VídeoNotícias

Confira as principais notícias do Linux de 2023!

Sejam bem-vindos ao último Diolinux News de 2023! Nesta edição especial de fim de ano, relembraremos as principais notícias do Linux e da tecnologia em 2023!

Nova loja do Ubuntu

Uma reclamação constante entre usuários do Ubuntu, era a loja de aplicativos baseada numa edição antiga da GNOME Software, cheia de bugs e problemática em muitos sentidos.

Neste ano, isso finalmente acabou, desde o Ubuntu 23.10, o sistema vem com uma nova loja, desenvolvida em flutter, que não só tem desempenho muito melhor, mas um visual completamente repaginado.

Debian fez 30 anos

O ano de 2023 foi recheado de aniversários de grandes projetos (como todo ano, obviamente), mas dois tem destaque especial por aqui: o Slackware e o Debian fizeram 30 anos. Estas são duas das distribuições Linux mais antigas ainda em atividade, com diferença de um mês entre elas.

Ambas são muito importantes para comunidade Linux, mas o Debian é a base para a distribuição mais popular do mercado, o Ubuntu, que por sua vez, serve como base para várias outras, como Pop!_OS, Linux Mint e Zorin OS.

Que venham mais 30 anos de história!

KDE Plasma 6.0

Mais impactante do que o lançamento do KDE Plasma 5.27 em 2023, foi o anúncio do KDE Plasma 6, prometendo ser um marco na história da interface gráfica, agora construída em Qt6, trazendo uma lista enorme de novidades, a maior de todas, a utilização do Wayland por padrão.

O KDE Plasma 6 tem o lançamento planejado para fevereiro de 2024, mas já testamos uma das versões betas, que não deve diferir do lançamento final.

Novidades do Wayland

A gente sempre brinca sobre o tal do “ano do Linux”, mas ano que vem será definitivamente o ano do Wayland. Ele é um compositor que veio para substituir o Xorg, uma opção bem antiga, complicado de manter e adicionar novas funcionalidades, sobretudo em dispositivos sensíveis ao toque.

Já é possível usar o Wayland em várias distribuições, mas agora estamos vendo uma movimentação muito grande para torná-lo o padrão, ao invés de uma alternativa. Devemos vê-lo no próximo Elementary OS, no Linux Mint 23 que deve sair em 2025, e até mesmo no Red Hat Enterprise Linux 10.

Lançamentos do Linux Mint, Zorin e Elementary OS

Neste ano, tivemos o lançamento de várias distros grandes. Umas com muitas novidades, outras nem tanto. O Linux Mint, como sempre, recebeu suas duas atualizações anuais, uma em julho, a outra, em dezembro. Além disso, o LMDE, sua versão baseada diretamente no Debian, também ganhou uma nova versão, agora baseada no Debian 12.

Elementary OS também teve duas atualizações este ano: a versão 7.0 chegou no final de janeiro, e a 7.1 no final de outubro. Nenhuma das duas versões tiveram grandes novidades, mas polimento de vários pequenos problemas do sistema e talvez a criação de alguns novos. A versão 8.0 já foi anunciada, mas sem data prevista, a maior novidade deverá ser  o Wayland por padrão.

Uma distro Linux que a gente já tinha desistido de ver novidades neste ano e acabou surpreendendo próximo ao fim, foi o Zorin OS, que chegou na versão 17 na semana passada.

Polêmica da Red Hat

Quem agitou a comunidade esse ano, mas não no bom sentido, foi a Red Hat. Em junho, ela decidiu limitar o acesso ao código-fonte do Red Hat Enterprise Linux. Segundo a empresa, o motivo é que o RHEL é baseado no CentOS Stream, e esse já tem todo o código disponível abertamente, então não é muito produtivo manter ambos disponíveis para contribuições, mas focar no CentOS Stream, e consequentemente o RHEL receberia todas as novidades relevantes. Contudo, o código dos dois sistema não é exatamente igual.

Isso gerou uma revolta em toda a comunidade, desde usuários, criadores de conteúdo, fãs e principalmente desenvolvedores de distribuições baseadas no RHEL. Apesar de ter amparo legal, muitas pessoas acharam antiético e contra a filosofia do código aberto.

Como se não bastasse, como a Red Hat lidou com a situação foi ruim, já que em uma das postagens de explicação, chegaram a falar que o verdadeiro problema são as pessoas que pegam um trabalho pronto, que custou dinheiro para ser desenvolvido, e simplesmente re-empacotam e vendem sem adicionar nada.

Evolução do Threads

Nesse ano a Meta lançou uma nova rede social: o Threads. Na primeira semana, foi um grande sucesso, com mais de 100 milhões de cadastros. É claro que nem todos esses cadastros se converteram em usuários ativos na plataforma, mas mesmo após meses, Zuckerberg afirmou que a rede tem mais de 100 milhões de usuários ativos. No início, foi prometido que no futuro ela teria suporte ao protocolo aberto ActivityPub do Mastodon, e só agora no fim do ano que estamos vendo as primeiras novidades quanto a isso.

Por ora, a única coisa que segue essa linha, a possibilidade de seguir o perfil de alguns desenvolvedores por redes no Fediverso, mas Adam Mosseri, CEO da plataforma, já anunciou que ao longo do próximo ano, a gente deve ver um suporte completo.

Linux passa macOS no Hardware Survey

Para quem gosta de jogos no Linux, 2023 foi um ótimo ano. Por conta do sucesso do Steam Deck, cada vez mais pessoas estão utilizando o sistema do pinguim para jogar, com isso, finalmente o Linux conseguiu passar o macOS no Hardware Survey, pesquisa do Steam.

Cada vez mais desenvolvedores estão compatibilizando os seus jogos com o Proton. Afora os grandes vilões, os anticheats, a chance de um jogo funcionar no Linux desde o lançamento, são muito grandes.

Promoção da semana

Falando de jogos no Linux, que tal aproveitar uma promoção para comprar um jogo novo? No Steam está rolando a Winter Sale, uma das maiores promoções do ano da plataforma.

Por lá, encontramos jogos com até 90% de desconto, vários deles funcionam perfeitamente no Linux via Proton, a camada de compatibilidade da Valve. 

Confira o episódio do Diocast onde fizemos uma retrospectiva de 2023 e o que esperamos para 2024!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!