Navegar na internet se tornou algo trivial em nossas vidas há alguns anos, hoje em dia, tudo pode ser realizado através da internet, desde editar um simples documento, criar uma imagem ou quem sabe se divertir com algum jogo.

Para realizar estas funções, utilizar um bom navegador de internet é bastante recomendado e atualmente, existem tantas opções que é possível até mesmo realizar um hopping de navegadores.

No artigo de hoje, vamos falar sobre 5 navegadores web disponíveis para Linux que irão elevar a sua navegação a outro patamar.

Chrome, uma solução Google

Desenvolvido pela Google, o Chrome é um navegador de internet que dispensa apresentações, uma das principais escolhas de diversos usuários ao redor do mundo, tanto para uso em computadores, quanto em smartphones.

image 2

Totalmente integrado aos aplicativos desenvolvidos pela Google, o Chrome é bem mais que um simples navegador de internet, tanto que se tornou a base de um dos sistemas operacionais em ascendência no mercado, o Chrome OS.

Dentre os principais atrativos do Chrome, temos sua sincronização que permite aos usuários continuar sua navegação exatamente do ponto onde parou, independente do dispositivo que esteja sendo utilizado.

O software é multiplataforma e está disponível para Windows, Linux e macOS através de seu site oficial, além de possuir versões para Android e iOS que podem ser encontradas em suas lojas de aplicativos.

Mozilla Firefox, o queridinho dos usuários de Linux

O segundo navegador que compõe nossa lista já é um conhecido da comunidade há anos, vindo incluso em dezenas de distribuições Linux, estamos falando do Mozilla Firefox.

Embora atualmente ele não seja a primeira opção de vários usuários, o Firefox já teve seus anos de ouro e ainda continua competente quando o assunto é auxiliar os usuários a navegar na internet.

image 1

Ele é um dos poucos navegadores disponíveis no mercado que não utiliza o motor Chromium, além de ser cada vez mais focado na privacidade de seus usuários, um ponto positivo para quem quer navegar na internet sem a sensação de que está sendo vigiado.

Caso você queira dar uma chance ao Mozilla Firefox, basta realizar o download de sua versão para Windows, Linux ou macOS em seu site oficial. Vale dizer que ele possui versões para Android e iOS que podem ser encontradas nas lojas de aplicativos do sistema.

Microsoft Edge, a nova geração do Internet Explorer

Desenvolvido pela Microsoft para continuar o legado do bom e velho Internet Explorer, o Microsoft Edge é um navegador que caiu as graças do público após passar a utilizar o motor Chromium e ser disponibilizado para os principais sistemas operacionais, deixando de ser exclusividade do Windows 10.

No ano passado, ele chegou a ser lançado de forma oficial para Linux, fazendo com que vários pinguins dessem uma chance a esse navegador e até mesmo migrassem de vez para ele.

image

Ele possui a maioria das funções existentes do Google Chrome, porém, oferece um visual um pouco diferente e não utiliza do ecossistema Google, mas as soluções da Microsoft, como o mecanismo de pesquisa Bing e as notícias da MSN em sua página inicial.

Você pode utilizar o Microsoft Edge no Windows, macOS e Linux realizando o download através do site oficial, além de utilizá-lo em seu dispositivo Android ou iOS instalando o aplicativo através da loja de aplicativos.

Vivaldi, um navegador web para quem ama customização

Se você gosta de customizar tudo o que está disponível em seu sistema operacional, o navegador Vivaldi com certeza é uma das melhores opções de navegação na internet que você poderá utilizar.

Ele é um navegador repleto de recursos que permite ao usuário criar temas personalizados, empilhar abas, modificar o layout do aplicativo e muito mais, para que você o deixe com a sua cara.

image 2

Além disso, é possível criar uma “Vivaldi Account” para sincronizar seus favoritos e configurações, evitando que você perca tempo reconfigurando o seu navegador a cada nova instalação.

O Vivaldi é um navegador multiplataforma e está disponível para Windows, Linux e macOS através de seu site oficial, além de possuir uma versão para Android que pode ser baixada pela Google Play.

GNOME Web, o projeto com um futuro promissor

Um navegador de internet que vêm ganhando destaque é o GNOME Web, também conhecido por alguns usuários como Epiphany.

Como o próprio nome sugere, o navegador é desenvolvido pela comunidade GNOME, desejando ser uma alternativa open source segura e moderna, oferecendo um visual agradável, seguindo as diretrizes do projeto GNOME.

image 1

Vale dizer que o navegador está começando a dar ganhar notoriedade e existem diversas páginas da Web que ainda não funcionam de forma perfeita nele, porém, as próximas versões prometem diversas melhorias.

Você pode utilizar o GNOME Web em sua distribuição Linux favorita através da tecnologia Flatpak, ele está disponível no repositório do Flathub.

Você conhece algum destes navegadores? Qual é o seu favorito? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Spot o app do Spotify para Linux
Continue lendo

Spot o app do Spotify para Linux

O Spot é um cliente Spotify desenvolvido pela comunidade Linux que oferece aos usuários uma interface simples para ouvir suas músicas favoritas.
Como instalar o AnyDesk no Linux
Continue lendo

Como instalar o AnyDesk no Linux

O AnyDesk é um poderoso software de assistência remota, muito utilizado em empresas. Aprenda como instalar o AnyDesk no Linux.