NotíciasResumo

Microsoft Edge chegou no Mundo Linux – #15 Diolinux News

Essa semana tivemos uma grande notícia que movimentou o mundo do Open Source, quiçá da Tecnologia, Microsoft Edge disponível para Linux. Também chegamos ao nosso décimo quinto “Resumão da Semana”, sempre trazendo os melhores assuntos do mundo da tecnologia, jogos, hardware, open source e Linux, com credibilidade e confiança que vocês sempre gostam.

Resumo da Semana ou Diolinux News

Se por acaso, você perdeu a décima quarta edição, pode conferir aqui. Esse Resumão da Semana cobre o período do dia 17 até o dia 23 de outubro.

Como sempre comentamos, pode ser que parte das notícias que vamos apresentar aqui você já tenha visto “em algum lugar”, talvez em uma das nossas lives (YouTube ou Twitch) ou até mesmo em nosso fórum.

Bom, bora para as notícias da semana😀.

Mundo Linux, Distros e derivados

Aqui no mundo das distros Linux, tivemos o tão aguardado lançamento do Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla, que trouxe como novidades a integração com o Active Directory durante a instalação, GNOME 3.38, driver da NVIDIA na versão 450 (muito provavelmente a versão 455 pode chegar em breve), Mesa Driver na versão 20.1, Mozilla Firefox 81, Thunderbird 78 e o LibreOffice 7.0. O post completo da cobertura você pode conferir aqui.

groovy 1

Também tivemos um super post mostrando um pós-instalação que você pode fazer no Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla. Está muito completo, vale a pena conferir.

Ainda falando sobre o Ubuntu, a versão 20.10 agora será compatível com os Raspberry Pi e assim facilitando a vida de quem precisa utilizar esse tipo de hardware.

Mundo projetos Open Source

Kernel Linux 5.9

Comecemos pelo lançamento do Kernel Linux 5.9, que trouxe suporte inicial para as placas gráficas AMD Radeon RX 6000 “RDNA 2”, Intel Rocket Lake, Intel Keem Bay SoC, Sienna Cichlid e Navy Founder GPUs. Adicionando também o suporte para um Framework Multi-Color LED , que traz LEDs coloridos agrupados (clustered) em uma matriz para que o userspace possa acertar o brilho do cluster usando uma única gravação do arquivo.

Foi retirado o suporte da arquitetura Unicore 32-bit RISC, usada para dar boot através das unidades de disquete. Decisão foi tomada pois viram que praticamente ninguém mais usa esse recurso. Para conferir o post completo basta acessá-lo aqui.

KDE Plasma 5.20

Pelo lado do Plasma, tivemos uma matéria cobrindo todas as novidades envolvendo a parte Mobile da interface gráfica. Tivemos updates importantes, como no KClock, KWeather, Kongress, Kalk e na tela de bloqueio. A cobertura completa você confere aqui.

plasma mobile 1

BTRFS File System

Tivemos também um post explicando e apresentando melhor o B-tree file system, ou mais conhecido como BTRFS. No post conta curiosidades, como a que o projeto começou pelas “mãos” da Oracle Corporation e também como está o desenvolvimento hoje em dia.

Codeweavers Crossover

Por fim, o pessoal da Codeweavers lançou uma versão do Crossover para o Chrome OS (sistema que vem instalados nos chromebooks, e que vem ganhando mercado). Com isso o sistema operacional do Google ganha as mesmas “vantagens” que os sistemas Linux (talvez o MacOS) em relação à instalação de aplicativos feito para Windows, e em um futuro próximo os jogos também. O post completo você confere aqui.

Mundo dos Games

No mundo dos Games a semana foi bem menos agitada em relação à semana passada, onde tivemos as comemorações dos 60 anos da SEGA.

Jogos grátis

Como de costume (e não pode faltar😁), tivemos os “famosos” jogos “grátis” da Epic Games, que estarão disponíveis por um tempo limitado no modo “free para sempre na sua conta da Epic Games”. Os jogos dessa semana são: Costume Quest 2 e Layers of Fear 2, que estarão disponíveis até o dia 29 de outubro de 2020 até às 12:00 (vulgo meio dia).

Vale mencionar (mais uma vez) que os dois jogos estão presente na Steam também, sendo que o Costume Quest 2 tem versão nativa para Linux além de Windows e MacOS. O Valor dele na Steam sai por R$27,99 e você pode conferir aqui.

Já o game Layers of Fear 2 não tem versão nativa, mas segundo a sua página no ProtonDB, o jogo ta classificado como Silver, teoricamente rodando quase que “nativo” via Próton. A página do game na Steam é essa (o jogo só tem pra Windows, diferente do Layers of Fear que tem para Linux) e a página no ProtonDB é essa aqui. O preço do jogo sai na casa dos R$57,99.

Lutris 0.58 Beta

Depois tivemos o lançamento da versão Beta do Lutris, que chegou na versão 0.58, e trouxe como novidade (que para alguns pode ser “chocante”) não ter mais a sincronização com outros lojas. Fizemos um post completo abordando as novidades e quais bugs corrigidos, você pode acessar aqui.

2020 10 19 19 11 1

BOMBA da semana : Microsoft Edge no Linux

Agora vamos para a “BOMBA” da semana, que foi a chegada do navegador da Microsoft para o mundo Linux. Estamos falando o Microsoft Edge. No final do ano passado (2019), fizemos uma postagem falando que finalmente o Microsoft Edge viria esse ano (2020) em algum momento, mas sem uma data pré-definida pelo time de desenvolvimento do browser, mas que era pra ficarmos de olho que seria muito em breve, segundo os devs. Parece que essa data chegou né 😅.

Captura de tela de 2020 10 20 15 58 59

Fizemos uma postagem bem bacana e você pode conferir os recursos que chegaram e os que não chegaram por hora nessa versão “preview” (tipo um Beta de testes). Para conferir o post, basta acessá-lo aqui.

Mundo da Tecnologia

Em tecnologia “geral” tivemos algumas notícias e novidades bem interessantes! E você aproveita aquela “pincelada” de cada uma delas logo abaixo. Tenho certeza de que você vai gostar e muito 😉, que são:

  • Integração do Facebook Messenger com o Instagram, mais precisamente com a DM da rede social. Assim em breve os usuários de ambas plataformas poderão se comunicar. Para mais detalhes consulte aqui.
  • Usuários do Google Hangout serão migrados para o novo serviço de mensagens do Google, o Google Chats, de forma gratuita já para o ano que vem (2021). Todos detalhes você confere aqui.
  • Comentamos no blog, sobre a nova polêmica envolvendo a Apple, exigindo que o Telegram desative três canais específicos utilizados pela população da Bielorrússia. Para o post completo e com mais detalhes, você pode conferir aqui.
  • Agora é possível instalar a calculadora do Windows no Linux, graças ao porte feito pelo pessoal da Uno Platform, que pegou o código fonte e compilou, trazendo assim a Uno Calculator. Muito provavelmente não puderam usar o nome “Windows Calculator” por conta dos direitos autorais. O post falando como foi feito todo o processo você acessa aqui.
  • Google Chrome 86 vem trazendo muitas novidades, dentre elas o foco em segurança e privacidade estão como principais. Além das recorrentes correções de bugs e melhorias de funcionalidades. Você pode conferir todas elas nesse post bem bacana.
  • Se você precisa editar PDFs no Linux e não sabia quais programas usar, separamos 5 deles que pode te ajudar nessa tarefa. Uma seleção de qualidade para você que pode ser conferida aqui.
  • O Raspberry Pi agora terá um representante oficial no Brasil, que será através da empresa RoboCore, que tem sede em Santana do Paraíba no estado de São Paulo. Mais detalhes você pode conferir aqui.
  • Para fechar com “chave de ouro”, o Jedi fez uma postagem bem interessante de como ele “achou” uma música que ele não lembrava do nome, simplesmente assobiando no widget de pesquisa do Google. Para conferir esta “saga” basta acessar aqui.

Com isso chegamos ao fim de mais um “Resumão da Semana” aqui no Diolinux, com o que houve de melhor no Linux e na Tecnologia, sendo “abastecido com os maravilhosos” posts do nosso fórum e blog. Espero que tenham gostado.

Nos vemos no próximo artigo, forte abraço! Confira nosso Feed RSS

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    É o fim do Google Podcasts, diga "olá" para o YouTube Podcasts

    Notícias

    Fedora 40 Beta já está pronto - o que há de novo?

    Notícias

    Canva adquire Affinity, competindo frontalmente com Adobe