Em seu modelo mais básico, o novo console portátil da Valve Corporation, Steam Deck, possuirá 64GB de armazenamento eMMC e isso faz com que potenciais usuários do dispositivo se preocupem em relação a quanto espaço de armazenamento sobrará para a instalação dos jogos sem conectar um cartão microSD, considerando que o sistema operacional consumirá uma parcela.
Inicialmente, foi revelado que o SteamOS, o sistema operacional baseado em Linux que acompanhará o Steam Deck, consumiria 24GB do espaço disponível, mas isso mudou recentemente.
SteamOS tem tamanho reduzido para 10GB no Steam Deck
Graças a uma postagem de um desenvolvedor no fórum MetaCouncil, em fotos compartilhadas internamente, a Valve postou changelogs para aqueles parceiros com kits de desenvolvedores do Steam Deck. Eles mostram que o sistema operacional do Steam Deck agora ocupa cerca de 10GB de espaço, 14GB a menos que seu tamanho inicial.
O SteamOS agora ocupará 15% dos 64GB de armazenamento disponíveis no modelo básico do Steam Deck, em vez dos 37,5% que ocuparia inicialmente.
Sendo assim, o Steam Deck de baixo custo deve contar com cerca de 50GB livres. Não é muito, é claro, especialmente considerando o tamanho gigantesco de alguns jogos da atualidade, mas, convenhamos, um sistema operacional que consome apenas 10GB de armazenamento é impressionante.
Será possível reduzir ainda mais o tamanho do SteamOS?
O fato da Valve ter conseguido encolher o tamanho do sistema operacional de 24GB para impressionantes 10GB, sugere que a empresa poderia reduzir ainda mais o tamanho do SteamOS antes que as primeiras unidades sejam lançadas em fevereiro.
Porém, considerando o tamanho dos novos jogos, os compradores do modelo básico, provavelmente, ainda precisarão expandir seu armazenamento com um cartão SD, afinal, muitos jogos para PC atualmente ultrapassam facilmente os 50GB.
E você, o que achou da novidade?
Um forte abraço e até a próxima.