gerenciadores de login
Editorial

Gerenciadores de login: GDM, SDDM e muitos outros

Os gerenciadores de login são mais um daqueles termos com os quais as pessoas que estão chegando no mundo das distribuições Linux acabam se confundindo, por nunca terem ouvido falar nisso antes.

Antes de prosseguirmos com o conteúdo desse artigo, é importante que você saiba o que é um ambiente desktop (ou desktop environment). Para isso, confira o vídeo a seguir.

O que são os gerenciadores de login?

Gerenciadores de login são os softwares responsáveis por gerir o login de usuário no sistema operacional. No exemplo abaixo, você está vendo o Fedora Workstation 35 rodando o GDM (GNOME display manager), o gerenciador de login do projeto GNOME.

gdm fedora login

Um gerenciador de login é necessário para que o sistema saiba qual é o usuário que irá utilizar o computador, para evitar que pessoas não autorizadas iniciem o sistema e, em alguns casos, para podermos escolher um ambiente desktop ou um servidor gráfico específico.

Por exemplo, caso você possua um sistema instalado com GNOME e KDE instalados, é através do gerenciador de login que você irá escolher com qual dessas interfaces você irá iniciar o sistema. O mesmo também vale para diferentes servidores gráficos, como Xorg e Wayland.

Os gerenciadores de login mais populares são aplicações com uma interface gráfica, porém, também existem variações desses softwares que rodam, apenas, via linha de comando.

Por que existem vários gerenciadores de login?

Essa é mais uma consequência da liberdade que existe no mundo dos softwares de código aberto. Quando várias pessoas são livres para expressarem as suas ideias através de produtos, é natural que vários produtos similares se originem naturalmente.

Como existem vários ambientes desktop diferentes, cada qual com as suas próprias características técnicas e visuais, também existem gerenciadores de login diferentes para melhor atender estas necessidades de cada ambiente.

A maioria dos gerenciadores de login pode ser utilizado em conjunto com vários ambientes desktop diferentes, embora possam ter sido desenvolvidos, tendo em foco, a melhor integração possível com um ambiente específico.

Os principais gerenciadores de login e a diferença entre eles

O número de gerenciadores de login existentes é muito grande. Porém, falaremos aqui sobre os mais populares do “mundo Linux” na atualidade.

GDM: o gerenciador de login do GNOME

O “GNOME Display Manager” é um dos gerenciadores de login mais utilizados nas distribuições Linux. Atualmente, o software vem instalado por padrão em algumas das distros mais populares do mercado, como o Ubuntu e o Fedora Workstation.

gdm ubuntu login

O GDM consegue trabalhar com o Xorg, o Wayland e todos os principais ambientes desktop do mercado.

SDDM: um simples gerenciador de login em qt

O SDDM (Simple Desktop Display Manager) é um gerenciador de logins desenvolvido em qt, e o mais indicado para sistemas que utilizam o KDE Plasma ou o LXqt como ambiente desktop.

sddm kde plasma login

Um dos pontos fortes do SDDM é o extenso suporte a temas, o que o torna um dos gerenciadores de login mais personalizáveis do mercado. Isso é um ponto forte, já que facilita a vida dos desenvolvedores que desejam deixar a tela de login dos seus sistemas com uma aparência personalizada.

Além disso, o SDDM também suporta os servidores gráficos Xorg e Wayland.

LightDM: um gerenciador de login para vários ambientes desktop

Ao contrário de alguns gerenciadores de login, o LightDM não é focado em algum ambiente desktop específico. O objetivo do LightDM é, justamente, oferecer o melhor suporte possível a todas as interfaces gráficas mais populares.

lightdm xfce login

O LightDM também é popular por ser extremamente leve sendo frequentemente utilizado em conjunto com o ambiente desktop XFCE

Além de leve, o LightDM também é bastante poderoso, já que suporta diferentes servidores gráficos, como o Xorg, o Wayland e o Mir. Além de suportar a funcionalidade de logins remotos através da rede.

XDM: o mais simples possível

O XDM (X display manager) é o gerenciador de login padrão do servidor gráfico Xorg (ou X Windows System).

gerenciadores de login

A primeira versão do XDM foi lançada em 1988 e a simplicidade do mesmo faz com que muitos desenvolvedores de distros Linux escolham alguma alternativa mais completa para os seus sistemas.

Outros gerenciadores de login

Além dos gerenciadores de login mencionados até então, que são alguns dos mais populares, existem também outros que valem ser mencionados, como:

  • CDM: um gerenciador de login via linha de comando focado em ser minimalista, porém, poderoso. O CDM é escrito em bash, possui muito poucas dependências e é compatível com qualquer um dos ambientes desktop mais populares do mundo Linux;
  • nodm: um gerenciador de login para quem deseja automação. O nodm é focado em iniciar seções dos mais variados ambientes desktop sem a necessidade de intervenção do usuário. Embora seja focado em sistemas mobile, o nodm também pode ser utilizado em ambientes desktop;
  • tbsm: inspirado em outros gerenciadores de login, como o CDM, o TDM e o Krunner, o tbsm não possui dependências e consegue iniciar tanto ambientes desktop quanto aplicações;
  • LXDM: um gerenciador de login que foi criado para o ambiente desktop LXDE, porém, perdeu popularidade após o LXqt ter sido lançado, substituindo o LXDE em diversas distros, inclusive, o popular Lubuntu.

Vale a pena trocar o gerenciador de login do meu sistema?

Após conhecer um pouco mais sobre cada um dos gerenciadores de login mencionados acima, talvez você esteja se perguntando se vale a pena substituir aquele que vem instalado, por padrão, na sua distro.

Quanto se trata deste tipo de software, a nossa recomendação é para que você nunca mexa em “time que está ganhando”. Se você não está passando por algum problema relacionado ao seu gerenciador de login, então, é porque você, provavelmente, não precisa substituí-lo.

Caso você esteja passando por algum problema, por exemplo, durante a inicialização do seu sistema, é recomendável que, primeiro, você pesquise se o que está causando este problema é o gerenciador de login. Essa pesquisa pode ser feita, por exemplo, criando um tópico sobre o assunto no nosso fórum.

Substituir o gerenciador de login por causa da aparência

Outra possibilidade é que você queira instalar, por exemplo, o SDDM, porque ele possui um tema específico que você gosta muito. Nesse caso, tenha em mente que qualquer passo incorreto na hora de substituir o gerenciador de login pode fazer com que o seu sistema não inicialize mais.

Nesse caso, faça backup dos seus arquivos, e, se vale ou não a pena correr esse risco, a decisão é sua.

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!