Novidades do Ubuntu 22 04
Notícias

Novidades do Ubuntu 22.04

Recentemente, foram anunciadas diversas novidades para o Ubuntu 22.04, incluindo informações sobre a versão do kernel escolhida para o lançamento da LTS (Long Term Suport/Suporte de Longo Tempo), o caminho que os desenvolvedores irão tomar em relação à implementação do GNOME 41 e mais.

Um caminho “acidentado” para o Ubuntu 22.04 LTS

Ainda faltam alguns meses para o lançamento do Ubuntu 22.04 e a nova LTS já está dando o que falar.

Pouco tempo atrás falamos sobre alguns problemas que a migração do GNOME Shell para a libadwaita está causando no tema Yaru, além das complicações que podem fazer que a próxima versão do Ubuntu não seja capaz de realizar dual boot por padrão.

Como se não fossem problemas o suficiente, instabilidades em potencial tornarão inviável para o Ubuntu trazer todo o porte para GTK4 que foi feito pelo GNOME.

Dificuldades na implementação do GTK4

Segundo o que foi revelado pelos desenvolvedores, atualmente, a Canonical está trabalhando em portar o GNOME 41 para poder ser implementado no Ubuntu 22.04. Uma vez que essa etapa do desenvolvimento esteja completa, a equipe começará a trabalhar para trazer a versão 42 do ambiente desktop.

ubuntu 22.04 lts
“Daily build” do Ubuntu 22.04 LTS.

Porém, esse porte não será feito integralmente, já que a empresa optou por uma abordagem mais conservadora em relação às aplicações que usam o GTK4. Isso aconteceu porque os desenvolvedores acreditam que não houve tempo o suficiente para testar e garantir a estabilidade desses softwares.

Os problemas não param por aí, já que as aplicações principais do ambiente GNOME estão sendo portadas para a biblioteca “libadwaita” que, atualmente, não suporta alterações nos temas e cores dos aplicativos. O que torna a aplicação do “Yaru”, o tema padrão do Ubuntu, muito mais complicada.

As boas novas do Ubuntu 22.04

Felizmente, nem “tudo” são más notícias. A nova funcionalidade de “ativar/desativar” o “modo escuro” que está sendo trazida pelo GNOME também será implementada no Ubuntu 22.04 LTS, e, deverá ser adaptada para que funcione com as aplicações que a Canonical irá manter em GTK3.

Além disso, a equipe garantiu que irá atualizar para as versões mais recentes todas as aplicações que utilizam GTK3.

Por fim, a Canonical está trabalhando em solucionar os problemas de compatibilidade envolvendo a “libadwaita” e, assim que resolvido, atualizações contendo as aplicações em GTK4 deverão ser liberadas mesmo após o lançamento da nova LTS.

A melhor versão do kernel Linux para o Ubuntu 22.04 LTS

O kernel Linux 5.15 foi a versão escolhida para o lançamento do Ubuntu 22.04 LTS. Alguns podem pensar que a equipe poderia ter escolhido uma versão mais recente, porém, alguns fatores importantes foram os responsáveis para que os desenvolvedores tomassem essa decisão.

O primeiro fator é que, assim como a nova versão do Ubuntu, o Kernel Linux 5.15 também é uma LTS.

Além disso, essa versão contém algumas das principais implementações dos últimos tempos, como o suporte melhorado para o sistema de arquivos NTFS, melhorias para o EXT4 e versões de drivers que ainda serão consideradas “recentes” na data de lançamento do Ubuntu 22.04.

Mesmo assim, a nova versão do Ubuntu não ficará com a versão 5.15 do kernel por muito tempo, já que os planos são de implementar o Linux 5.17, em uma atualização, após o lançamento do sistema.

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!