steam deck
Notícias

SteamOS ocupará 10GB na memória do Steam Deck

Em seu modelo mais básico, o novo console portátil da Valve Corporation, Steam Deck, possuirá 64GB de armazenamento eMMC e isso faz com que potenciais usuários do dispositivo se preocupem em relação a quanto espaço de armazenamento sobrará para a instalação dos jogos sem conectar um cartão microSD, considerando que o sistema operacional consumirá uma parcela.

Inicialmente, foi revelado que o SteamOS, o sistema operacional baseado em Linux que acompanhará o Steam Deck, consumiria 24GB do espaço disponível, mas isso mudou recentemente.

SteamOS tem tamanho reduzido para 10GB no Steam Deck

Graças a uma postagem de um desenvolvedor no fórum MetaCouncil, em fotos compartilhadas internamente, a Valve postou changelogs para aqueles parceiros com kits de desenvolvedores do Steam Deck. Eles mostram que o sistema operacional do Steam Deck agora ocupa cerca de 10GB de espaço, 14GB a menos que seu tamanho inicial.

O SteamOS agora ocupará 15% dos 64GB de armazenamento disponíveis no modelo básico do Steam Deck, em vez dos 37,5% que ocuparia inicialmente.

842653491639657156gol1

Sendo assim, o Steam Deck de baixo custo deve contar com cerca de 50GB livres. Não é muito, é claro, especialmente considerando o tamanho gigantesco de alguns jogos da atualidade, mas, convenhamos, um sistema operacional que consome apenas 10GB de armazenamento é impressionante.

Será possível reduzir ainda mais o tamanho do SteamOS?

O fato da Valve ter conseguido encolher o tamanho do sistema operacional de 24GB para impressionantes 10GB, sugere que a empresa poderia reduzir ainda mais o tamanho do SteamOS antes que as primeiras unidades sejam lançadas em fevereiro.

Porém, considerando o tamanho dos novos jogos, os compradores do modelo básico, provavelmente, ainda precisarão expandir seu armazenamento com um cartão SD, afinal, muitos jogos para PC atualmente ultrapassam facilmente os 50GB.

E você, o que achou da novidade?
Um forte abraço e até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
98 postagens

Sobre o autor
Opa! Fala, meus consagrados. Me chamo Durval Henrique, mais conhecido por aí como Lavrudinho. Apaixonado pelo conceito de tiling window manager, entusiasta da tecnologia em geral e um projeto de desenvolvedor web.
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

GNOME Foundation quer deixar de operar em déficit 

Notícias

Microsoft abre o código de versões do MS-DOS

Notícias

NVIDIA contribui com drivers de código aberto