O GNOME é sem dúvida um dos projetos mais conhecidos do mundo Linux e em muitos casos, é a interface com a qual os novos usuários do sistema tem o primeiro contato, por ser utilizado em projetos de grande visibilidade como Ubuntu, Fedora, Zorin e Pop!_OS.
Para ajudar novas pessoas a migrarem para sistemas baseados em Linux, a equipe do projeto criou um site onde apresenta alguns dos aplicativos que fazem parte de seu ecossistema.
Vamos falar um pouco sobre o GNOME Apps, o lugar ideal para você conhecer os aplicativos que se integram ao GNOME Desktop.
Uma verdadeira vitrine
Se você utiliza Linux há algum tempo, deve estar familiarizado com aplicativos do GNOME, como o Nautilus, Calculadora e o GNOME Disks por virem instalados com a interface, mas você conhece todos os aplicativos do projeto?
Ao abrirmos o site, temos acesso a três categorias:
- Aplicativos Core: O núcleo do GNOME, geralmente são pré-instalados em sistemas que utilizam a interface e cobrem as tarefas mais comuns. Alguns deles são o Nautilus, Gedit e GNOME Terminal.
- Aplicativos Circle: São aplicativos que estendem o ecossistema do GNOME e não são necessariamente desenvolvidos pelo projeto, porém seguem seu HIG (Diretrizes de Interface Humana). Alguns deles são o Apostrophe, Fragments e Video Trimmer.
- Aplicativos de desenvolvimento: Aplicativos que ajudam a projetar e desenvolver novos softwares, além de contribuir com existentes. Entre eles temos o GNOME Builder, Contraste e DevHelp.
Uma biblioteca do GNOME
Através do GNOME Apps, podemos conhecer vários aplicativos incríveis desenvolvidos tanto pelo próprio projeto, quanto pela comunidade.
Embora sejam apresentados diversos aplicativos em GTK (que é o padrão do GNOME), você não encontrará alguns projetos como o Cawbird, Foliate e o Geary, isso porque eles não fazem parte do GNOME Circle.
Os aplicativos apresentados nesta visão geral com curadoria são todos construídos com a filosofia GNOME em mente. Eles são fáceis de entender e simples de usar, apresentam um design consistente e polido e fornecem uma atenção notável aos detalhes. Naturalmente, eles são softwares livres e têm o compromisso de fazer parte de uma comunidade acolhedora e amigável. Esses aplicativos se integrarão perfeitamente à sua área de trabalho GNOME.
A beleza está nos detalhes
Sem dúvida nenhuma, o site GNOME Apps é um dos mais bonitos que eu já vi. Ele apresenta diversas informações e capturas de tela. Trazendo um visual “clean” e bem responsivo, para você poder acessá-lo de qualquer dispositivo.
Ao rolarmos a página, encontramos uma seção que mostra quem são os mantenedores do software, além de algumas informações como o último lançamento e a disponibilidade de tradução.
Existe também uma seção chamada “Envolva-se” onde podemos ajudar a traduzir o aplicativo, além de poder, dar feedback ou realizar doações para o projeto. A opção de baixar o aplicativo através do GitHub também está nesta seção, porém, acredito que ficou meio desconexa.
Parte do design que vemos no site do GNOME Apps está disponível também na nova GNOME Software que acompanha o GNOME 41.
Acessando o GNOME Apps
Caso você tenha ficado curioso quanto ao projeto ou queira apresentá-lo para algum amigo que ainda não conhece Linux e deseja migrar futuramente, basta acessar o site oficial do GNOME Apps através de qualquer dispositivo.
O que você achou do site? Descobriu algum aplicativo novo para testar? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!