Neste artigo, veremos alguns exemplos práticos de como a tecnologia pode abrir portas para que pessoas como você e eu, invistam seu tempo criando fontes de renda complementares, ou, até mesmo, mudem totalmente de carreira usando software livre e a internet.

O software livre oferece muitas possibilidades para você soltar a criatividade, utilizando projetos desenvolvidos pela comunidade para solucionar problemas que as pessoas enfrentam diariamente.

Gerando negócios com software livre

Você já parou para pensar que estamos na era das empresas que valem trilhões? Entre os muitos fatores de sucesso dessas gigantes, existe um ponto em comum que eu gostaria de destacar: todas elas investem pesado em fortalecer a presença da marca na internet.

Seja por sites, redes sociais ou ferramentas de trabalho em grupo. Empresas de sucesso costumam investir em reduzir as barreiras na comunicação interna, favorecendo a produtividade.

Empreendendo com software livre há mais de 15 anos, em diversos segmentos, eu com frequência encontro empresas usando e-mails genéricos de serviços gratuitos, o que pode passar uma impressão de amadorismo ou até insegurança. Além de ser um grande risco para elas mesmas, porque elas não possuem nenhum controle sobre seus dados.

O que nos leva a nossa oportunidade de negócios com software livre.

Você pode melhorar a comunicação das empresas usando software livre

Ferramentas como e-mails, suítes para trabalho em equipe e mensageiros fazem parte das nossas rotinas. É muito comum ver empresas já consolidadas que ainda utilizam ferramentas que dificultam a troca de informação e organização, por não serem integradas.

Neste cenário, imagine conseguir apresentar para estas empresas um meio para adotar uma suíte de comunicação online, que pode ser hospedada dentro da própria empresa ou na nuvem.

Existem projetos de software livre capazes de criar um serviço interno de e-mail, usando regras próprias de segurança, o que vai permitir que as empresas tenham maior controle sobre os seus dados.

negocios com software livre 16 30 40

Você pode implantar soluções como o Zimbra ou o OnlyOffice Workspaces, permitindo que as empresas tenham serviços integrados de comunicação que contam com os seguintes recursos:

  • Gestão de documentos (como o Google Drive);
  • Cliente de webmail modernos;
  • Agendas e calendários integrados;
  • Mensageiros internos;
  • E uma suíte de escritório online (Google Docs ou Office365).

É possível adotar diversos modelos de negócio para implantar essa solução em empresas:

  • Fornecer o serviço como uma assinatura, entregando a estrutura e suporte, cobrando uma taxa por usuário.
  • Atuar como um consultor, ajudando empresas a implantarem estas tecnologias, cobrando por projeto ou hora técnica.

Como dar os primeiros passos?

Uma vantagem que o software livre proporciona é que podemos testar as soluções gratuitamente, com pouco ou nenhum investimento. Outra vantagem é que as comunidades de desenvolvedores e utilizadores costumam ser bastante engajadas e podem ajudar na solução das dúvidas iniciais do seu projeto.

Utilizando máquinas virtuais você pode aprender como otimizar todo o ambiente, tornando a experiência dos seus futuros clientes ainda melhor. Após essa fase inicial de pesquisa, você pode contratar servidores do tipo VPS básicos para colocar seus conhecimentos em campo, montando um ambiente de demonstração.

negocios com software livre 15 48 17

A vantagem dos servidores do tipo VPS é que você terá total controle sobre o ambiente, permitindo que você instale as ferramentas necessárias e aumente a capacidade do servidor se for necessário.

O que fazer para gerar seus primeiros negócios?

Com a demonstração da sua solução de e-mail e colaboração para empresas pronta, você pode utilizar o WordPress (que também software livre) para criar um site que servirá como ponto de captação de seus futuros clientes.

Provedores de hospedagem como a Hostinger, oferecem facilidades como instalação do WordPress com poucos cliques e diversas opções pré-configuradas, incluindo recursos como CDN, temas e plugins selecionados.

negocios com software livre 16 16 29 1

Com um site publicado, você pode utilizar o ambiente de demonstração para enviar mensagens para empresas que você identificar via internet, ou, começar uma pesquisa entre as empresas da região onde você mora.

Empresas de pequeno ou médio porte que não contam com uma equipe de TI, são clientes potenciais para este tipo de serviço, elas geralmente acabam pagando mais caro por não saberem avaliar corretamente os serviços a serem contratos.

Imagine oferecer um serviço tecnicamente excelente, quebrar barreiras no fluxo de trabalho e ainda reduzir os custos, esse é um combo muito atrativo.

Faça uma pesquisa de mercado e oferte um valor que seja atraente, mas, além disso, demonstre também as outras vantagens que sua solução oferece:

  • Segurança personalizada;
  • Controle dos dados;
  • Auditoria;
  • Backups de segurança;
  • Acesso de qualquer lugar (inclusive mobile).

Encontre bons parceiros

Começar um negócio envolve tomar muitas decisões e após fechar seus primeiros clientes, a responsabilidade de lidar com dados de empresas é algo muito sério.

É preciso escolher um parceiro de confiança para fornecer a hospedagem, que atenda os requisitos de segurança, suporte e confiabilidade.

Não foque apenas no investimento inicial, coisas simples como suporte em português, atendimento no seu fuso horário e presença nacional são diferenciais importantes. Dessa forma, você pode focar no negócio, enquanto o parceiro garante que a infra-estrutura está sempre disponível.

Estas são algumas ideias que podem ser colocadas em prática por você está que buscando novos horizontes profissionais, existem muitas oportunidades para negócios com software livre, espero que esse conteúdo tenha te ajudado a ver novas possibilidades.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
beneficios atuais do uso de VPN
Continue lendo

5 benefícios atuais do uso de VPN

Streaming, wifi público, privacidade: conheça 5 formas diferentes pelas quais você pode se beneficiar da utilização de uma VPN.