Notícias

Pesquisas no Google à distância de um assovio

Ontem (15/10/2020) o Google realizou uma live stream na qual divulgou algumas das mais novas tecnologias que estão chegando para o seu serviço de busca. 

As atualizações melhoram a capacidade do Google compreender palavras mal pronunciadas ao utilizar o serviço de busca através de comandos de voz. Uma melhoria importante, uma vez que segundo o Google cerca de 10% de todas as buscas realizadas por voz contém erros de pronúncia.

Melhor indexação = melhores resultados de busca

Pesquisas feitas utilizando um maior número de palavras agora estão mais propensas a retornar resultados significativos, uma vez que a recente atualização deu ao buscador o poder de indexar passagens de texto específicas ao invés de apenas páginas inteiras, como era antes. Desta forma a inteligência artificial utilizada pelo buscador é capaz de “entender” o contexto de o que você está pesquisando e compará-lo com trechos equivalentes encontrados dentro de longos textos.

Segundo o que foi divulgado pelo Google, esta melhoria sozinha irá aumentar em 7% a eficácia das buscas realizadas.

Subtópicos de pesquisa

Considerando que “tópico” é o termo sobre o qual você está pesquisando, agora o Google também será capaz de automaticamente pesquisar por subtópicos relacionados ao que está sendo pesquisado. Por exemplo: se você pesquisar por “equipamentos de exercício domésticos”, o motor de busca também irá incluir na pesquisa filtros como “equipamentos compactos”. Todavia, esta funcionalidade ainda está em desenvolvimento e deverá entrar em vigor até o final de 2020.

pesquisa-do-google

Informações extras durante o COVID-19

Não é novidade que desde o início da atual epidemia muitas empresas relacionadas a WEB e desenvolvimento de softwares tem criado soluções para ajudar aos outros e a si mesmas durante estes tempos difíceis. Alguns bons exemplos são: a SoftMaker, que ofereceu a sua suíte office de forma gratuita para estudantes durante os períodos de crise, a SUSE oferecendo suporte gratuíto para fabricantes de equipamentos médicos e até mesmo o próprio Google que disponibilizou o Meet gratuitamente para todos.

Desta vez o Google está novamente tomando uma ação neste sentido, e agora, o Live Business (serviço que mostra informações de estabelecimentos comerciais através da pesquisa ou maps) irá exibir informações em tempo real sobre o quão movimentado está o local pelo qual você está pesquisando.

É claro que para que tal serviço funcione corretamente será necessário que os proprietários ou funcionários destes estabelecimentos comerciais utilizem a “Duplex conversational technology” para manter as suas informações online atualizadas.

O Google será capaz de identificar momentos-chave em vídeos

Utilizando a sua nova tecnologia de inteligência artificial, o Google agora será capaz de identificar momentos dentro de um vídeo e automaticamente separá-los em capítulos. 

Utilizando exatamente o mesmo exemplo divulgado na publicação oficial do Google: se você estiver procurando por um passo específico de uma receita, ou o gol decisivo em um jogo de futebol, o buscador será capaz de identificar tais momentos e entregar o vídeo para você no momento exato em que ocorre o resultado da sua busca.

google-search

Assim como a funcionalidade de “subtópicos” mencionada acima, esta tecnologia que começou a ser testada ainda este ano deverá estar disponível até o final de 2020.

Pesquise no Google simplesmente assoviando

Há cerca de 10 anos atrás ouvi no rádio uma música que simplesmente grudou na minha cabeça. Aquela música tocou naquela estação de rádio quase todos os dias durante várias semanas, porém, nunca prestei a atenção para descobrir qual era o nome da tal música.

Algum tempo depois eu deixei de trabalhar naquela empresa, mudei de estado, e nunca mais ouvi novamente aquela música cuja melodia do refrão ficou me “assombrando” até literalmente hoje. Tentei pesquisar pela letra que eu pensava estar correta, pela melodia através de aplicativos como o famoso Shazam, e quem sabe até mesmo pesquisando por “ta nana nanam” no Google. Nenhum destes métodos jamais deu qualquer resultado 😞

Até que finalmente no dia de hoje (16/10/2020), leio uma notícia que fez brilhar em mim um pequeno raio de esperança. 😂 O Google acabara de lançar uma funcionalidade que permite encontrar músicas simplesmente assoviando, cantarolando, ou até mesmo resmungando sons que meramente se assemelhem a melodia da música em questão.

Eis que finalmente, depois de quase 10 anos pude ouvir novamente a música “Love Leads to Madness” do “Nazareth”. 😅

Como utilizar a “pesquisa por assovio”?

No seu smartphone encontre o app ou o widget da barra de pesquisa do Google, clique sobre o ícone de microfone, e na parte inferior da tela deverá estar aparecendo um botão contendo o texto “Pesquisar uma música”.

google-listening-music

Ao tocar sobre ele deverá aparecer uma tela contendo apenas a palavra “Ouvindo” no centro juntamente com o desenho de uma “waveform”. É agora! Abra o seu coração e solte a sua voz (ou assovio)! Após assoviar ou cantarolar a melodia por cerca de 10 segundos, voilá, o Google exibirá uma lista com todos os prováveis resultados da sua pesquisa.

A lista completa com todas as novidades pode ser encontrada no post oficial do Google.

Agora é a sua vez de nos contar o que achou sobre as novidades apresentadas pelo Google. Será que são apenas ótimas notícias, ou “essa história” de inteligência artificial é apenas, como diria o Lobo Mau: “-Para te ver melhor”?

Conte-nos a sua opinião nos comentários abaixo!

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!