Notícias

Dos 100 jogos mais populares da Steam, 80% já funcionam no Linux

Conforme já demonstramos em muitos artigos aqui no blog, o investimento da Valve para tornar as distros Linux em boas plataformas para jogos causa um enorme impacto nessa cena, ao longo dos últimos anos.

Desde que começou com iniciativas como o lançamento do cliente da Steam para Linux em 2013 até a criação do Proton em 2018, e o anúncio do Steam Deck em 2021, a Valve inspirou um grande número de desenvolvedoras de jogos a investir em portar os seus títulos com o sistema operacional “do pinguim” ou compatibilizá-los com a Steam Play.

O que é o Proton?

O Proton é uma camada de compatibilidade, criada pela Valve, para tornar possível a execução de jogos de Windows nas distribuições Linux através da Steam.

Por ser baseado no Wine, o Proton não é um emulador. A sua função é traduzir as chamadas que os jogos de Windows fazem ao seu sistema operacional nativo para uma “linguagem” que as distros Linux possam entender e executar.

Conheça o ProtonDB

O ProtonDB, é um site que contém uma base de dados, criada pelos próprios usuários, que contém quais jogos da Steam rodam no Linux, como eles desempenham e quais procedimentos podem ser necessários para fazê-los funcionar.

O site utiliza um sistema de cores e rótulos para identificar como cada jogo roda no Linux, sendo eles:

  • Borked: O jogo não inicia ou é completamente não jogável.
  • Bronze: Inicia e é jogável, porém tem bugs ou problemas de performance que fazem com que a experiência não seja tão boa quanto em seu sistema nativo.
  • Silver: O jogo inicia e roda com algum bug pequeno, ou leve queda no desempenho quando comparado ao seu sistema nativo, mas é perfeitamente jogável.
  • Gold: O jogo roda perfeitamente após alguns ajustes.
  • Platinum: O jogo instala e roda perfeitamente, sem a necessidade de ajustes.
  • Native: O jogo é nativo para Linux.

Com base no sistema acima, podemos afirmar que os jogos da categoria “Gold” ou superior rodam no Linux tão bem quanto no Windows.

Dito isso, chegou a hora de vermos, em números, o quão possível é jogar no Linux hoje em dia.

Dos 1000 jogos mais populares da Steam, quantos rodam no Linux?

Segundo os dados do ProtonDB, 75% dos jogos 1000 jogos mais populares da Steam rodam no Linux tão bem quanto no Windows, ou com a necessidade de alguns ajustes simples.

protondb popular games

Esse é um forte indicador da evolução que a cena “linux gaming” tem crescido muito, visto que há alguns anos atrás esse número estava muito próximo do zero.

Quantos do “top 100 jogos mais populares da Steam” rodam no Linux?

Ao falarmos sobre um “top 1000” algumas pessoas podem argumentar que o milésimo jogo mais popular de uma plataforma não é realmente “popular”. Porém, esse argumento se torna menos válido à medida que nos aprofundamos nos dados.

protondb jogos steam

Ao pegarmos os dados referentes aos 100 jogos mais populares da Steam, segundo os dados obtidos dos próprios usuários, 80% deles rodam nas distros Linux tão bem quanto no Windows.

Top 10: um problema quase solucionado

Agora entramos naquele que é um dos pontos mais fracos dos sistemas Linux, no que diz respeito a jogos. Apenas 40% dos 10 jogos mais populares da Steam rodam bem no Linux.

protondb top 10

O maior problema, que tem feito jogos como “PUBG” e “Apex Legends” não funcionarem no Linux, são os temidos “anti-cheat”.

A boa notícia, é que o anúncio e o futuro lançamento do Steam Deck fez com que alguns dos maiores nomes no segmento de “anti-cheats”, finalmente, tomassem uma atitude em relação a isso.

O “BattlEye Anti-cheat” já deu um grande passo, e o suporte ao mesmo já foi adicionado ao Proton. Além disso, jogos que utilizam o “Easy Anti-cheat” também já anunciaram atualizações que os tornarão compatíveis com a camada de compatibilidade da Valve.

88% de jogos funcionando perfeitamente

O ProtonDB também oferece uma opção para sincronizar a sua conta da Steam com o site. Desta forma, é possível verificar como os jogos da sua biblioteca funcionam no Linux.

Para a minha grata surpresa, dos 91 jogos que possuo na minha biblioteca da Steam, 81 possuem a classificação “Gold” ou superior. Em outras palavras: 88% dos meus jogos na Steam funcionam tão bem no Linux quanto no Windows.

Você joga no Linux? O quê você pensa sobre  o crescimento das distribuições Linux como sistemas para jogos? Conte-nos a sua visão sobre esse assunto nos comentários abaixo!

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!