portada para a GTK4 a equipe do GNOME aproveitou a oportunidade para fazer algumas mudanças no código, adicionando novos recursos e dentre eles a aba de aparência ganhou um seletor para o tema claro e escuro.

image 8

Este novo modo de seleção do Dark Mode, mostra que a equipe do GNOME está se preocupando em facilitar o acesso a recursos já existentes na interface, visto que anteriormente era necessário utilizar o GNOME Tweaks para alternar entre os temas.

image 2

Caso você queira saber mais sobre a inclusão deste novo recurso e as tecnologias utilizadas nele, temos um artigo no blog dedicado a este assunto.

Novos ícones para o Adwaita

Talvez essa seja uma das mudanças mais perceptíveis no GNOME 42, pois os ícones de pasta do tema adwaita abandonaram sua antiga coloração marrom e agora utilizam um degradê na cor azul.

image 7

As novas cores dão um brilho a mais para o Nautilus e passando uma sensação de modernidade ao aplicativo, além de serem mais coesas com a paleta de cores do GNOME.

Vale dizer que um rebranding para o Nautilus está programado para acontecer nas próximas versões do projeto, deixando os novos ícones ainda mais em destaque.

image 1

Várias mudanças nos GNOME Apps

Os aplicativos que compõem o ambiente GNOME também irão receber algumas mudanças, com a substituição de dois aplicativos e um belo rebranding em uma aplicação já conhecida.

GNOME Text Editor

Criar textos simples como uma nota rápida ou escrever uma mensagem em um bloco de notas antes de enviá-la é uma prática bastante comum, tornando um editor de textos simples, uma aplicação essencial para qualquer sistema operacional.

O Gedit é uma aplicação que acompanhou o ambiente GNOME por vários anos, cumprindo a proposta de ser simples e funcional, porém, devido a fatores ainda não explicados os desenvolvedores do projeto GNOME decidiram desenvolver algo novo para o GNOME 42, o GNOME Text Editor.

image 6

Além de um visual mais moderno baseado nas novas Diretrizes de Interface Humana do GNOME, o GNOME Text Editor também conta com um conjunto agradável de configurações (incluindo seleção de tema) e o recurso de salvamento automático, para evitar que você perca suas anotações.

Console, seu novo app de terminal

Outro aplicativo que está sendo trocado nesta versão é o GNOME Terminal, que dá lugar a seu sucessor mais moderno e visualmente compatível com as novas Diretrizes de Interface Humana do GNOME, o Console.

Ele não é tão repleto de recursos quanto o GNOME terminal, porém, oferece aos usuários uma boa aparência e a experiência simplificada que o GNOME procura trazer em seu ambiente desktop.

image 5

Assim como o novo editor de textos, o Console também terá um seletor de temas que te ajudará a deixar o uso da aplicação mais confortável, lembrando um pouco o aplicativo de terminal que temos no Pantheon Desktop do elementary OS.

Capturando sua tela de várias formas diferentes

O aplicativo de captura de tela do GNOME passou por um grande rebranding e agora está mais funcional do que nunca, podendo além de captar imagens, gravar pequenos vídeos e animações GIF, muito úteis para fazer pequenos tutorias para enviar aos amigos.

image 4

Diversas mudanças foram realizadas na aplicação facilitando o acesso à recursos que antes ficavam escondidos no GNOME Tweaks, se você deseja saber tudo o que mudou, temos um artigo no blog dedicado ao novo GNOME Screenshot.

Uma central de configurações remodelada

Sem dúvida nenhuma, um dos aplicativos mais importantes do ambiente GNOME é sua central de configurações, até porque, através dela temos controle de grande parte dos recursos disponíveis no sistema que estamos utilizando.

Sem dúvida nenhuma, ela é uma das aplicações mais trabalhosas para uma migração completa, visto que ela é repleta de recursos e funcionalidades, mas aos poucos o time de desenvolvedores estão migrando alguns painéis desta aplicação.

O GNOME 42 trouxe algumas atualizações nos seguintes painéis:

  • Aplicativos;
  • Aparência;
  • Exibição;
  • Região e Idioma;
  • Usuários;
  • Wacom Tablet.
image 3

Boatswain, configurando seu Stream Deck ao estilo GNOME

Georges Stravacas, um dos mais conhecidos desenvolvedores do GNOME na comunidade brasileira está trabalhando em uma aplicação capaz de controlar os dispositivos Stream Deck da El Gato e a cada dia vemos novos resultados deste esforço.

Embora ele ainda não seja um app padrão do GNOME, o aplicativo tem uma grande importância para a comunidade Linux em geral, visto que estamos cada vez mais próximos de um app “oficial” para este tipo de hardware.

Caso você queira conhecer esta iniciativa do Georges, temos um artigo dedicado a esta nova aplicação e através do blog pessoal do desenvolvedor você pode encontrar diversas informações sobre o processo de desenvolvimento do Boatswain e outras aplicações do GNOME.

Outras mudanças no GNOME 42

O GNOME 42 também oferece melhorias consideráveis de desempenho que farão com que equipamentos de baixo custo, como o Raspberry Pi ou processadores fracos possam utilizar a mais nova versão do GNOME sem grandes engasgos.

Além disso, a nova versão chega com melhorias no input do mouse, melhorias essas que irão impactar positivamente os gamers no Linux e até mesmo designers que precisam de precisão para criar suas artes.

O aplicativo “Extensões” utilizado para gerenciar as extensões instaladas por usuários do GNOME também foi portado para GTK 4, deixando a experiência de uso da aplicação ainda mais agradável.

Vale dizer que nos temos um episódio do Diocast onde falamos um pouco mais sobre as novidades que o GNOME 42 trouxe, além de debatermos alguns outros temas, como o KDE e os desafios do Steam Deck.

Onde utilizar o novo GNOME?

O GNOME 42 já foi lançado a algum tempo e está disponível para utilização em diversos sistemas operacionais como o Clear Linux da Intel, Fedora 36, Ubuntu 22.04 LTS, Manjaro GNOME e é claro, o GNOME OS.

Até o próximo artigo pinguim!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    GNOME

    GNOME 46 está mais rápido e inteligente, conheça as principais novidades

    GNOME

    GNOME 46 tem implementação inicial da taxa de atualização variável (VRR)

    VídeoGNOME

    Entenda os planos do GNOME para doação de 1 milhão de euros