Criar, enviar, receber e abrir arquivos PDF atualmente é muito comum, sendo um dos formatos mais universais disponíveis. A aplicação mais conhecida para abrir esse tipo de arquivo é o Adobe Acrobat Reader. Porém, no universo Linux existem diversas alternativas ao Adobe Reader para podermos ler nossos documentos em PDF.
Veremos aqui cinco programas que são alternativas ao Adobe Reader para Linux, para você abrir seus arquivos de forma simples e rápida.
O hábito da leitura atualmente
A leitura é um hábito muito importante para nosso crescimento intelectual e pessoal. Podemos ler no computador, tablet, celular e arquivos PDF são muito utilizados para distribuição de textos, livros entre outros conteúdos. Através da leitura podemos imaginar outros mundos, ser um herói, desvendar um mistério e principalmente aprender coisas novas.
O hábito da leitura vem perdendo espaço (se você está aqui possivelmente você esta longe das estatísticas atuais) para conteúdos compartilhados de outras formas mais imediatas como: vídeos, redes sociais e podcasts. Não que uma forma exclua a outra, mas deveríamos utilizar estas maneiras onde uma complementa a outra na nossa busca por informação e conhecimento.
As alternativas ao Adobe Reader
O software livre permite que os códigos dos programas sejam distribuídos e alterados, fazendo com que a quantidade de programas para Linux se multipliquem.
Existem diversos programas para ler, editar, cortar, fazer anotações e até juntar arquivos PDF, porém, neste artigo vamos focar naqueles que trazem a melhor experiência para leitura.
Evince, o leitor de PDF do GNOME
Ele é um visualizador básico de arquivos PDF feito pelo projeto GNOME, está disponível nos repositórios das principais distribuições. O Evince é um leitor de PDF leve e simples que oferece uma experiência geral ao usuário ótima.

Esta alternativa ao Adobe Reader oferece recursos de miniaturas no painel lateral ao lado esquerdo, ferramenta de pesquisa, impressão e visualização de documentos criptografados, suportando formatos de documentos como PDF, XPS, postscript, dvi, entre outros.
Okular, leitor de PDF do KDE
Okular é outra excelente alternativa ao Adobe Reader e foi desenvolvido para ser um leitor de documentos multiplataforma. Feito pela comunidade para o ambiente de desktop KDE, é possível instalá-lo em outros ambientes gráficos. Ele também suporta outros formatos de arquivo como: postscript, DjVu, XPS além é claro de PDF.

Focado em recursos além da leitura, o Okular disponibiliza funções como anotações de página, extração de texto de um arquivo PDF, marcadores e muito mais. Ele é um software leve e pode ser executado em equipamentos modestos, trabalhando com arquivos PDF grandes muito bem.
Atril, leitor PDF do MATE e XFCE
Atril é um leitor de documentos distribuído com o ambiente de desktop MATE,que guarda grande semelhança ao Evince em sua interface de usuário. Esta alternativa ao Adobe Reader é um leitor de documentos leve e simples que você achará muito fácil de usar.

O Atril oferece recursos básicos, como personalização da interface do usuário, favoritos e miniaturas no lado esquerdo da janela. Ele suporta formatos de documentos como: PDF, PostScript entre outros. Além das distribuições que tem a interface MATE por padrão, é possível instalar o Atril em outras distribuições.
Xreader, leitor de PDF do Cinnamon
O Xreader é um software livre que faz parte do pacote de aplicativos criados pelos desenvolvedores do Linux Mint. Ele é baseado no Atril, sendo que os dois tem funções bem semelhantes,com apenas algumas mudanças visuais para se integrar com o ambiente Cinnamon.

Zathura, mais simples impossível
Zathura é um visualizador de documentos extremamente simples e leve, oferece recursos como pesquisa, navegação sem mouse, suporte a synctex, marcadores, recarregamento automático de documentos.

Sua interface de usuário é muito simples e funciona com recursos mínimos de hardware, focada totalmente em leitura ele suporta formatos de arquivo como PDF, PostScript, DjVu com a capacidade de estender o suporte a outros formatos através da instalação de plugins. Você pode instalar este visualizador de documentos através das lojas de aplicativos das principais distribuições Linux.
Abaixo temos um vídeo do canal Diolinux Clips demonstrando as principais características de algumas destas alternativas ao Adobe Reader, confira.
Você tem o hábito da leitura?
Quais alternativas ao Adobe Reader você utiliza no seu dia a dia?
Compartilhe conosco nos comentários.
Obrigado pela leitura. Até a próxima!