O projeto MX Linux já é bem conhecido ao redor do mundo por ser uma distribuição Linux estável e extremamente leve, agradando usuários que possuem computadores fracos ou simplesmente não querem desperdiçar recursos de sua máquina.
Os desenvolvedores do MX Linux anunciaram uma versão para o Raspberry Pi, estes computadores de placa única que vêm ficando populares nos últimos anos por permitir a seus usuários realizar diversos projetos, desde servidores caseiros, passando por estações de trabalho compactas e consoles focados em emulação.
A versão beta do Raspberry Pi respin “Ragout2” traz diversas melhorias para os usuários do MX Linux nestes dispositivos, vamos conhecer algumas delas.
Aumentando a usabilidade destes pequenos dispositivos
Dispositivos de placa única estão cada vez mais populares entre os usuários, devido ao seu tamanho e estilo flexível eles podem se tornar estações de trabalho bastante robustas e minimalistas.

Utilizando a plataforma de processadores ARM, os dispositivos Pi oferecem uma boa eficiência energética e um desempenho razoável, para tarefas como navegação na internet e estudos, contanto que utilizem uma distribuição que gerencie bem os recursos que este mini computador possui.
Pensando nisso, a equipe do MX Linux está fornecendo um sistema operacional rápido e estável para dispositivos Raspberry Pi 3 e posteriores, unindo a flexibilidade educacional do Raspberry Pi OS, os facilitadores do MX Linux e implementando tecnologias para deixar a experiência de desktop ainda mais leve, como o Fluxbox e o Openbox.
Um MX Linux repleto de recursos
Um destaque nesta edição é que a base do sistema continua com o Debian 10 “Buster” para manter a estabilidade, adicionando ainda mais opções para suporte de telas sensível ao toque, além de oferecer suporte a plataforma i386 (32 bits).
Também foram incorporadas diversas características do MX Linux 21, desde o seu visual, passando até a inclusão do MX Tools, embora algumas opções tenham sido removidas por não serem compatíveis com o Raspberry Pi.
Além disso, foi adicionado um novo painel do gerenciador de configurações que inclui alguns aplicativos do sistema, do usuário e do Raspberry Pi, mais comumente utilizados.
Dentre alguns softwares oferecidos pela equipe nesta versão, temos:
- Navegador: Firefox-ESR 78.15;
- Reprodutor de mídia: VLC 3.0.16;
- Leitor de música: DeaDBeeF 1.8.4;
- Gerenciador de arquivos: Thunar 1.8.17;
- IDEs: Geany , Thonny (para iniciantes em Python);
- Kernel Linux 5.10.
Instalando o MX Linux Raspberry Pi respin “Ragout2” beta
O processo de instalação do MX Linux Raspberry Pi respin “Ragout2” beta é bastante simples, você realiza a instalação gravando uma imagem do sistema em um cartão SD.
Você pode encontrar a imagem do sistema para Raspberry Pi no repositório SourceForge do projeto e após instalar o sistema em um cartão Micro SD, basta inseri-lo em seu dispositivo Raspberry Pi.
Você possui um dispositivo Raspberry Pi? O que acha de instalar o MX Linux nele? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!