Twitter e Reddit estão sofrendo mudanças que desagradam diversos usuários, os quais estão buscando redes sociais alternativas. Após a compra do Twitter por Elon Musk, certas coisas mudaram na rede social, agora basta assinar o Twitter blue para conquistar um selo de verificação e apenas postagens de assinantes são exibidas na página principal. Além disso, a personalidade controversa do novo dono afasta algumas pessoas.
O Reddit, por sua vez, sofreu uma alteração na forma como distribui sua API, que inviabilizou muitos aplicativos clientes da rede, além de alguns bots, incluindo de automação de moderação.
Em busca de redes sociais alternativas, muitos novos usuários estão descobrindo o Fediverso e seus serviços federados. Entenda o que isso significa e conheça algumas redes que vale a pena conferir.
O que é o Fediverso?
Fediverso é um conjunto de servidores federados via protocolos abertos em comum, que permitem comunicação mútua. Cada servidor é denominado “instância”, essa rede permite que usuários de uma instância, consigam acessar conteúdos de outra, compartilhar postagens, dados como áudio e vídeo e até mesmo interagir com eles.
Se as redes sociais mais famosas fossem federadas dessa maneira, seria possível, por exemplo, comentar em um vídeo do YouTube através do Facebook e o comentário ficaria visível em ambas as redes.
Os protocolos que constituem o Fediverso estrearam seu desenvolvimento em 2008, pela rede social identi.ca, mas começaram a se tornar populares através do Mastodon. Por seu caráter de código-aberto, as redes sociais do Fediverso podem ser replicadas, você pode escolher qual funciona da maneira que te agrada, criar uma instância e personalizar de acordo como acredita.
Dessa maneira, as redes do Fediverso conseguem ser inclusivas e podem atender a qualquer grupo, minoria, família, empresa, etc. Apesar do protocolo em comum, cada rede social federada, pode funcionar de maneira diferente. Por exemplo, a instância principal do Mastodon, assemelha-se ao Twitter, enquanto o Lemmy se espelha no Reddit. Cada instância está sujeita a formas de moderação diferente e pode ser seu próprio objetivo, dessa forma, o Fediverso consegue criar um ambiente de “bolhas integradas”.
Conheça 3 redes sociais alternativas ligadas ao Fediverso
Mastodon
A mais conhecida instância do fediverso concorre com o Twitter, o Mastodon funciona no formato microblog, com a possibilidade de criar posts com até 500 caracteres, todos os links contam como 23 caracteres, além de imagens com até 8 MB, vídeos e áudios que pesem até 40 MB. Seu conteúdo é organizado por hashtags, utilizadas pelo sistema de busca e para elencar os assuntos em alta.
Focado em privacidade, os usuários podem optar por não serem encontrados em todo o Fediverso e os administradores podem “defederar” a sua instância. Ele conta com recursos de moderação para bloquear spoilers, engatilhar alertas e esconder conteúdo explícito.
Para facilitar o uso por novos usuários, ao criar uma conta, você já é direcionado à instância principal, dessa forma, consegue compreender melhor a dinâmica da rede antes de se aventurar em diferentes instâncias. Antes, os usuários eram direcionados a uma lista de instância que os deixava muito confusos, pois não havia paralelo com o que estavam acostumados.
Você pode acessar a interface padrão do Mastodon pelo navegador, ou pelos aplicativos para Android e iOS. A API gratuita do Mastodon permite a criação de bots e aplicativos clientes, que podem dar uma nova cara à rede social, como o Woolly, um aplicativo para iOS, que se assemelha ao TweetDeck, um cliente oficial do Twitter. Com o Wooly, você pode fixar diversas abas com linhas do tempo, listas, favoritos, pesquisas e hashtags, no iPad, é possível visualizar as abas simultaneamente.
Lemmy
Fundada em fevereiro de 2019, esta rede tem proposta semelhante à do Reddit, ou seja, funciona em um formato de fórum, chamado “comunidade”, com os quais, usuários de outras instâncias do Lemmy podem interagir. Um sistema de votos influencia quais conteúdos ficarão em alta e aparecerão na página principal, os moderadores são hierarquizados entre comunidades e instâncias.
Uma vez que a rede faz parte do Fediverso, usuários de qualquer instância do Lemmy consegue interagir com postagens de outras redes federadas, como o Mastodon e o Kbin. Por sou foco em privacidade, o Lemmy permite que os usuários apaguem todas as suas postagens de uma só vez e altere qualquer uma delas a qualquer momento.
Você pode acessar o Lemmy pelo navegador, uma vez que sua API é aberta, existem aplicativos não oficiais para Android e iOS.
Kbin
O Kbin é a mais recente dentre as três redes, ele ainda se encontra em estágio beta e alguns recursos podem não funcionar tão bem. Ele é semelhante ao Lemmy, consequentemente, ao Reddit, mas também possui uma aba para microblog, semelhante ao Mastodon e ao Twitter, unindo as duas funções em um só lugar. Assim como o Lemmy e o Mastodon, ele se integra ao Fediverso via protocolo ActivityPub, dessa forma, consegue conversar com as outras redes. Por enquanto, está disponível apenas via navegador.
Observar essas redes novas e sua integração ao Fediverso remete à sensação do início da internet, onde tudo era novidade e a plataformas não eram coordenadas por grandes empresas. Estamos diante de um novo começo para as redes sociais?
Falando em rede social, acompanhe o que a equipe Diolinux anda fazendo no Instagram!