Notícias

O que esperar do GNOME 42

A versão 40 do GNOME surpreendeu positivamente a maioria dos usuários. As novidades visuais, como a dock ter sido movida para a parte de baixo e os cantos arredondados, bem como as melhorias de performance fizeram com que o ambiente desktop atraísse um número significativo de usuários para a sua comunidade.

O GNOME 41 fez um trabalho muito bom em polir todas as novidades da versão anterior, e, a versão 42, que está programada para o dia 23 de março de 2022, já está com um número bem interessante de correções e novas funcionalidades.

Ative o tema escuro de forma nativa, finalmente!

A variação escura do “Adwaita” (tema padrão do GNOME) existe há muito tempo. Porém, até agora, não existe uma forma nativa para optar pelo “Adwaita-dark”.

Após anos de pedidos dos usuários, a versão 42 do GNOME finalmente trará nas configurações do sistema uma opção para alternar entre as variações clara e escura do tema Adwaita.

dark mode

Desta forma, todos os aplicativos do universo GNOME, bem como outras aplicações que tiverem um “modo dark” passarão a utilizar esse padrão visual automaticamente.

Capture a tela em imagem e vídeo de forma nativa

Há muito tempo o GNOME Shell possui a funcionalidade de gravar a tela de forma nativa. Basta pressionar a combinação de teclas “Ctrl + Alt + Shift + R” para criar um vídeo de forma instantânea.

Porém, não existe qualquer interface gráfica para configurar e interagir com essa funcionalidade.

captura de tela screen casting

Felizmente, a partir da versão 42, o GNOME receberá um assistente gráfico para gerenciar tanto os “print screens” quanto a funcionalidade de gravação de tela.

Esta nova aplicação ainda receberá funcionalidades como:

  • Salvar capturas de tela como um arquivo de forma instantânea;
  • As capturas de tela serão adicionadas automaticamente aos arquivos recentes;
  • Compressão no formato “png” que permite um “workflow” mais rápido ao tirar vários “prints”;
  • Possibilidade de clicar na notificação para abrir a imagem;
  • Selecionar uma área personalizada para a captura de tela.

Será que é agora que vou poder substituir o Flameshot por um software nativo do GNOME?

GNOME Control Center em GTK4

Toda a sessão de configurações do GNOME 42 foi finalmente portada para a versão 4 do GTK.

gnome settings

Apesar de não parecer muito, a sessão de configurações do GNOME Shell possui mais de 30 módulos. É um trabalho massivo que, finalmente, está sendo concluído.

Não serão notadas muitas diferenças nas funcionalidades, porém o aspecto visual será melhorado significativamente.

Adwaita com ícones azuis!?

Isso mesmo! Se você gosta da cor atual dos ícones de pasta do tema padrão do GNOME, sinto muito. Porém, se você acha que já estava na hora de uma mudança, temos boas notícias!

gnome shell new folders

A partir da versão 42, os ícones de pasta do tema Adwaita utilizarão uma tonalidade azul em degradê. Na minha opinião, ficaram muito bonitos! O que você acha?

Um novo editor de texto. Adeus Gedit!

O Gedit, que há muito tempo é o editor de texto padrão do GNOME Shell, está com os dias contados. Um novo software, chamado de “GNOME Text Editor”, está sendo preparado para ocupar o seu lugar.

gedit gnome text editor

A nova aplicação terá uma diversidade de temas para escrita de textos e códigos, bem como todas as funcionalidades padrão de um editor de texto.

Outras novidades sobre o GNOME 42

Além do que já mencionamos, várias outras novidades estarão presentes na versão 42 do ambiente desktop, das quais podemos destacar:

  • O gerenciador de janelas “Mutter” agora será capaz de utilizar a frequência máxima de “polling rate” dos dispositivos, ao invés de limitá-los a taxa de atualização dos monitores;
  • A GNOME Software também está recebendo um grande número de atualizações, como correções de bugs, pequenos ajustes visuais e porte para o GTK4;
gnome 42 wallpaper
  • Assim como em toda nova versão, o GNOME 42 está recebendo um novo wallpaper, com variações claras e escuras que aparecerão automaticamente de acordo com a hora do dia;
  • O campo de texto que aparece ao renomear arquivos no Nautilus agora irá se expandir automaticamente de acordo com o tamanho do texto.

Mais detalhes, incluindo os aspectos mais técnicos sobre o que está sendo preparado para o GNOME 42 pode ser encontrado no blog de desenvolvimento do projeto.

A expectativa está aumentando!

A versão 42 do GNOME está trazendo novidades pelas quais eu espero há muito tempo. A seleção do modo escuro e o novo app de captura de tela serão, com certeza, muito bem vindos. O novo wallpaper, por outro lado, achei bem “feinho”, mas isso é questão de “gosto”. 😅

Você está gostando das novidades que estão sendo preparadas para a versão 42 do ambiente desktop? Conte para a gente nos comentários abaixo.

Isso é tudo pessoal! 😉

Imagens por: Debugpoint

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!