Com o lançamento do GNOME 42 cada vez mais próximo, o projeto GNOME recebeu algumas atualizações neste mês de janeiro detalhadas em um post em seu blog oficial.
Core Apps e bibliotecas
GNOME Shell
O GNOME Shell está recebendo uma grande atualização visual para o GNOME 42, além de uma atualização da paleta de cores, os elementos em todo o shell receberam uma aparência mais arredondada.

Os menus do painel também receberam uma grande reformulação, com um novo estilo para os submenus.
O teclado virtual está recebendo grandes melhorias no feedback visual, nas sugestões de palavras e diversas outras pequenas correções.

Configurações
O painel de “Contas Online“ foi portado para GTK4.

Além disso, foram redesenhados o “Display” e os “Painéis de Aplicativos”, em Configurações.


WebKit GTK
Mais uma das novidades do GNOME, é o lançamento do WebKitGTK 2.34.4, que inclui várias correções de segurança. Vale a pena mencionar que inclui um patch importante para a vulnerabilidade de vazamentos do Safari IndexedDB que foi divulgada recentemente.
Programas
A exibição de permissões necessárias para Flatseal no GNOME Software foi melhorada.
GJS
GJS ou GNOME JavaScript é um ambiente de programação comparável ao Node.js, que fornece binding para o ecossistema GNOME, permitindo que os usuários criem aplicativos nativos poderosos.
- A GJS atualizou seu mecanismo JS subjacente para o SpiderMonkey 91, trazendo muitas conveniências modernas de JS;
- A GJS também passou a ser compatível com os métodos setTimeout() e setInterval() padrões, que agora pode ser usado como em navegadores da Web, enquanto ainda se integra ao loop principal do GLib;
- Foram adicionadas substituições para GObject.Object.new() e GObject.Object.new_with_properties() para fazê-los funcionar com propriedades;
- Anteriormente, pressionar Ctrl+D no prompt do depurador imprimia uma mensagem de erro em vez de sair. Isso foi consertado;
- Foram adicionados números de coluna às mensagens SyntaxError, para acompanhar o número da linha.
Circle Apps e bibliotecas
GTK-RS
O projeto GTK-RS fornece bindings seguras à linguagem Rust para bibliotecas fundamentais da pilha GNOME como GLib, Cairo, GTK3 e GTK4.
Um novo lançamento do GTK-RS chegou com suporte a várias novas APIs, como:
- Suporte BuilderScope em GTK4-RS, significa que você pode finalmente definir nomes de funções no arquivo de interface do usuário e definir o retorno de chamada em seu código Rust;
- Binding da API gdk3 wayland;
- Um lançamento de quase todas as bindings Rust baseadas em gir em World/Rust;
- Plugin GStreamer totalmente novo que permite que você “transmita” seu pipeline para um GdkPaintable.
Projetos de terceiros
UI Shooter
Trata-se de uma nova ferramenta para fazer capturas de tela de widgets GTK4 de um arquivo de interface do usuário.
Permite carregar CSS, recursos e traduções, definir escala e esquema de cores escuras e usar a folha de estilo da libadwaita. Ela se destina principalmente a ser usada em ambientes headless.

GTK-KT
Foi anunciado o GTK-KT, trata-se de um binding Kotlin da API GTK. Permitindo que desenvolvedores familiarizados com Java/Kotlin escrevam facilmente um aplicativo GTK.
Também é uma maneira fácil e segura para novos programadores começarem a criar aplicativos GTK, precisando apenas de 10 linhas e 154 caracteres para criar uma única janela. Compare isso com C que leva 26 linhas e 602 caracteres, ou seja, 75% menos caracteres para fazer uma janela simples, imagine para projetos maiores com componentes mais complexos.
O GTK-KT está próximo de seus estágios de conclusão, com 97,49% das classes GTK envolvidas em Kotlin. Também está sendo planejado o suporte ao libadwaita e ao xdg-portal.

Relm4 0.4
Lançado recentemente trazendo diversas melhorias, os destaques do Relm4 incluem algumas melhorias de macro, ações de segurança de tipo, mais flexibilidade em tempo de execução e dependências atualizadas.

Phosh
Phosh é um shell wayland puro para dispositivos móveis que também recebeu algumas atualizações. Recentemente, o Phosh obteve uma configuração rápida de VPN que alterna a última conexão VPN usada.
O compositor (phoc), foi atualizado para um wlroots mais recente que permite habilitar os protocolos xdg-foreign e viewporter wayland que ajudam os flatpaks a posicionar melhor os diálogos de arquivo e algumas cargas de trabalho de vídeo, respectivamente.
E você, o que achou das novidades que chegaram ao projeto GNOME neste mês de janeiro?
Um abraço, meus amigos.
Até a próxima.