ffmpeg
Tecnologia

O que é FFMPEG e qual sua importância no Linux?

O FFmpeg é utilizado no back-end de muitos aplicativos para realizar suas tarefas, como conversores de mídia, soluções de streaming, players de áudio e vídeo.

O que é o FFmpeg?

O FFmpeg é uma estrutura multimídia multiplataforma de código livre, capaz de decodificar, codificar, transcodificar, transmitir, filtrar e reproduzir uma infinidade de formatos de mídia.

2022 02 14 11 09

Ele possui suporte a uma enorme variedade de formatos, dos mais novos aos mais antigos, não importando se eles foram projetados por algum comitê de padrões, pela comunidade ou corporações.

A importância do FFmpeg no Linux

FFmpeg é vital para manter algum nível de interoperabilidade entre os mais variados arquivos carregados pelos usuários, bem como para ajudar a manter seu espaço de armazenamento sob controle.

Ao usar o FFmpeg, você pode traduzir, ajustar taxas de amostragem, gravar fluxos de áudio/vídeo e redimensionar arquivos entre diferentes formatos. Ele fornece uma coleção de bibliotecas de áudio e vídeo compartilhadas, incluindo libavcodec, libavformat e libavutil.

Componentes do FFmpeg

O FFmpeg possui diversos componentes que podem ser usados ​​por aplicativos e ​​por usuários finais para transcodificação e reprodução de arquivos. São eles:

2022 02 14 14 44
  • ffmpeg: uma ferramenta de linha de comando que converte um formato de vídeo em outro. Também suporta aquisição e codificação de vídeo em tempo real de uma placa de TV;
  • ffserver: trata-se de um servidor multimídia HTTP (RTSP sendo desenvolvido) para transmissões ao vivo;
  • ffplay: é um reprodutor de mídia baseado no SDL e em bibliotecas FFmpeg;
  • libavcodec: trata-se de uma biblioteca contendo todos os codificadores e decodificadores do FFmpeg;
  • libavformat: é uma biblioteca contendo os multiplexadores e demultiplexadores de conteúdo de formatos de áudio e vídeo;
  • libavutil: é uma biblioteca de uso comum do projeto;
  • libpostproc: trata-se de uma biblioteca contendo as rotinas de processamento de vídeo;
  • libswscale: é uma biblioteca contendo as rotinas de escalonamento de imagem;
  • libavfilter: se trata de um substituto para vhook que permite que o vídeo seja modificado ou examinado entre o decodificador e o codificador.

Instalando o FFmpeg no Linux

Caso a sua distribuição Linux não venha com o FFmpeg instalado por padrão, você pode fazer o Download através do site oficial do projeto e seguir os passos de acordo com a sua distribuição.

2022 02 14 18 45

O FFmpeg, é utilizado por diversos softwares como o OBS Studio, VLC media player, Audacity, Winff, Handbrake e outros, fazendo dele uma ferramenta essencial no dia a dia do usuário Linux.

E você aí, o que acha do FFmpeg?

Um abraço, galera.
Até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
98 postagens

Sobre o autor
Opa! Fala, meus consagrados. Me chamo Durval Henrique, mais conhecido por aí como Lavrudinho. Apaixonado pelo conceito de tiling window manager, entusiasta da tecnologia em geral e um projeto de desenvolvedor web.
Artigos
Postagens relacionadas
Tecnologia

Novidades do ONLYOFFICE DocSpace 2.5 melhoram a colaboração em equipe

Tecnologia

Descomplicando termos técnicos para hospedagem de sites

TecnologiaVídeo

EcoFlow DELTA 2, uma poderosa estação de energia portátil