O FFmpeg é utilizado no back-end de muitos aplicativos para realizar suas tarefas, como conversores de mídia, soluções de streaming, players de áudio e vídeo.
O que é o FFmpeg?
O FFmpeg é uma estrutura multimídia multiplataforma de código livre, capaz de decodificar, codificar, transcodificar, transmitir, filtrar e reproduzir uma infinidade de formatos de mídia.
Ele possui suporte a uma enorme variedade de formatos, dos mais novos aos mais antigos, não importando se eles foram projetados por algum comitê de padrões, pela comunidade ou corporações.
A importância do FFmpeg no Linux
FFmpeg é vital para manter algum nível de interoperabilidade entre os mais variados arquivos carregados pelos usuários, bem como para ajudar a manter seu espaço de armazenamento sob controle.
Ao usar o FFmpeg, você pode traduzir, ajustar taxas de amostragem, gravar fluxos de áudio/vídeo e redimensionar arquivos entre diferentes formatos. Ele fornece uma coleção de bibliotecas de áudio e vídeo compartilhadas, incluindo libavcodec, libavformat e libavutil.
Componentes do FFmpeg
O FFmpeg possui diversos componentes que podem ser usados por aplicativos e por usuários finais para transcodificação e reprodução de arquivos. São eles:
- ffmpeg: uma ferramenta de linha de comando que converte um formato de vídeo em outro. Também suporta aquisição e codificação de vídeo em tempo real de uma placa de TV;
- ffserver: trata-se de um servidor multimídia HTTP (RTSP sendo desenvolvido) para transmissões ao vivo;
- ffplay: é um reprodutor de mídia baseado no SDL e em bibliotecas FFmpeg;
- libavcodec: trata-se de uma biblioteca contendo todos os codificadores e decodificadores do FFmpeg;
- libavformat: é uma biblioteca contendo os multiplexadores e demultiplexadores de conteúdo de formatos de áudio e vídeo;
- libavutil: é uma biblioteca de uso comum do projeto;
- libpostproc: trata-se de uma biblioteca contendo as rotinas de processamento de vídeo;
- libswscale: é uma biblioteca contendo as rotinas de escalonamento de imagem;
- libavfilter: se trata de um substituto para vhook que permite que o vídeo seja modificado ou examinado entre o decodificador e o codificador.
Instalando o FFmpeg no Linux
Caso a sua distribuição Linux não venha com o FFmpeg instalado por padrão, você pode fazer o Download através do site oficial do projeto e seguir os passos de acordo com a sua distribuição.
O FFmpeg, é utilizado por diversos softwares como o OBS Studio, VLC media player, Audacity, Winff, Handbrake e outros, fazendo dele uma ferramenta essencial no dia a dia do usuário Linux.
E você aí, o que acha do FFmpeg?
Um abraço, galera.
Até a próxima.