fedora 37
Tecnologia

Fedora 37 pode remover compatibilidade com o modo Legado das BIOS

O Fedora 36 ainda nem foi lançado oficialmente, estando previsto para final deste mês. Mas, já temos novidades relacionadas ao lançamento do Fedora 37, que está previsto para o final deste ano

Os desenvolvedores do sistema operacional estão analisando a opção de remover o suporte a BIOS Legada e tornando o UEFI um requisito no hardware para poder instalar esta distribuição Linux.

Esta perda de suporte se dará apenas para as instalações novas, a partir do Fedora 37, para aqueles que já utilizam o sistema em outras versões, com um hardware com BIOS legadas continuarão com o suporte e poderão realizar atualizações de sistema operacional.

Possivelmente os planos dos desenvolvedores do Fedora é trabalhar para remover completamente o suporte de BIOS Legadas.

Motivos para o Fedora 37 perder esta compatibilidade

Evidentemente existem motivos técnicos para esta decisão dos desenvolvedores do Fedora 37 retirarem esta compatibilidade, um deles é a impossibilidade de desenvolver um recurso de sistema igual para BIOS legadas e para UEFI, podemos imaginar o tamanho da demanda se fosse necessário fazer isso para todos os recursos do sistema.

Outro motivo são decisões dos engenheiros do projeto em relação sobre o custo de manutenção ao suporte destes hardwares com BIOS Legadas.

A segurança é sem dúvida um dos outros motivos para esta mudança. Os sistemas UEFI são considerados melhores neste quesito. Seguem alguns recursos que o UEFI tem e não estão presentes em BIOS Legada:

  • Firmware padronizado;
  • Suporte para TPMs seguros e modernos;
  • Proteção do SO a partir de firmware;
  • Suporte à inicialização HTTP(S), amplamente compartilhado e de código aberto;

Comunidade dividida em relação ao assunto

A comunidade está dividida em relação a esta decisão, muitos estão dizendo “Finalmente!”, pois o modo de BIOS Legada causa muitos problemas na hora de realizar a instalação do Fedora utilizando o famoso “Dual Boot¨.

Outros pensam que negligenciar qualquer forma de tecnologia não é avançar com um projeto.

E você, acha acertada esta decisão do projeto Fedora? O que você pensa a respeito deste assunto? Compartilhe conosco.

Agradeço sua leitura. Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
62 postagens

Sobre o autor
Sou Lucas. Tenho tecnologia correndo nas veias (literalmente); meu pai já trabalhava com tecnologia quando nasci! Minha jornada profissional nessa área se iniciou em 2001 efetivamente. Amo Linux no Desktop, Deus, minha família e conversar, se quiser, só chegar!
Artigos
Postagens relacionadas
VídeoTecnologia

Testamos o Fifine AM8, um microfone com bom custo-benefício

TecnologiaVídeo

Por que todo mundo está migrando para Linux?

TecnologiaVídeo

Tem um homelab? Conheça os servidores e softwares que utilizamos!