O Microsoft Edge é o navegador de internet querido de diversos usuários ao redor do mundo, principalmente depois de sua mudança para a base Chromium, que o deixou compatível com diversas tecnologias recentes e muito mais veloz que sua versão antiga.

Já faz cerca de um ano que o navegador está disponível para usuários Linux, inicialmente em seu canal de desenvolvedor e após alguns mesessua versão beta chegou sem notícias de um lançamento oficial.

Pois bem, o dia do lançamento final do Edge para Linux acabou de chegar, já que recentemente, a Microsoft adicionou a versão 95 do navegador nos repositórios oficiais.

Nenhum anúncio grandioso

Diferente de outros serviços que a Microsoft oferece para o Linux, o Edge ainda não teve um grande anúncio por parte da empresa dizendo que o navegador chegou a seu canal estável, ao menos, até o momento da produção deste artigo.

Ainda não sabemos se a empresa pretende trazer um anúncio em seu blog quando o download para Linux estiver disponível na página oficial do navegador, que atualmente ainda indica não ter suporte para a plataforma.

image

Instalando a versão estável do Microsoft Edge

Embora o site oficial não mostre o download da versão estável por enquanto, ela já pode ser instalada no Linux de forma oficial através dos repositórios adicionados ao sistema com as versões dev e beta.

Caso você já esteja utilizando o navegador em seu sistema, ou tenha utilizado em algum momento, basta instalar o pacote microsoft-edge-stable através do gerenciador de pacotes da sua distro.

Se você nunca o utilizou, é recomendado instalar uma versão do navegador para que os repositórios sejam adicionados ao sistema corretamente. Uma vez que você tenha os repositórios, basta seguir os passos abaixo no terminal.

Para Ubuntu e derivados, basta utilizar o comando:

sudo apt install microsoft-edge-stable

Se você utiliza Fedora ou derivados, utilize o comando:

sudo dnf install microsoft-edge-stable

No OpenSUSE e derivados, basta utilizar o comando:

sudo zypper install microsoft-edge-stable
image 1

Outra opção é realizar o download do pacote através dos próprios repositórios da Microsoft, porém, ao menos por enquanto apenas os pacotes .deb estão disponíveis para a instalação.

Mais uma etapa avançada

Disponível para a plataforma Linux através das versões beta e dev, muitos usuários estavam se perguntando quando o navegador chegaria a sua versão estável.

Esse lançamento fará com que mais pessoas possam testar o navegador e quem sabe migrar do Google Chrome ou Mozilla Firefox para a solução da Microsoft, que está muito melhor que sua primeira edição.

Uma pergunta importante após esse avanço da Microsoft é: Qual o próximo software que a empresa pretende trazer para o sistema do pinguim? Será que estamos próximos de um Microsoft 365 para Linux? Isso só o tempo dirá.

Você utiliza o Microsoft Edge? Já atualizou para a versão estável do navegador? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste