Diocast

Como Linux deu certo (e errado) em 2023 – Diocast

Olá, galera! É com muita alegria que trazemos para vocês o último Diocast de 2023! Neste episódio temos a presença do time completo de apresentadores para fazer uma retrospectiva, comentando como o Linux deu certo em 2023 e também patinou em vários pontos. Sem dúvida foi um ano repleto de inovações e emoções para quem é fã do sistema do pinguim. Falamos sobre as distribuições Linux que mais nos impressionaram, nossas experiências (boas e ruins) com jogos nos alegraram e as esperanças para 2024. 

Para iniciar, vamos falar de distribuições Linux. Em 2023, nós testemunhamos não só o Linux ultrapassando o MacOS em participação no Steam, como também o Wayland ganhando força, sendo adotado por muitas distros como sua opção padrão. Sem dúvidas, 2023 foi um ano que agitou o desktop Linux em vários cenários que ele estava meio parado até então. 

Agora falando de jogos, é impossível não mencionar o impacto do Steam Deck, do Proton e dos avançados dos drivers nos últimos dois anos. Desde que o Steam Deck foi lançado em 2021, a gente viu muita coisa acontecendo nesse cenário de jogos e quem imaginaria que muitos dos temidos anti-cheat deixariam finalmente de ser um obstáculo para quem usa desktop Linux. 

Venha conhecer o que temos jogado e também uma péssima situação que rolou com um membro da equipe! 2023 foi um ano muito animado no cenário de jogos para o desktop Linux e pudemos desfrutar de muitas coisas bacanas. Mas, será que ainda tem algo faltando? 

E para encerrar este papo sobre como o Linux deu certo em 2023, conversamos abertamente sobre coisas que a gente gostaria que acontecesse em 2024 na área de tecnologia! Queremos agradecer a todos que nos acompanharam neste ano e dizer que em breve teremos mais novidades para vocês. Não deixem de nos seguir nas redes sociais e nos enviar seus comentários, sugestões e críticas. Um grande abraço e até o próximo Diocast! 

Apoiadores deste episódio

StreamYard é um estúdio virtual que permite que você faça lives profissionais, interagindo com seus convidados e seu público nas principais redes sociais.

Escolha onde ouvir o Diocast sobre o que no Linux deu certo em 2023

O Diocast está disponível em todas as principais plataformas de podcast. Você pode ouvir diretamente do Apple Podcasts, Google Podcasts, Pocket Casts, Deezer ou em vídeo, no Diolinux Labs e Spotify! Você também pode acompanhar os lançamentos em qualquer outro aplicativo utilizando o feed RSS.

Se preferir, também é possível ouvir diretamente no portal Diolinux através do player acima ou na página dedicada ao Diocast.

Links Relevantes

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
184 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
Diocast

App Showcase - Apps Essenciais para sua máquina - Diocast

Diocast

O Meu Linux é Melhor que o Seu! E posso provar. - Diocast

Diocast

Será que Linux é tudo igual? - Diocast