reviews

Review: Edifier W800BT Plus, o melhor headphone bluetooth “custo x benefício”

Por muitos anos eu preferi a inconveniência dos cabos do que arriscar ficar sem poder utilizar um produto, seja mouse ou headset, no momento em que mais preciso por faltar bateria. Principalmente porque eu sou ótimo em esquecer de recarregar os meus dispositivos.

Porém, após ter assistido várias análises destacando o bom preço e qualidades, como o áudio cristalino e a duração da bateria, decidi dar uma chance para este tipo de produto.

Após utilizar o equipamento por alguns meses, decidi escrever para vocês sobre a minha experiência com o produto enquanto curto um Megadeth no Edifier W800BT Plus. 😄🤘🎜

Conteúdo da caixa

O Edifier W800BT Plus vem muito bem embalado, a caixa é bonita e o equipamento vem bem protegido dentro dela. A primeira coisa que podemos ver é uma embalagem branca com uma imagem do produto, logotipo da marca, nome do modelo e etc. Porém, esta é apenas uma capa para a verdadeira caixa.

edifier w800bt plus package

Ao removermos essa capa vemos que a verdadeira caixa que embala o equipamento é cinza e possui um design bastante minimalista, contendo apenas o logo da Edifier no centro.

edifier w800bt plus

Dentro da caixa, além da tradicional estrutura de proteção em plástico, encontramos os seguintes itens:

  • Headphone Edifier W800BT Plus;
  • Cabo USB/USB-C de 50cm;
  • Cabo P2/P2 de 1,35m;
  • Cartilha com avisos de segurança;
  • Manual de instruções.

Design e conforto

Beleza é subjetivo, porém, nesse quesito, o Edifier W800BT Plus é bem do “jeitinho” que eu gosto.

O fone é todo construído em plástico semi fosco. O modelo que eu comprei não é 100% fosco, mas também não é “black piano”. E está disponível nas cores branco, preto e vermelho.

edifier w800bt+

Sem muitas luzes e botões, o W800BT Plus provavelmente não irá agradar quem procura um design “gamer”, mas sim quem gosta de um visual um pouco mais minimalista.

edifier w800bt plus

Em relação ao conforto, o produto é bastante leve e possui almofadas macias, revestidas com napa, que “pegam” ao redor das orelhas e não em cima delas. Utilizei o dispositivo continuamente por cerca de 4 horas e não tive nenhuma sensação de dor ou desconforto.

Aspectos técnicos do Edifier W800BT Plus

Qualidade de som

Quando falamos em especificações técnicas de um headphone, uma das primeiras coisas que chama nossa atenção é a qualidade do som.

O W800BT Plus possui um recurso chamado de “equalização em V”. Isso significa que o produto possui tons graves e agudos bem proeminentes, enquanto os médios são um pouco mais discretos.

O áudio é bastante limpo e é extremamente fácil identificar desde sons mais agudos, como guitarras e pratos de bateria, até aqueles mais graves, como bumbos e contrabaixo. Mesmo em canções mais complexas, o áudio é cristalino, sendo possível identificar o som de cada um dos instrumentos.

Existe delay ao jogar e assistir vídeos?

Primeiramente, é importante esclarecer que eu não pude testar o W800BT Plus na sua capacidade máxima, visto que o mesmo suporta Bluetooth 5.1, e, tanto o meu smartphone quanto o adaptador bluetooth que eu utilizo no PC ainda estão na versão 5.0 da tecnologia.

Mesmo assim, tanto ao assistir vídeos no YouTube, quanto ao ver filmes, séries e jogar no PC, não fui capaz de identificar qualquer delay em relação a imagem.

Todavia, é válido destacar que eu não jogo jogos competitivos, apenas games single player como GTA, Red Dead Redemption II, Mass Effect, Resident Evil, entre outros.

Um ponto não tão positivo

Um ponto negativo em relação a qualidade de som é que os agudos parecem estar um pouco mais altos do que deveriam, de forma que em algumas músicas, dependendo do volume, o som pode se tornar um pouco estridente, forçando o usuário a baixar o volume em um ou dois níveis.

Porém, pessoas têm sensibilidades diferentes a tons agudos, de forma que esse problema, provavelmente, não irá afetar a todos.

Especificações técnicas

Para os “nerds” de plantão, confira as especificações técnicas do Edifier W800BT Plus:

  • Versão do bluetooth: 5.1;
  • Perfil do bluetooth: A2DP, AVRCP e HFP;
  • Distância efetiva: 10m;
  • Decodificação de áudio: Qualcomm aptX, SBC;
  • Horas de reprodução: aproximadamente 55 horas;
  • Entrada: 5V, 1A;
  • Resposta de frequência: 20Hz ~ 20KHz;
  • Nível de pressão sonora: 93±3dB SPL (A);
  • Impedância: 32Ω.

Praticidade e conveniência

Duração da bateria e tempo de carregamento

A duração da bateria é, sem dúvida, a especificação que mais me atraiu neste modelo, o W800BT Plus pode ser utilizado por até 55 horas contínuas sem ser carregado. Realmente incrível, especialmente considerando o custo do equipamento.

Além disso, a Edifier afirma na página oficial do modelo que ele pode ser carregado em apenas 3 horas. Porém, nos meus testes foram necessárias apenas 2:15h para atingir a carga completa através da conexão USB do meu computador.

Nunca fique sem

O Edifier W800BT Plus vem acompanhado de um cabo P2. Este cabo pode ser conectado na parte de baixo da concha esquerda do headphone e mesmo que você consuma todas as 55 horas de duração da bateria, ainda poderá utilizar o produto pelo tempo que desejar.

Conexão bluetooth multiponto

Segundo a fabricante, o W800BT Plus pode ser conectado de forma simultânea com até 2 dispositivos.

Por exemplo, você pode ouvir música no seu computador e atender uma chamada no seu smartphone sem tirar o headphone da sua cabeça.

Microfone com redução de eco e ruído “Qualcomm cVc”

Falando em atender chamadas, o headphone vem equipado com um microfone “built in” que conta com a tecnologia de redução de eco e ruído “cVc” (clear voice capture) da Qualcomm.

Segundo os meus testes, o microfone funciona muito bem para chamadas, especialmente em locais com ruído de trânsito, sendo onde a tecnologia “cVc” se sai melhor.

Amostra de áudio gravada com o microfone do Edifier W800BT Plus.

Porém, conforme você pode ver na amostra de áudio acima, o microfone não é uma boa opção para criação de conteúdos como vídeos e podcasts. Isso não é realmente um defeito, já que sua proposta é ser utilizado apenas para chamadas.

Botões e conexão USB tipo C

O Edifier W800BT Plus conta com apenas 3 botões multifuncionais. O botão principal, que está presente na lateral da concha direita pode ser utilizado para as seguintes funcionalidades:

  • Ligar o dispositivo: ao ser pressionado por cerca de 5 segundos ou até piscar a luz azul;
  • Desligar o dispositivo: ao ser pressionado por cerca de 5 segundos, ou até piscar a luz vermelha;
  • Ativar o modo de pareamento: ao ser pressionado por cerca de 7 segundos, ou até a luz ficar piscando entre azul e vermelho;
  • Pausar ou resumir a música: ao pressionar brevemente o botão;

Também temos os botões de “+” e “-”, que podem ser utilizados para as seguintes funcionalidades:

  • Aumentar o volume: pressionar, brevemente, o botão de “+”;
  • Diminuir o volume: pressionar, brevemente, o botão de “-”;
  • Avançar a faixa: ao pressionar por cerca de 3 segundos o botão de “+”;
  • Retroceder a faixa: ao pressionar por cerca de 3 segundos o botão de “-”.

Muitos fabricantes ainda insistem em construir os seus dispositivos com conexões do tipo “Micro USB”. Porém, felizmente, a Edifier fez questão que o seu produto fosse lançado com conexão USB tipo C, que é, sem dúvidas, a melhor escolha para a atualidade. 

Aplicativo para Android e iOS

O Edifier W800BT Plus ainda é compatível com o “Edifier Connect App” para Android e iOS, que é legal, mas não é “grande coisa”.

edifier connect app

Através do app você tem acesso aos controles de reprodução da música, mesmo que você esteja utilizando o Spotify ou outro player. Além disso, também é possível ver o nível de bateria, acessar a loja da Edifier e escolher entre quatro equalizações diferentes, sendo elas:

  • Classics (equalização padrão do fone);
  • Pop;
  • Classical;
  • Rock.

Uma vez escolhido um perfil de equalização, ele permanecerá ativo no dispositivo mesmo após ele ser desconectado do seu smartphone.

Onde comprar o Edifier W800BT Plus com segurança?

O produto pode ser encontrado na faixa de R$289,00 na loja oficial da Edifier no Brasil, ou por R$249,00 através do nosso link de afiliados da Amazon (que foi por onde eu adquiri o meu).

Lembrando que, os preços mencionados são do momento em que este artigo está sendo escrito (05/01/2022) e podem sofrer alterações.

Valeu a pena comprar o Edifier W800BT Plus?

É claro que existem modelos muito superiores ao W800BT Plus, até mesmo da própria Edifier, porém, nesta faixa de preço, acredito que seja uma das melhores opções disponíveis no mercado atualmente.

Apesar de não ser perfeito, gostei muito da minha aquisição e, certamente, é um produto que entrou para a minha lista de “recomendados”.

Você já conhecia o Edifier W800BT Plus, ou sabe de algum outro produto, da mesma faixa de preço, que seja tão bom quanto? Conte para nós nos comentários abaixo!

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!