GNOME Text Editor GTK4
Tecnologia

GNOME Text Editor portado para GTK4 traz novidades para desenvolvedores

Na semana passada o GNOME 42 Alpha foi liberado para testes e sua versão final está prevista para março deste ano.
Com isso já temos sinais de alguns aplicativos do GNOME que já estão de cara nova e um deles é o GNOME Text Editor, que foi portado para GTK4.

gnome text editor gtk4

O GNOME Text Editor vem para substituir o Gedit, editor de texto utilizado por vários anos no projeto GNOME e também em várias distros, ele vem com uma série de melhorias visuais e novas funções.

Em um post um tanto irônico no blog oficial do GNOME foi dito como se iniciou a construção desse novo editor de texto:

“It started as an application for me to verify the correctness of the GtkSourceView 5 API (which targets GTK 4). (…)

It is a simple and humble text editor. It does not have all the corner cases you’d expect from a text editor yet. It does not have aspirations to be a programmers text editor.

Now that you know this is very much a technology preview release only, you might be tempted to keep your important data away from it.”

“Começou como um aplicativo para eu verificar a exatidão da API GtkSourceView 5 (que tem como alvo o GTK 4). (…)

É um editor de texto simples e humilde. Ele ainda não cobre todas as possibilidades que você esperaria de um editor de texto. Não tem aspirações de ser um editor de texto para programadores.

Agora que você sabe que isso é apenas uma versão de visualização de tecnologia, você pode ficar tentado a manter seus dados importantes longe dele.”

Esse novo editor de texto do GNOME ainda não chega perto dos principais editores de código do mercado em total de funções, mas, já trouxe muitas melhorias. Se continuar a apresentar avanços nas próximas versões podemos em breve ter uma aplicação extra para  atender desenvolvedores.

Vamos às novidades que encontramos ao explorar o novo GNOME Text Editor.

Suporte a troca de aparência

No GNOME Text Editor, ao clicar no menu “hambúrguer”, a primeira configuração que temos é a opção de troca de tema, você poderá escolher entre “mesmo que o sistema”, “claro” ou “escuro”.

gnome text editor aparencia

Área de preferências remodelada

Ao acessar a área de preferências vemos que, diferente do Gedit que utilizava abas para cada parte das preferências, agora o GNOME Text Editor traz todas as configurações na mesma tela.

gnome text editor gedit
Tela de preferências do Gedit
gnome text editor preferencias
Tela de preferências do GNOME Text Editor

Novo menu visualizar

Esse botão com um ícone de uma ferramenta é uma área de configuração específica para visualização do texto. Dependendo da seleção, o GNOME Text Editor irá mostrar seu texto ou código com alinhamentos diferentes, incluindo uma opção de tipo de documento onde podem ser selecionadas várias categorias de linguagem de programação.

gnome text editor menuvisualizar
Menu visualizar
gnome text editor preftipoarquivo
Janela de escolha do tipo de linguagem de programação

Aplicar zoom no texto sem precisar trocar o tamanho da fonte

Particularmente este era um recurso muito aguardado, o GNOME Text Editor tem a opção de zoom diretamente na janela de edição, através da combinação Ctrl + Scroll do mouse.

gnome text editor zoom1
Visualização em 100%
gnome text editor zoom2
Visualização em 200%

Como utilizar o GNOME text editor

Os nossos testes foram feitos utilizando o GNOME boxes com o GNOME OS Nightly, que utiliza versões não finalizadas das aplicações.

O GNOME Text Editor virá como editor de texto padrão no lugar do Gedit quando o GNOME 42 for lançado oficialmente. Distribuições com base Arch Linux, o OpenSuse, o Fedora36 e ao que tudo indica o Ubuntu 22.04 virão com essa versão do GNOME.

O que achou do novo editor de texto do GNOME? 

Obrigado pela leitura. Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
62 postagens

Sobre o autor
Sou Lucas. Tenho tecnologia correndo nas veias (literalmente); meu pai já trabalhava com tecnologia quando nasci! Minha jornada profissional nessa área se iniciou em 2001 efetivamente. Amo Linux no Desktop, Deus, minha família e conversar, se quiser, só chegar!
Artigos
Postagens relacionadas
TecnologiaVídeo

EPOMAKER x AULA F75 - O teclado super completo pode ser seu, de presente!

Tecnologia

Desvendando o CMS Headless: um jeito diferente para gerenciar conteúdo 

TecnologiaNotícias

Pela primeira vez, o Diolinux concorre ao iBest!