GNOME

GNOME Human Interface Guidelines recebe atualizações

Durante grande parte de minha vida como um usuário de Linux, sempre prezei por utilizar interfaces gráficas que fossem agradáveis aos meus olhos e me auxiliassem no processo de ser cada vez mais produtivo.

Após migrar por diversos projetos e ter utilizado todas as interfaces disponíveis na plataforma do pinguim, eu acabei optando por utilizar o GNOME, que sempre ofereceu simplicidade e ultimamente vêm apresentando diversas melhorias visuais aos seus usuários.

Essas melhorias ocorreram com tanta frequência no último ano, que a equipe do GNOME precisou realizar algumas mudanças na “Human Interface Guidelines” que foi atualizada há menos de um ano.

Libadwaita 1.0, o último lançamento de 2021

Após trabalhar arduamente no desenvolvimento de sua nova biblioteca complementar ao GTK, a equipe do GNOME conseguiu realizar o lançamento da versão 1.0 do libadwaita no dia 31/12/2021, o último lançamento do projeto naquele ano.

Essa nova versão trouxe diversas melhorias que irão agradar tanto os desenvolvedores que irão utilizar esta tecnologia em suas aplicações, quanto os usuários que terão aplicações ainda mais belas e coesas no ambiente gráfico GNOME.

Na imagem abaixo, temos uma comparação das mudanças que a adoção do libadwaita + GTK4 trouxeram para a interface do aplicativo Blanket utilizando o modo escuro.

f jZ0poHd1vBk1Uc50o4tWK2XYyUzat8cPcPakchujGhI67K R7haVRh4p4P2PGBNYAXT0vXYQWUCl hh Iy kYO5HAzV746XhaR1e6z6vIPgbOQkwVUnXZQ9VK

Você pode conferir todas as mudanças que o Libadwaita 1.0 trouxe aos usuários do GNOME através do anúncio oficial no blog do projeto.

Uma nova versão da libadwaita pede mudanças no GNOME Human Interface Guidelines

Com a nova versão da libadwaita já disponível para os desenvolvedores de aplicativos, foi preciso realizar algumas atualizações no GNOME Human Interface Guidelines para que estes manuais ficassem ainda mais completos.

Esta atualização cobre todas as mudanças que ocorreram na libadwaita, permitindo aos desenvolvedores que estão criando (ou migrando) suas aplicações para as novas tecnologias do GNOME terem acesso a uma documentação de design completa.

Dentre os conteúdos desta atualização, temos:

  • Como estilizar os botões da barra de cabeçalho;
  • Estilos de botões;
  • Listas em aplicativos;
  • Modo escuro.

Além disso, vale dizer que a usabilidade da página de navegação foi melhorada para se tornar mais acessível aos usuários.

Mudanças que veremos em breve

Faz pouco tempo que estas mudanças vieram a tona no GNOME Human Interface Guidelines, porém, muito em breve veremos o impacto positivo desta mudança em nossas aplicações favoritas.

Diversos aplicativos que chegarão ao GNOME 42, já trazem algumas das mudanças propostas no GNOME HIG, que deixarão a interface gráfica ainda mais agradável.

O que você achou do novo GNOME Human Interface Guidelines? Quais aplicativos você gostaria de ver no novo design? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    GNOME

    GNOME 46 está mais rápido e inteligente, conheça as principais novidades

    GNOME

    GNOME 46 tem implementação inicial da taxa de atualização variável (VRR)

    VídeoGNOME

    Entenda os planos do GNOME para doação de 1 milhão de euros