O elementary OS é um dos sistemas operacionais mais bonitos baseados em Linux que nós temos atualmente e desde sua versão 6 chamada Odin, temos visto cada vez mais avanços em sua base e interface.

Recentemente, Danielle Foré, fundadora e CEO do projeto anunciou todas as atualizações que ocorreram no desenvolvimento durante o último mês que contam com pequenas melhorias que podem mudar o sistema no futuro.

Uma AppCenter cada vez melhor

De todas as aplicações existentes no projeto elementary OS, sua loja de aplicativos é uma das que mais chamam a atenção da comunidade de usuários Linux, oferecendo um visual atraente, sem muitas distrações ou informações “inúteis”.

Dentre algumas das melhorias que a aplicação recebeu, temos uma pequena mudança visual no processo de instalação que deixou de exibir uma barra de progresso separada e a compactou para o botão “Cancelar”.

Essa pequena mudança, deixa a AppCenter visualmente agradável para monitores com resoluções menores, corrigindo alguns problemas do layout anterior.

bkwYrs8 Pmyd62 wZWdzVi2cR7pBv1S4ufe9AxWXxyBhOmSIH Y5dusJze7XXhELuF3MfodLOF8tVLl 7YT9LUzLPIydNZF4ZS893atG4PQ sQEiWv8f52tK4FD9tm8IA3sc0f3

Também foram corrigidos problemas outros problemas como: 

  • Aplicativos que não exibiam o ícone de aviso de conteúdo correto;
  • Aplicações que continham o valor US$ 0 eram registradas como pagas;
  • Aplicativos já instalados deixarão de aparecer no banner da página inicial.

Melhorias em aplicativos

Vários aplicativos do sistema receberam atualizações, chegando em novas versões com diversas melhorias e correções de bugs, dentre eles:

GNOME Web

O navegador de internet GNOME Web recebeu um pequeno salto de sua versão 3.38 para a versão 40.3.

Dentre as novidades desta versão, estão incluídas uma barra de guias redesenhada, diversas correções de desempenho e estabilidade, além de bordas arredondadas, que modernizam o visual da aplicação.

E-mails

O aplicativo Mail graças aos desenvolvedores David Howell, Justin e Marco, conta melhorias que incluem um menu de clique secundário, seleção automática do próximo e-mail após o arquivamento, uso de horário local nos cabeçalhos das mensagens e cor de destaque para e-mails não lidos.

Também foram corrigidos alguns bugs como travamentos ao excluir a última mensagem da caixa de entrada, falhas ao abrir links mailto: e mensagens enviadas sendo marcadas como não lidas.

Agenda

O aplicativo de calendário do elementary OS ganhou correções nos eventos sincronizados que utilizam fusos horários no estilo do Windows.

Foi encontrado um vazamento de memória na aplicação quando a mesma buscava por informações de fuso horário.

Outra mudança foi a correção de uma regressão que impedia o aplicativo de ser executado em segundo plano e notificar os usuários sobre eventos futuros.

Escolhendo sua aplicação favorita

As novas atualizações do elementary OS incluem um novo seletor de aplicativos que além de trazer um visual renovado ao sistema, funcionará melhor com aplicativos no formato flatpak.

QTAm8d8 kyC26VerVAW8k3pSk JQbHCs8bIyHM 44eyRi8 Z5z42uHR6fblyAoiG CIUzqYmtCCkv5NZGPnDoU6s5Yd417iGZ8nc9BscjnxppDyyTu7CAvp Sv22dbCb0Iv 7PCN

Configurando o sistema

O desenvolvedor David Hewitt passou um bom tempo resolvendo alguns problemas que impediam o porte do aplicativo de configurações para outros sistemas como o Fedora ou o Nix OS.

O resultado é que além de facilitar o porte da aplicação para outras plataformas, foram introduzidas atualizações mais confiáveis ​​nas configurações de contas de usuário e pequenas melhorias de desempenho.

A seção de display também recebeu mudanças e nesta versão, resoluções com relações de aspecto diferentes como 4:3, 9:5 e 5:4 serão exibidas em um submenu, dado que elas são utilizadas em raras exceções.

elementary os

Também foram corrigidos detalhes como o contraste desta seção que será ligeiramente inferior quando o sistema estiver no modo escuro e um problema que impedia que as tags de nomes de monitores aparecessem em todos os espaços de trabalho.

Melhorias no modo escuro

Faz pouco mais de dois anos que Cassidy James, um dos fundadores do elementary OS iniciou uma discussão em torno da necessidade de um padrão FreeDesktop para o modo escuro de aplicações.

Ele foi um dos membros da comunidade que deu o primeiro passo nessa direção incluindo o suporte a esse padrão para o dark mode em sua interface gráfica e agora está caminhando em uma nova direção, lançar uma preferência de estilo escuro cross-desktop como parte de atualizações regulares do sistema.

Caso você ainda não saiba, o projeto GNOME vai implementar o padrão FreeDesktop no sistema, algo que chegará na versão 42 da interface trazendo diversos benefícios para a comunidade Linux.

Essa mudança significa que ao instalar um aplicativo GNOME no elementary OS ou o contrário, este aplicativo irá respeitar o tema do sistema de forma automática, evitando que você precise utilizar um novo tema GTK ou fazer configurações externas.

Mudanças para desenvolvedores

Se você desenvolve aplicativos para o elementary OS, a plataforma de desenvolvimento trouxe algumas mudanças e a nova versão do Granite suporta automaticamente a preferência de estilo escuro para o FreeDesktop.

O Granite também passará a usar a central de configurações para algumas informações como configurações de data e hora do sistema, corrigindo problemas com widgets que não respeitam os formatos 24h ou AM/PM.

Também foi lançada uma pequena atualização na folha de estilo do sistema para suportar o widget Hdy.Tabbar com uma correção que garante que .titlebar e a .flatclasse herdem automaticamente a cor de fundo de seus contêineres.

Obtendo todas essas melhorias

Para ter acesso a todas essas melhorias que estão sendo entregues pela equipe do elementary OS, basta manter o seu sistema atualizado através da AppCenter.

Caso você ainda não tenha testado o sistema, basta realizar o download da ISO mais recente através do site oficial.

Você utiliza o elementary OS? O que achou das novidades do sistema? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste