Notícias

XFCE 4.16: a sua próxima interface gráfica?

O XFCE é uma interface bastante conhecida e amada por vários usuários Linux. Com a proposta de ser leve, a interface também é bastante customizável.

Pouco mais de um ano após o lançamento da versão 4.14, que foi um dos maiores lançamentos da interface, o desenvolvimento do XFCE 4.16 está progredindo bem e já possui sua primeira versão de pré-lançamento.

A nova versão do projeto traz novidades que alguns usuários do XFCE irão gostar, e quem sabe usuários de outras interfaces não resolvam dar uma chance para o XFCE após ler esse post?

Mas chega de conversa, prepare sua bebida favorita e vamos conferir as principais novidades da versão 4.16 do XFCE!

Melhorias no Painel do XFCE

O painel do XFCE é o local onde o usuário tem as maiores interações com o sistema. Na versão 4.16, ele recebeu algumas novidades que o tornam ainda melhor. Vamos conferir algumas das melhorias incluídas no painel do XFCE.

Suporte a Dark Mode

O painel do XFCE agora suporta temas escuros por padrão, esse recurso já era esperado por alguns usuários da interface. Que agora não precisam alterar cor do painel de forma manual, ou instalar temas escuros no sistema inteiro para alterar o tema do painel,

Para ativar o dark mode, basta abrir as configurações do painel e ativar a função na guia aparência. Lembre-se que o tema que será utilizado deve ter suporte ao modo escuro, caso contrário, o painel continuará utilizando o tema claro.

001 panel dark

Animação de ocultação do painel

Além do modo escuro, outra adição feita no painel do XFCE que o deixa bastante elegante, é uma animação para quando o usuário oculta automaticamente o painel. Essa função dá um toque final e deixa o recurso um pouco menos confuso para os usuários, que até então, viam o painel sumir “do nada”.

002 autohide

Embora essa animação venha habilitada por padrão, para utilizá-la você deverá definir o comportamento de ocultação automática como sempre, na aba de “exibição” nas preferências do painel.

Novas opções no gerenciador de aplicativos

O gerenciador de aplicativos do painel do XFCE agora possui a opção de criar uma nova instância no menu de contexto do botão direito. Esse recurso é bastante útil para abrir uma nova janela do terminal ou do navegador, por exemplo.

nova instancia

Novo plugin para para Tray do sistema

Outra adição desta versão, foi um novo plugin chamado de “Status Tray”. Esse plugin promete melhorar ainda mais a tray do sistema em distribuições que utilizem o XFCE.

008 tray

Este plugin, é uma junção entre a antiga tray do sistema e o notificador de status, e irá facilitar ainda mais a vida de vários usuários que passarão a encontrar  as configurações de ambos plugins em um único local.

Configurações do XFCE 4.16

Dentre as novidades oferecidas nessa versão do XFCE, temos mais opções de configuração, além de melhorias em algumas funções já existentes. Vamos conferir algumas novidades oferecidas pela equipe.

Escala fracionada

Um recurso bastante pedido pelos usuários da interface é o suporte a escala fracionada. Ele foi implementado nas configurações do sistema do XFCE 4.16 e usa o utilitário de configuração XRandr.

003 display

A escala fracionada do XFCE traz três opções predefinidas: 1x(padrão), 1.5x e 2x. Porém, caso alguma delas não seja a ideal para você, basta usar a entrada “custom” para definir sua própria escala.

Nova caixa de diálogo para aplicativos padrão

A caixa de diálogo para seleção de aplicativos padrão, é uma mesclagem das configurações MIME e aplicativos preferidos que tínhamos na versão 4.14.

Além de ficar bastante simplista, é bem funcional já que as funções estão em um lugar só, evitando que o usuário dê voltas entre as configurações.

007 mime

Opção de luz noturna

Passamos muito tempo do nosso dia no computador, e a luz azul emitida pode cansar nossos olhos (principalmente a noite). Para resolver esse problema, vários sistemas implementaram o recurso de luz noturna, que aplica um filtro vermelho e diminui a luz azul que é emitida em nossos olhos.

A versão 4.16 do XFCE adiciona um recurso de luz noturna que pode ser encontrado no gerenciador de energia em configurações. Ele funciona como o Redshift e torna a utilização do computador mais agradável aos olhos.

O novo design do XFCE 4.16

Uma área que também ganhou destaque no XFCE 4.16 foi o design do sistema. Mesmo sendo uma interface simplista e leve, o design conta e muito na hora do julgamento por novos usuários.

Dentre todas as melhorias de design da nova versão do XFC, podemos destacar:

Novo tema de ícones

Acho que de todas as novidades referentes ao design do XFCE, esta é a mais marcante, já que o XFCE terá um tema de ícones moderno após vários anos. Esse tema foi feito para oferecer uma identidade visual a interface, fazendo com que seja reconhecida facilmente entre os ambientes desktop.

004 tema

O novo tema traz um estilo que me lembra bastante o tema do POP!_OS, e de longe é uma das melhores adições da interface. Vale lembrar que os novos ícones seguem o padrão de nomenclatura do Free Desktop.

Suporte a Client-Side Decorations

A versão 4.16 do XFCE traz outra função bastante pedida pelos usuários, o suporte a Client-Side Decorations (CSD), que faz com que os aplicativos utilizem suas próprias decorações de janela.

As Client-Side Decorations são bastante conhecidas por serem eficientes quando se trata de espaço, e se integram melhor ao conteúdo da janela do aplicativo utilizado. Esta versão, vem com suporte inicial para CSD em todas as caixas de diálogo e janelas de configurações.

Nova caixa de diálogo “Sobre o XFCE”

A caixa de diálogo “sobre o XFCE” recebeu uma reformulação, e agora pode mostrar informações básicas do sistema por padrão, graças a adição da biblioteca libgtop que pode buscar dados específicos do sistema como CPU e uso de memória.

006 About2

Além disso, a caixa de diálogo está bem mais bonita e grande parte dessa conquista se deve aos novos ícones do projeto, que deram uma modernizada em algo que era considerado “feio”.

005 about

Dentre todas as novidades apresentadas, qual a sua favorita? Será que agora é a hora de dar uma chance ao XFCE? Deixe pra gente nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

    Notícias

    NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

    Notícias

    Godot quer começar a embarcar em aplicativos