Edição de PDF: Conheça 5 aplicativos para Linux

Edição de PDF: Conheça 5 aplicativos para Linux

Documentos no formato PDF estão ficando cada dia mais comuns nas nossas vidas. Seja em um anexo de email, um contrato enviado pelo WhatsApp, ou até mesmo um trabalho escolar que deve ser enviado sem que perca sua formatação.

Muitas vezes, precisamos editar um arquivo em PDF, para remover uma página, adicionar uma assinatura, uma marca d’água ou simplesmente convertê-lo para um formato como .docx (Microsoft Office) ou .odt (Libre Office).

No mundo Windows, temos aplicações para edição de PDF como Adobe Acrobat ou o Foxit PhantomPDF. Mas hoje, vou te apresentar uma lista com cinco aplicações para edição de PDFs no Linux, lembrando que ela não possui uma ordem específica, então “siga seu coração”.

Master PDF Editor

Desenvolvido pela Code Industry, o Master PDF Editor possui duas versões, sendo uma gratuita com algumas limitações e uma versão paga, que te dá direito a vários recursos como otimizar PDFs e adicionar criptografia.

Essa aplicação foi desenvolvida desde o início com os recursos do Linux em mente, criando uma aplicação totalmente integrada e sem necessidade de adicionar outros pacotes no sistema operacional.

O Master PDF Editor está disponível para Linux via Flatpak a partir do Flathub, além de possuir uma versão de download para Ubuntu em seu site. Você pode conferir abaixo uma tabela retirada do site do software mostrando as diferenças entre a versão gratuita e a comercial.

PDF Mix Tool

O PDF Mix Tool é um aplicativo voltado a mistura e extração de arquivos PDF. Com ele, é possível unir arquivos PDF diferentes, além de extrair e realizar alterações nas páginas de um arquivo existente.

Na aba de múltiplos arquivos, é possível adicionar páginas separadas de um arquivo PDF para gerar um arquivo único, ideal para juntar as partes que cada um fez do trabalho de escola (hehe).

Já na aba de “Arquivo Único”, o usuário pode extrair e remover páginas de seu arquivo, além de adicionar páginas em branco e poder alterar o layout do documento para impressão.

O software PDF Mix Tool está disponível para Linux via snap a partir da Snap Store e via flatpak pelo Flathub. Embora ele não possua tanto poder de edição como outros softwares, ele pode ser a ferramenta que falta para vários usuários.

jPDF Tweak

O “canivete suiço” da edição de PDF não poderia faltar nessa lista. O jPDF Tweak é uma ferramenta bastante completa, embora o design deixe um pouco a desejar. A aplicação é cheia de funções que você provavelmente vai utilizar.

Para começar a editar um arquivo, basta carregá-lo na aplicação utilizando a opção “input”, e preencher a opção “output” para salvar o arquivo editado ao final. Feito isso, basta selecionar a opção desejada e realizar as alterações.

A aplicação traz várias funções interessantes como alterar o tamanho das páginas, adicionar criptografia para documentos importantes e até mesmo uma marca d’água para adicionar mais segurança a seu documento.

O jPDF Tweak está disponível para os usuários Linux via Flatpak a partir do Flathub. Embora seu único “ponto fraco” seja o design, ele compensa com suas ferramentas para edição de PDF.

PDF Tricks

A próxima aplicação de nossa lista é o PDF Tricks, com um design que lembra bastante o visual do Elementary OS, a aplicação traz poucas funções, porém essenciais para alguns usuários.

Assim como as aplicações citadas acima, o PDF Tricks permite ao usuário extrair páginas e dividir o PDF. Ele traz uma função de mesclagem, que permite a criação de arquivos PDF a partir de páginas de um PDF e imagens.

Ele traz uma função de compressão de arquivos PDF, ideal para utilizar quando for enviar documentos via WhatsApp que possui um limite de tamanho para o envio de arquivos. Em um teste, ele realizou a compressão de 7,1 MB para apenas 2MB.

Ele possui uma opção de conversão de PDF, que pode converter o arquivo para imagens nos formatos JPG, PNG e TXT. 

A aplicação está disponível para os usuários no formato Flatpak via Flathub.

Clever PDF

O Clever PDF é uma aplicação online e gratuita que traz mais de 40 ferramentas para edição de PDF. Ele é capaz de converter arquivos PDF para aplicações como Microsoft Word e iCloud Pages utilizando a tecnologia OCR, além de formatos de imagem e livros digitais.

Assim como é possível converter arquivos PDF para softwares como Word, é possível converter arquivos do Word, imagens e arquivos de livros digitais para o formato PDF de uma forma bastante simples.

O Clever PDF também possui funções básicas como criptografar PDFs, extrair páginas e comprimir arquivos, além de possuir um conversor para formatos de imagem.

O Clever PDF está disponível de forma gratuita e para acessá-lo, basta utilizar seu navegador favorito. Caso você queira, pode criar um executável a partir do Nativefier.

Outros editores de PDF

Embora eu tenha citado apenas essas cinco aplicações, temos um post feito pelo nosso amigo Henrique AD do canal OSistemático, mostrando alguns editores simples de PDF que valem a pena testar.

Você já conhecia algum dos editores de PDF acima? Pretende testar algum? Deixe pra gente nos comentários!

Um bom dia, tarde ou noite e até o próximo artigo!

Talvez Você Também Goste
Conheça o Kakoune, um Vim fácil de usar
Continue lendo

Conheça o Kakoune, um Vim fácil de usar

O Vim é um clássico do mundo Linux, um editor de texto muito poderoso e usado por diversas pessoas ao redor do mundo, mas ele, apesar de muito bom, não é a única opção. Desconsiderando o Emacs, Nano, e alguns outros, também bem populares, hoje você vai conhecer o interessantíssimo, Kakoune.