Notícias

Vivaldi chega em sua versão 5.0 com ainda mais opções de customização de temas

Como o seu próprio nome já sugere, o Vivaldi é um navegador que sempre se destacou por possuir um “quê” artístico. Uma aplicação bastante customizável que a cada nova versão busca inovar, tanto em visual quanto em funcionalidades. Além disso, um dos principais objetivos do projeto sempre foi ser um software que respeita a sua privacidade.

A versão 5.0 do Vivaldi está chegando com novidades em todos esses, que sempre foram os diferenciais do software.

O novo editor de temas do Vivaldi

Conforme já abordamos em maior profundidade aqui no blog Diolinux, o Vivaldi permite que você crie o seu próprio tema, edite qualquer um daqueles que já vêm instalados com o navegador, ou, até mesmo, agende um horário para que um tema seja aplicado automaticamente.

vivaldi themes editor

Como se não fosse personalização suficiente, na versão 5.0, os desenvolvedores do Vivaldi levaram essa funcionalidade a outro nível, com as seguintes novidades:

  • Não é mais necessário editar o tema e a imagem de fundo separadamente. A nova versão do Editor de Temas acabou de receber uma funcionalidade que permite adicionar uma imagem de fundo na mesma página em que você edita o seu tema;
  • Visualizar, ativar e remover temas acabou de ficar muito mais fácil! No Vivaldi 5.0, basta um clique sobre o tema escolhido para que o mesmo seja ativado. Para apagar os temas que você criou, basta um clique sobre o botão com o ícone de “-”;
  • Agora, através da função “preview”, é possível prever um número muito maior de detalhes sobre como um tema irá ficar;
  • Todos os usuários do Vivaldi agora poderão compartilhar os seus temas com a comunidade, bem como baixar e utilizar os temas criados por outras pessoas;
  • Foram adicionados dois novos botões abaixo da lista de temas pré-instalados. Um deles é um atalho para que você adquira o tema selecionado, o outro é um link para uma página onde você poderá baixar temas que foram criados por outros usuários.

Além disso, em geral, o editor de temas se tornou um software muito mais completo, com opções para realizar ajustes finos em cada tema, como: adicionar cantos arredondados, transparências e muito mais.

A nova barra lateral de tradução

O Vivaldi possui o seu próprio serviço de tradução, o Vivaldi Translator, que é baseado no serviço de tradução LingvaNex. O principal objetivo deste tradutor é ser eficaz, sem invadir a privacidade dos usuários com coletas de dados.

O “Translator” acabou de receber um “upgrade” na forma com que é implementado no navegador Vivaldi, com a adição de uma barra lateral e algumas novas funcionalidades.

Além da funcionalidade tradicional de traduzir páginas inteiras, agora também é possível checar a tradução de pequenos trechos de texto copiando e colando-os na barra lateral.

Além disso, também foi adicionada uma opção que mostra a tradução imediatamente ao selecionar um trecho de texto, sem que haja a necessidade de um clique sequer.

Outras melhorias na versão para desktop

Além do que já foi mencionado, a nova versão do Vivaldi também recebeu um novo modo de visualização dos downloads através de uma janela “pop-out”.

downloads pop out

Diversas melhorias “debaixo do capô” foram feitas a fim de otimizar o desempenho geral do software e o painel do tradutor ganhou a funcionalidade de exibir o histórico com todas as traduções que você realizou através do mesmo.

Novidades na versão do Vivaldi para Android

A versão do Vivaldi para Android não ficou “esquecida no churrasco”, e os desenvolvedores trouxeram novidades bastante interessantes focadas nos usuários de dispositivos móveis.

Abas, abas e mais abas

Com o lançamento da versão 5.0, o Vivaldi acabou de se tornar o primeiro navegador para dispositivos móveis a oferecer a exibição de abas em dois níveis diferentes. Sem dúvidas, uma ótima notícia para pessoas que costumam utilizar o navegador com muitas abas abertas ao mesmo tempo.

Para ativar a segunda linha de abas, basta tocar e segurar sobre o botão de “abrir nova aba” e selecionar a opção “nova linha de abas”.

double level tabs

Um número maior de abas abertas pode significar um aumento na “poluição visual” do aplicativo. Tendo isso em mente, a equipe de desenvolvimento adicionou mais duas novas funcionalidades ao Vivaldi, sendo elas: “mostrar o botão de fechar apenas na aba ativa” e “exibir aba como um favicon” (que reduz o espaço ocupado por cada aba ao tamanho do ícone do site visitado).

vivaldi new configs

Por fim, a versão para Android do navegador recebeu uma opção que ativa o modo escuro em qualquer página da internet (semelhante a extensão DarkReader, para o Google Chrome), e otimizações nos tamanhos dos seus botões e menus para telas maiores, como tablets.

Muito bom, mas não é para mim

Apesar de eu nunca ter sido o público-alvo do Vivaldi, sou um grande admirador do trabalho realizado pela equipe que desenvolve o software. Mesmo assim, ter muitas opções de personalização não é o tipo de coisa que me atrai, como usuário, hoje em dia.

Você gosta do Vivaldi? A proposta de ser um navegador rico em personalização e com um grande foco em privacidade agrada você? Comente abaixo sobre quais são os seus pensamentos sobre o software.

O Vivaldi pode ser encontrado para Linux, Windows ou macOS no seu site oficial, bem como nas lojas de aplicativos oficiais do Android e iOS.

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!