GNOME

Extensão Dash to Dock é liberada para o GNOME 40 depois de 6 meses de seu lançamento

O GNOME é uma interface gráfica bastante moderna e coesa disponível para o mundo Linux, que oferece um visual único para seus usuários.

Embora ele tenha um visual agradável, o GNOME possui suporte a diversas extensões que podem alterar todo seu workflow ou apenas fazer uma pequena mudança para deixar o ambiente desktop ainda mais produtivo.

Uma extensão bastante conhecida e utilizada por diversos usuários é a Dash to Dock que permite customizar a barra de aplicativos da interface e recentemente, ela ganhou suporte ao GNOME 40.

Antes tarde do que mais tarde ainda

O GNOME 40 foi lançado em março deste ano, trazendo como principal mudança a migração da interface para GTK 4 e desde então, os desenvolvedores estavam trabalhando em compatibilizar a extensão Dash to Dock com a nova versão da interface.

Recentemente, Michele Gaio, desenvolvedora da extensão anunciou o lançamento da versão 70 que apresenta o suporte ao GNOME 40, utilizado atualmente no Ubuntu 21.10, Fedora 34 e Pop!_OS 21.10 (que será lançado em breve).

Instalando a Dash to Dock

Instalar a Dash to Dock em seu sistema não é nada complicada, já que ela está disponível através do GNOME Extensions. Vale lembrar que temos um artigo no blog onde ensinamos a como instalar extensões no GNOME.

Caso você esteja utilizando o Ubuntu 21.10 infelizmente ao menos por enquanto, não é possível instalar as extensões do GNOME através do Firefox em Snap enquanto o bug do host de mensagens não for corrigido.

Uma solução é instalar o Firefox através dos repositórios do sistema ou utilizar um navegador baseado em Chromium.

Sem suporte ao GNOME 41 

Vale dizer que ao menos até o momento de escrita deste artigo, a Dash to Dock não está disponível para o GNOME 41 (versão mais recente da interface).

Esperamos que ela seja disponibilizada em breve para que os usuários da nova versão da interface possam ter mais opções para customizar o GNOME.

Você conhece a Dash to Dock? Pretende instalá-la em seu sistema? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    GNOME

    GNOME 46 está mais rápido e inteligente, conheça as principais novidades

    GNOME

    GNOME 46 tem implementação inicial da taxa de atualização variável (VRR)

    VídeoGNOME

    Entenda os planos do GNOME para doação de 1 milhão de euros