No Diolinux News dessa semana, temos mais novidades da interface Cosmic, a rede social Threads deu seu primeiro passo ao Fediverso, um produto grande do mercado se tornou open source, uma grande atualização de emoji no Ubuntu e muito mais!
Novidades do Threads
Quando a Meta lançou o Threads, fez uma promessa de que a rede social se integraria ao ActivityPub, protocolo do Fediverso presente no Mastodon. Apesar disso, muitas pessoas estavam em dúvida se essa promessa de fato se tornaria realidade.
Ainda em testes, Adam Mosseri anunciou que a conta dele e de alguns outros membros da equipe de desenvolvimento, agora podem ser seguidas por usuários do Mastodon, como uma maneira de testar o protocolo.
O objetivo é dar suporte total ao protocolo, com a possibilidade de todo mundo seguir, tanto no Threads quanto no Mastodon, e poder interagir entre si, mas segundo o CEO, essas outras funcionalidades ainda demorarão a chegar na plataforma.
Outra novidade, é que agora o Threads está disponível na União Europeia. Até então, quem estava na Europa não podia utilizar a rede, que precisava se adequar às leis de proteção de dados de lá.
Compra do Figma pela Adobe cancelada
Há um ano, comentamos que a Adobe estava comprando o Figma por 20 bilhões de dólares. Nessa semana o negócio foi cancelado e agora tudo volta a ser como era antes.
Isso aconteceu por preocupações da União Europeia e do Reino Unido a respeito de monopólio, já que a Adobe já controla a maioria do mercado de design com o Photoshop, Illustrator, Lightroom, After Effects e outras aplicações. Devido ao cancelamento, a Adobe precisará pagar 1 bilhão de dólares em dinheiro ao Figma.
Atualização de emoji no Ubuntu
Quando a gente fala de emoji, provavelmente a primeira empresa que você pensa, é a Apple. Além da versão dos emojis dela ser a mais famosa e difundida, ela costuma ser a primeira a lançar suporte para os novos emojis que a Unicode libera.
Dessa vez foi diferente. O Unicode 15.1 foi lançado em setembro, com 118 novos ícones, e quem está trazendo suporte para essa versão é o Ubuntu. Os usuários da versão 22.04 LTS e 23.10 devem receber uma atualização na fonte Noto Color Emoji, com suporte para todos os novos ícones.

Agora você pode incluir o emoji de cogumelo marrom, limão, fênix e várias versões de bonequinhos andando e correndo nas suas conversas.
Zorin OS 17 estável
A versão estável do Zorin OS 17 já está entre nós, sem nenhuma novidade que já não estava presente na versão beta, então se ainda não sabe o que tem de novo nessa versão do Zorin, confira todos os detalhes!
Você já pode baixar a ISO do Zorin OS 17, ou comprar a versão Pro, que além de ajudar na manutenção do projeto, você também conta com mais dois novos layouts inspirados no ChromeOS e no GNOME 2.
Novidades do Cosmic
Outra distribuição que está com novidades é o Pop!_OS. Nos últimos meses, tivemos diversas novidades para quem tem um fluxo de trabalho centrado no teclado, mas este mês teve novidade para os fãs de mouse.
Agora, ao clicar com o botão direito na barra de título de uma janela, verá um menu para realizar uma série de ações com essa janela específica, dede coisas mais simples como maximizar e fechar a janela, até tirar uma captura de tela, redimensionar e mover para outra área de trabalho.
O editor de textos do Cosmic também ganhou mais novidades esse mês, agora podemos dar duplo clique para destacar uma palavra, ou triplo para destacar uma linha completa. Além disso, terá integração ao Git, para acompanhar mudanças no documento.
Para quem tem um setup com mais de um monitor, já era possível mover janelas individuais para outra janela mediante atalho de teclado, agora podemos definir um atalho para mover uma área de trabalho completa para outro monitor.
Não foi só o Cosmic que recebeu novidades. Para quem está utilizando o Pop na versão 22.04, o Pipewire foi atualizado para a versão 1.0, o Wireplumber para 0.4.17 e o Mesa para 23.3.0.
Geekbench no Linux
Se você curte realizar benchmarks de sistemas operacionais, ou acompanha as análises de distros do canal Diolinux, com certeza já ouviu falar no Geekbench.
Acabaram de anunciar uma nova versão do Geekbench ML, ferramenta para medir o poder do sistema trabalhando com ferramentas de IA e Machine Learning, com suporte para Linux. Para quem quiser testar, já está disponível no site do Geekbench, juntamente com versões para Windows, macOS, Linux, Android e iOS.
Fortnite no Linux
Atualmente, a única maneira de jogar Fornite no Linux é pela nuvem, seja com o Geforce Now ou o Xbox Cloud Gaming. Convenhamos, não faz muito sentido, já que o Fortnite utiliza o Easy Anti Cheat, da própria Epic Games, que tem suporte para Linux. Ele só não está ativado porque a empresa não quer.
Recentemente, o The Verge fez uma entrevista com o CEO da Epic Time Sweeney, e perguntaram o motivo pelo qual Fortnite ainda não é jogável no Steam Deck. A resposta foi que eles não têm programadores suficientes, e que este é o problema do Linux. Ele enfatizou que ama o hardware do Steam Deck, que a Valve fez um ótimo trabalho, e que se ele tivesse na faixa de dezenas de milhões de usuários, talvez fizesse sentido eles darem suporte para a plataforma.
Basicamente, o Tim Sweeney confirmou que o Fortnite só não roda no Linux porque a empresa não vê sentido financeiro na plataforma. Mas seria possível de maneira bem fácil.
AMD FSR 3 agora é open source
A AMD conta com uma tecnologia rival do DLSS da NVIDIA chamado FSR, agora em sua terceira edição. Ele basicamente faz upscaling da resolução dos jogos, para renderizar numa escala menor, pesando menos para o seu hardware, e depois aumentar utilizando algoritmos para se adequar à resolução do seu monitor ou TV.
A AMD tinha prometido que o FSR3 seria open source, e ela acabou de cumprir, liberando a tecnologia através da licença MIT. Esse lançamento inicial só trabalha com DirectX 12, o suporte para Vulkan está em desenvolvimento e será liberado numa versão futura.
Jogo em promoção da semana
No Steam está rolando a Winter Sale, uma das maiores promoções de jogos do ano. Podemos encontrar jogos com até 95% de desconto, como o Need for Speed Heat, para presentear seus amigos, familiares ou a si próprio!
Receba mais notícias sobre o que acontece no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter!