O Arch User Repository (AUR) ou, em uma tradução livre, Repositório de Usuário do Arch se trata de um repositório não oficial dirigido pela comunidade para usuários do Arch acharem pacotes que, por um motivo ou outro, não poderiam ser imediatamente integrados nos repositórios oficiais.
Entenda o funcionamento do AUR e como ele é uma poderosa ferramenta à serviço da comunidade Arch Linux.
Sobre o Arch User Repository (AUR)
O AUR foi criado com o intuito de organizar, compartilhar novos pacotes da comunidade e ajudar a acelerar a inclusão dos pacotes populares no repositório community, um bom número de novos pacotes que entram para os repositórios oficiais iniciam no AUR.
No Arch User Repository, os usuários conseguem contribuir com seus próprios pacotes (PKGBUILD e arquivos relacionados).
A comunidade pode votar a favor dos pacotes do AUR que funcionam como o esperado. Se um determinado pacote se tornar popular o bastante, ou seja, receber votos positivos o suficiente (desde que tenha uma licença compatível e uma boa técnica de empacotamento) ele pode ser colocado no repositório community, diretamente acessível pelo pacman ou Arch Build System(ABS).

Uma breve história do AUR
No começo, havia o ftp://ftp.archlinux.org/incoming e os usuários contribuíam simplesmente enviando o PKGBUILD, os arquivos suplementares e o próprio pacote construído para o servidor.
Um pouco mais tarde nasceram os Trusted User Repositories, onde certos indivíduos na comunidade foram habilitados a hospedar seus próprios repositórios para qualquer um usar. O AUR expandiu nesta base, com o objetivo de ser mais flexível e usável. Na verdade, os mantenedores do AUR ainda são referidos como TUs (Trusted Users).
Entre junho e agosto do ano de 2015, o AUR mudou da versão 3.5.1 para 4.0.0, introduzindo o uso de repositórios Git para publicação dos PKGBUILDs. Os pacotes existentes foram descartados, a menos que migrados manualmente para a nova infraestrutura por seus mantenedores.
O arquivo do AUR no GitHub possui um repositório para cada pacote que estava no AUR 3 durante a migração para o AUR 4 em agosto de 2015. Alternativamente, há o repositório aur3-mirror que fornece o mesmo conteúdo.
Como instalar e atualizar pacotes do AUR
Instalar um pacote do AUR é bastante simples, utilizaremos a versão AUR do Spotify como exemplo. É sempre importante ressaltarmos que o AUR não possui suporte oficial, por isso, qualquer uso dos arquivos fornecidos está por sua própria conta e risco.

Pré-requisitos para usar o AUR no Arch Linux
Antes de prosseguir com a instalação do pacote, certifique-se de que as ferramentas necessárias estão instaladas, você precisará instalar todo o grupo base-devel, que incluem o make e outras ferramentas necessárias para a compilação do código-fonte.
Caso você ainda não tenha instalado o base-devel, instale com o comando:
sudo pacman -S base-devel --needed
Utilize a opção –needed ao instalar o grupo base-devel para ignorar pacotes que você já tenha instalado, em vez de reinstalá-los.
Instalando pacotes do AUR
1 – Acesse o site o oficial do do Arch Linux e no menu de navegação na barra superior clique em “AUR”:

2 – Feito isso, procure pelo nome do pacote que você deseja instalar na barra de pesquisas logo abaixo e tecle “ENTER”:

3 – Na lista que surgirá, clique sobre o nome do pacote que você deseja instalar:

4 – Na página de detalhes, você pode observar a popularidade do pacote:

5 – Ainda na página de detalhes do pacote, clique em “Download snapshot” no canto direito:

6 – Após efetuar o download, navegue até o diretório onde você baixou o pacote (diretório Downloads no caso do nosso tutorial):
cd Downloads

7 – Descompacte o pacote com o comando:
tar -xvf nomedopacote.tar.gz

8 – Após descompactar o pacote, navegue até o diretório descompactado. Lá você encontrará o PKGBUILD e outros arquivos importantes:

9 – Certifique-se de que o PKGBUILD e os arquivos que o acompanham não são maliciosos ou duvidosos. O PKGBUILD é um arquivo de texto como qualquer outro, podendo ser aberto com qualquer editor de texto ou através do comando “CAT”.

No diretório que está o PKGBUILD rode o comando:
cat PKGBUILD
10 – Prontinho! O PKGBUILD estará aberto para você poder ler detalhe por detalhe. Para isso, é importante que você tenha conhecimento em shell script:

11 – Após conferir tudo certinho, ainda no diretório onde os arquivos foram salvos, rode o comando:
makepkg -si
Este comando irá baixar o código, resolver as dependências com o pacman, compilá-lo, empacotá-lo e instalar o pacote no seu sistema:

Caso você esteja seguindo literalmente o nosso passo a passo e também esteja instalando o Spotify, você pode ter problemas com a chave GPG. Para solucionar, rode o comando:
curl -sS https://download.spotify.com/debian/pubkey_5E3C45D7B312C643.gpg | gpg --import -
Feito isso, rode o comando makepkg -si novamente.
12 – Tudo certo. O pacote do AUR já estará instalado no seu sistema:

Atualizando pacotes do AUR
Não há suporte oficial aos pacotes do AUR, então qualquer pacote que você instalar é sua responsabilidade atualizar, e não do pacman. Se o pacote nos repositórios oficiais são atualizados, você precisa recompilar quaisquer pacotes do AUR que dependem daquelas bibliotecas.
Sendo assim, para atualizar pacotes do AUR, basta seguir o passo a passo:
1 – Primeiro instale o git com o comando:
sudo pacman -S git
2 – No diretório contendo o PKGBUILD do pacote, você deve atualizar os arquivos usando o comando:
git pull
3 – Por fim, para atualizar o pacote, rode o comando:
makepkg -si
4 – Prontinho! O seu pacote já estará devidamente atualizado.
Um pouco sobre AUR Helpers
Agora que você já sabe como instalar e atualizar pacotes do AUR manualmente, saiba que existem automatizadores que podem auxiliar você nesta empreitada, são os chamados AUR Helpers.
Os AUR Helpers são auxiliares do AUR que automatizam certos usos do Arch User Repository. Em particular, eles podem automatizar as seguintes tarefas:
- Pesquisa por pacotes publicados no AUR;
- Resolução de dependências entre pacotes do AUR;
- Obtenção e compilação de pacotes do AUR;
- Obtenção de conteúdo web, tal como comentários de usuários;
- Envio de pacotes do AUR.
O gerenciador de pacotes pacman só lida com atualizações para pacotes pré-compilados em seus repositórios. Pacotes do AUR são redistribuídos na forma de PKGBUILDs e precisam de um auxiliar do AUR para automatizar o processo de recompilação.
No entanto, lembre-se de que uma recompilação de um pacote pode ser necessária quando as suas dependências de bibliotecas compartilhadas forem atualizadas, e não apenas o pacote em si é atualizado.
Vale ressaltar que AUR Helpers não possuem suporte oficial. Por isso, é importante que você se familiarize com o processo manual de compilação para estar preparado para diagnosticar e resolver problemas.
Para conhecer as opções de AUR Helpers disponíveis e se aprofundar mais no funcionamento deles, você pode acessar a página dedicada a AUR Helpers na wiki do Arch Linux.
Podemos conferir que AUR (Arch User Repository) é um repositório não oficial com um conjunto de pacotes gigantesco que certamente ajudará e muito na sua jornada com o Arch Linux e distribuições derivadas.
Para se aprofundar ainda mais no conceito de AUR, você pode, é claro, acessar a página dedicada ao AUR na wiki do Arch Linux.
E você aí, quais pacotes do AUR você tem instalados no seu sistema operacional?
Um abraço, amigos.
Até a próxima.