Anunciado no mês de julho, o Windows 11 chegou dando o que falar! Trazendo um novo design, requisitos de hardware nada modestos, atualizações em diversos aplicativos e recursos como o suporte a aplicativos Android.

O lançamento do Windows 11 previsto apenas para o dia 5 de outubro, ocorreu um dia antes e apresentando diversos recursos que podem alterar positivamente o workflow de vários usuários do sistema.

Um sistema cheio de novidades

O Windows 11 está trazendo várias novidades para os seus usuários e na minha opinião, ele é um dos melhores trabalhos da empresa após o lançamento do Windows 10. Vamos conferir algumas das mudanças no sistema.

Um novo visual para um novo sistema

Se você está acostumado com o visual clássico do Windows, utilizado desde sua versão 10, acredito que você irá estranhar a nova forma de trabalhar do sistema,  que possui um novo menu e teve a posição dos aplicativos na barra alterada.

image 15

Diferente do Windows 10, a nova versão do sistema não traz mais os blocos dinâmicos em seu menu iniciar, porém, permite aos usuários fixar aplicativos no menu, realizar pesquisa e acessar arquivos recentes.

Sua central de notificações recebeu algumas melhorias e agora vem integrada ao calendário, de forma semelhante ao comportamento que o Chrome OS apresenta.

image 14

Já os botões de ações rápidas como alterar o brilho da tela, ativar/desativar o Wi-Fi, luz noturna e assistente de foco, estão integrados a um novo painel que pode ser acessado através dos ícones de rede e bluetooth.

image 13

Note que esse painel apresenta uma central multimídia para você poder controlar suas músicas de forma rápida, sem ser necessário abrir o aplicativo ou site que você está utilizando.

Vale dizer que grande parte desse visual vem do antigo Windows 10X que foi descontinuado antes mesmo de seu lançamento.

Um tapa nos aplicativos

Com o novo visual presente em todo o sistema, chegou a hora da Microsoft renovar o visual de seus aplicativos para eles ficarem condizentes com o Windows 11. 

Um aplicativo que acompanha o Windows há gerações e ganhou um redesign é o Paint, com botões maiores (ideais para touch screen), novos pincéis e melhorias em sua ferramenta de texto.

image 12

O explorador de arquivos também passou por algumas mudanças e agora está mais moderno do que nunca, trazendo novos ícones e botões que deixam a interface ainda mais agradável para o usuário.

image 11

Outra aplicação bastante utilizada pelos usuários é a central de configurações que apresenta um visual bem mais agradável que o apresentado no Windows 10. 

image 10

Temos um artigo no blog onde falamos sobre as mudanças no visual dos aplicativos do Windows 11 para você saber todas as principais mudanças.

Widgets uma forma de modernizar o sistema

Os widgets ficaram bastante famosos nos últimos anos, principalmente pelo seu uso nos sistemas operacionais da Apple como o MacOS e o iOS. O Windows 11 deixou essa tecnologia mais evidente no sistema criando um botão exclusivo na barra de tarefas para você ter  acesso rápido a essa função.

image 9

Você pode adicionar e remover widgets ao sistema de forma fácil e vale dizer que ao rolar o painel as notícias do MSN irão aparecer.

Seja mais produtivo no trabalho

Com mais pessoas utilizando o computador para trabalhar remotamente, a Microsoft trouxe algumas melhorias que irão deixar o uso da interface mais confortável para seus usuários.

Gerenciando suas janelas

É bastante comum que alguns usuários utilizem mais de uma janela aberta em seu monitor e para que você não precise mais de utilizar o alt+tab para alternar entre elas, o Windows 11 adicionou um novo recurso, os snap layouts.

Ao pairar o cursor do mouse sobre o botão de maximizar durante alguns segundos, um pequeno menu irá se abrir com algumas opções para posicionar a janela em seu monitor, basta selecionar a que mais te agradar e voltar a ser produtivo.

image 8

Além dos snap layouts, o Windows 11 ganhou uma seção específica para as áreas de trabalho virtuais do sistema, deixando a seleção e organização de janelas ainda melhor.

image 7

Integrado ao Microsoft Teams

Para melhorar ainda mais a comunicação entre os funcionários de uma empresa, o Windows 11 integrou o Microsoft Teams ao sistema através de um atalho na barra de tarefas.

Ao clicar no ícone do Microsoft Teams, um pop-up de chat se abrirá para você enviar mensagens para alguns usuários, além de um atalho para o aplicativo.

image 6

Utilizando o Windows 11

O download do Windows 11 já pode ser realizado através do site oficial da Microsoft e pode ser instalado em qualquer máquina segundo a empresa, porém, com uma condição.

Caso seu computador tenha hardware que não seja suportado pelo sistema, a recomendação é que você permaneça no Windows 10 que continuará recebendo suporte e atualizações até 2025.

Você estava ansioso pelo Windows 11? O que você mais gostou no sistema? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste