Notícias

Para encerrar 2020 com chave de ouro, é finalmente lançado o GTK 4

Após cerca de quatro anos de trabalho duro e cerca de 20 versões de testes liberadas, a modesta equipe de desenvolvimento do projeto GTK (Gnome Toolkit) acaba de anunciar o lançamento oficial do GTK versão 4.0.

O que é GTK?

O Gnome Toolkit é basicamente uma “caixa de ferramentas” multiplataforma para criar interfaces gráficas para aplicações e até sistemas operacionais completos.

Você provavelmente já deve ter ouvido alguém comentar sobre uma aplicação ser feita em GTK ou Qt (que é de certa forma o “concorrente” do GTK). Tal informação trata-se, na verdade, de qual solução foi utilizada para a criação de toda a interface gráfica que compõe tal aplicação ou sistema.

gnome-toolkit-gtk
GNOME Toolkit

Alguns exemplos sobre o uso do Gnome Toolkit no “mundo Linux” são o próprio projeto GNOME e todas as aplicações que o cercam. Para fins de comparação e conhecimento, falando de interfaces gráficas para sistemas operacionais Linux, no lado “GTK da força” temos o GNOME Shell e o XFCE, dentre várias outras, enquanto do lado Qt da força podemos destacar o KDE Plasma e o LXQt.

Apesar de não ser tão popular em outras plataformas quanto no Linux, o GNOME Toolkit também pode ser utilizado no desenvolvimento de aplicações para Windows e MacOS.

Com mais de 18 mil novas implementações, conheça o GTK 4

A versão 3.89.1 do GTK teve o seu lançamento em Novembro de 2016, e apenas agora, no final de 2020, finalmente foi possível realizar o lançamento da versão 4 do Gnome Toolkit.

Uma bela forma para encerrar o ano, não? 😄

Segundo o que foi divulgado pelos desenvolvedores do projeto, desde o lançamento da versão 3.89.1 foram adicionadas mais de 18.000 implementações no código fonte do projeto. Todo esse trabalho resultou em um software que agora pode ser considerado estável e pronto para ser utilizado.

Será o fim dos GTK’s 2 e 3?

O GTK 4 tem sido o principal foco dos desenvolvedores do projeto há algum tempo, mas isso não significa que as outras ramificações do mesmo tenham sido abandonadas.

Não faz muito tempo desde que foi realizado o último lançamento do GTK 3 (versão 3.24.24) e o mesmo continuará recebendo suporte por tempo indeterminado. O GTK 2, por outro lado, será descontinuado muito em breve.

gtk-dark-mode
GNOME Toolkit dark mode.

Nos próximos dias, será realizado o lançamento da última versão do GTK 2 (que ainda não possui um número definido) e após isso, os desenvolvedores que ainda estejam utilizando essa versão do GNOME Toolkit em seus softwares estarão “por conta própria”.

Com isso, a equipe do projeto recomenda fortemente que todos os desenvolvedores que ainda fazem uso do GTK 2 em seus programas, que realizem o porte o mais rápido possível para a versão 3, ou preferencialmente a versão 4.

Os retoques finais

Embora os desenvolvedores do Gnome Toolkit 4 tenham feito todos os polimentos possíveis antes do lançamento oficial, como em todo software novo, é de se esperar que ocasionais bugs venham a ocorrer. Somente com o aumento na demanda pelo software é que eventuais erros poderão ser identificados e então, corrigidos.

A equipe já está se preparando para corrigir os primeiros bugs que forem reportados e lançar a versão 4.0.1 em um curto período de tempo. Caso problemas mais sérios apareçam após isso, os desenvolvedores estão preparados para corrigi-los e lançar uma versão 4.0.2 ainda a tempo de ser implementada no GNOME 40.

Um gigante discreto

O projeto GTK não costuma ser o primeiro a ser lembrado pelos usuários Linux, especialmente aqueles com menor conhecimento técnico, mas não devemos deixar passar despercebida toda a importância que o GNOME Toolkit teve e continua tendo para a evolução de, não apenas, mas especialmente o que hoje conhecemos como distribuições Linux.

Fica aqui registrado os parabéns e o muito obrigado de toda a equipe do Diolinux para todos aqueles que de alguma forma se envolveram e contribuíram para a realização de mais este grande lançamento no mundo do software livre.

Mais detalhes podem ser vistos (em inglês) no post de lançamento oficial do GTK 4.

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!