Por padrão, o GNOME Shell exibe as notificações do sistema na parte central superior da tela. A localização faz total sentido, dada a forma que a interface é construída. Porém, uma das maiores vantagens de se utilizar uma distro Linux é o poder de personalização. No Linux, a forma “correta” de se utilizar algo, é a forma que você quiser.

Veja como personalizar vários aspectos do GNOME Shell com poucos cliques e sem utilizar o terminal.

O poder de customização do GNOME

Mesmo não tendo, por padrão, as possibilidades de personalização que o KDE Plasma, o GNOME Shell também tem as suas “cartas na manga”. As famosas e polêmicas extensões são, sem dúvidas, as principais ferramentas de personalização para a interface.

Três dessas extensões são as protagonistas do artigo de hoje. Com elas, você conseguirá alterar tanto a localização, quanto as animações das notificações do GNOME Shell, além de vários outros detalhes.

Como instalar extensões no GNOME Shell

Antes de começarmos, você precisa saber como instalar extensões no GNOME através do site “gnome shell extensions”. O procedimento é extremamente simples, e, caso tenha dúvidas, confira o artigo que fizemos sobre o assunto.

Para acessar as configurações adicionais da “Notification Banner Reloaded” e da “Just Perfection”, você precisará de uma aplicação chamada “Extensions”, que serve para gerenciar as extensões do GNOME.

O “Extensions” pode ser instalado em qualquer distro através da sua versão em Flatpak.

Simples, porém eficaz

Se você não gosta de muitas opções e prefere soluções simples, com o menor número possível de cliques, a “Notification Banner Position” é o que você procura.

notification banner position

Uma vez instalada, essa extensão irá, automaticamente, mover as suas notificações para o canto superior direito da tela. Nenhuma configuração adicional é necessária.

O “meio termo” perfeito

Com algumas opções de customização, mas sem excessos. A “Notification Banner Reloaded”, como o próprio nome já diz, é uma versão “incrementada” do item anterior.

notification banner reloaded

Com ela, você poderá mover as suas notificações para seis localizações diferentes ao redor da sua tela, escolher entre 4 animações diferentes, além de definir o tempo de execução para essas animações.

O “pacote completo” de possibilidades

Por fim, temos a extensão “Just Perfection”. Como o seu próprio nome já diz, é a escolha perfeita para quem quer modificar muito mais do que apenas as notificações.

just perfection

Com a “Just Perfection” você poderá alterar, literalmente, dezenas de opções relacionadas a interface do GNOME Shell. Alguns exemplos são:

  • Alterar o tamanho e a posição do painel;
  • Alterar a posição do relógio;
  • Escolher a localização e animações das notificações;
  • Ocultar e exibir ícones no painel;
  • Ocultar o painel por completo;
  • Alterar o tema do shell, e muito mais.
gnome shell

Além disso, conforme pode ser visto na imagem acima, a “Just Perfection” possui “perfis” para deixar o sistema com um aspecto minimalista, extremamente minimalista, ou retornar às configurações padrões.

Isso é tudo pessoal! 😉


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Top 3 leitores de E-book para LinuxO formato de arquivo e-book está em alta no mercado por ser totalmente versátil para leitura em vários dispositivos e no artigo de hoje, você irá conhecer 3 leitores de e-book para Linux.
Continue lendo

Top 3 leitores de E-book para Linux

O formato de arquivo e-book está em alta no mercado por ser totalmente versátil para leitura em vários dispositivos e no artigo de hoje, você irá conhecer 3 leitores de e-book para Linux.