Os fones de ouvido já fazem parte de nossa vida há anos e com o avanço da tecnologia bluetooth, modelos sem fio começaram a se destacar ainda mais no mercado, por oferecerem mais conforto.
Embora eles sejam magníficos, eu sempre tive um “problema” com fones de ouvido bluetooth, os jogos onde eu sentia uma maior latência, algo que atrapalhava meu desempenho em jogos FPS, me tornando um adepto dos fones de ouvido com fio.
No artigo de hoje, você irá conhecer o EKSA GT1, um fone de ouvido sem fio TWS que me surpreendeu por sua qualidade de som e o fato de ser voltado ao público gamer.
Hora do unboxing
Ele possui uma caixa deslizante onde temos a foto do produto e algumas informações relacionadas a ele (um pouco mais frágil) e ao deslizarmos ela, nos deparamos com uma caixa mais robusta que conta com:
- Case de carregamento + fones de ouvido;
- Cabo para carregamento do tipo USB-C;
- Manual do produto;
- 2 pares de “borrachinhas” em tamanhos diferentes para uso no fone.
Uma boa aparência faz toda a diferença
A primeira impressão é muito importante e sem dúvida nenhuma o EKSA GT1 ganhou alguns pontos devido ao seu design “gamer” que oferece diversos leds azuis ao redor do fone para indicar o carregamento.
Sua case de carregamento traz um design pouco convencional, em relação ao que temos em outros modelos de fones de ouvido, como o Pamu Z1 ou até mesmo dispositivos como o UGreen Hitune T2.
Já os fones, possuem um design clássico e semelhante ao que temos em dispositivos como os AirPods, porém, com uma pegada gamer, utilizando leds que lembram olhos de alguns personagens como o Omen do Valorant ou o Reaper do Overwatch.
Um detalhe que vale a pena citar, é que enquanto os fones de ouvido estão no modo de carregamento em sua case, estes “olhos” ficam piscando.
Como é a qualidade de som do EKSA GT1?
Bem, um design bonito pode até fazer a diferença na hora da compra, mas além da aparência, os dispositivos precisam de oferecer uma boa qualidade de som, não é mesmo?
A qualidade de som oferecida pelo EKSA GT1 é muito boa, ele oferece bons graves e agudos bastante equilibrados, fazendo com que você não precise utilizar um equalizador de áudio para regular o som do dispositivo.
Vale dizer que ele conta com supressão de ruído para chamadas de áudio, fazendo com que você não perca o foco devido a ruídos externos, como pessoas conversando ao seu lado.
E quanto ao modo gaming?
Quando falamos de modo gaming em fones de ouvido sem fio, diversas pessoas estão acostumadas com dispositivos que oferecem uma qualidade de áudio menor em troca de uma latência baixa, porém, isso não ocorre com o EKSA GT1.
O modo gaming oferece uma latência de 38ms, que convenhamos é um ótimo valor e durante minhas sessões de Valorant (jogo FPS da Riot), não senti nenhum problema com a latência oferecida (pelo contrário, eu melhorei no jogo após utilizar estes fones, ouvindo os passos de inimigos com maior qualidade).
Já que a qualidade de som não é drasticamente alterada em prol de uma menor latência, eu confesso que eu não senti nenhuma diferença grotesca no áudio, inclusive, ouvi diversas músicas com o modo gaming sem nem perceber.
Conectividade e autonomia de bateria
Uma das coisas que mais me surpreendeu neste dispositivo é sua bateria que promete até 6 horas de reprodução e 30 horas de carga em sua case, inclusive, eu cheguei a utilizar o EKSA GT1 por 4 dias seguidos sem encostá-lo no carregador.
Falando no carregador, o fato do dispositivo utilizar a conexão USB-C me auxiliou muito, principalmente em viagens a cidade vizinha onde ficava alguns dias e com um único carregador de celular, podia carregar meu celular, o Chromebook e os fones de ouvido.
Na questão conectividade, o EKSA GT1 oferece a conexão Bluetooth 5.0 e embora seja recomendado que os dispositivos ao redor ofereçam a mesma versão da tecnologia, ele interagiu muito bem com meu computador que possui bluetooth 4.0.
Vale a pena adquirir um EKSA GT1?
Em minha singela opinião, se você é uma pessoa que ama jogar, principalmente títulos FPS o EKSA GT1 é uma ótima pedida, visto que ele oferece uma latência muito baixa sem perda de qualidade de áudio.
Pessoas que passam muito tempo conectadas ao fone de ouvido também podem se beneficiar deste modelo, visto que é possível extrair até 36 horas deste fone de ouvido e o tempo de descarregamento total é consideravelmente grande.
Caso você esteja interessado no EKSA GT1, é possível encontrá-lo para compra através do AliExpress.
Você já possui um fone de ouvido bluetooth? O que achou do EKSA GT1?
Até o próximo artigo pinguim!