O GNOME é um dos projetos mais falados do mundo Linux e desde o anúncio de sua versão 40, vem sendo o centro das atenções, trazendo ainda mais polimentos e recursos.
Com pouco menos de um mês para o lançamento do GNOME 41, a equipe de desenvolvimento liberou a versão beta para os usuários que desejam testar o que há de novo na interface e em seus novos aplicativos.
No artigo de hoje, irei te mostrar algumas das novidades presentes no GNOME 41.
Mais opções de configuração
Embora o GNOME seja muito conhecido por remover recursos, as novas versões estão contrariando essa fama e trazendo novas opções de configurações para os seus usuários. Dentre algumas delas temos:
Configurações para multitarefas
O ambiente desktop GNOME foi pensado para ser usado em situações de multitarefas, oferecendo à seus usuários uma infinidade de áreas de trabalho virtuais, atalhos de teclado e uma interface limpa, para que seu foco seja na tarefa que deve ser feita.
A versão 40 introduziu várias melhorias nesse sentido, e agora a versão 41 do GNOME traz algumas opções de customização que vários usuários sentem falta em uma nova seção nas configurações chamada de “Multitarefa”.
Essa seção traz algumas das configurações que antes estavam disponíveis apenas no GNOME Tweaks, como por exemplo:
- Desativar o “Hot Corner”;
- Desativar bordas de tela ativas (arrastar a janela para uma borda e ela se redimensionar);
- Definir o comportamento das áreas de trabalho virtuais em múltiplos monitores;
- Selecionar entre áreas de trabalho fixas ou virtuais.
Aprimorado para telefones
Com diversos dispositivos móveis que utilizam sistemas baseados em Linux, como o PinePhone, a equipe do GNOME decidiu trazer uma seção chamada “Celular” em sua versão 41.
O objetivo é auxiliar na configuração de conexões móveis e modems de internet. Assim como outros painéis do Configurações do GNOME, ele apenas aparecerá se você estiver utilizando o GNOME 41 em um dispositivo móvel.
Opções de energia
O GNOME 40 apresentou os perfis de energia no aplicativo de configurações e para ficarem ainda mais acessíveis, a nova versão da interface exibirá essas opções diretamente no menu de status (onde ficam as configurações de volume, desligar o PC, entre outras).
Além disso, a equipe trabalhou em melhorar a integração dos perfis de energia. Por exemplo, o modo de baixa energia é ativado automaticamente quando o dispositivo estiver com um nível baixo de bateria (é possível desativar essa função).
Outra função interessante é que alguns aplicativos podem solicitar a troca do perfil de energia. Por exemplo, um jogo pode pedir para que o usuário ative o modo de alto desempenho.
Pequenas mudanças
Além das principais mudanças citadas acima, o GNOME 41 trará pequenos ajustes em outros painéis existentes, como uma configuração que te permite desligar as animações da interface no menu de acessibilidade e uma nova arte para realizar testes nas configurações de teclado e mouse.
Os aplicativos do GNOME
Além da interface gráfica, a equipe do GNOME está trabalhando em otimizar e renovar o visual de seus aplicativos, além de trazer novas funções. Vamos conferir algumas das próximas atualizações:
A “nova” GNOME Software
Sem dúvida nenhuma, um dos softwares mais importantes que o projeto GNOME oferece é a GNOME Software. A mais conhecida loja de aplicativos do mundo Linux que é utilizada em diversas interfaces ganhou um novo design em sua versão 41.
O banner de aplicativo em destaque agora é baseado em ícones e a nova página inicial está mais colorida e com um layout mais ousado, trazendo botões de categoria que lembram a AppCenter e algumas informações dos aplicativos em destaque.
A página de instalação de aplicativos também recebeu melhorias e agora está bem mais bonita e coesa, trazendo blocos para exibir as informações do aplicativo para os usuários, além de destacar melhor as capturas de tela do software.
Além das mudanças citadas acima, existem algumas outras melhorias, como uma nova caixa de diálogo, ícones novos e melhorias de responsividade.
GNOME Calendar
Outro aplicativo que passou por algumas mudanças é o GNOME Calendar, que agora pode ser definido como o aplicativo de calendário padrão graças a sua recente compatibilidade com o formato .ics.
A versão 41 do aplicativo poderá abrir e gerenciar estes arquivos, permitindo que você os adicione a qualquer calendário pré-configurado no aplicativo. Além disso, ele possui um novo “popover” que te permite ver de forma mais fácil as informações de eventos ao passar o mouse.
Utilizando desktops remotos
Se você trabalha com diferentes desktops remotos no seu dia a dia, a equipe do GNOME tem um grande surpresa para você. A versão 41 trará um novo aplicativo chamado Connections (Conexões em português).
O GNOME Connections permitirá aos usuários conectar e alternar entre sessões de desktop remotas ao mesmo tempo.
Novos recursos para o Nautilus
O gerenciador de arquivos Nautilus também traz algumas pequenas mudanças, como uma nova caixa de diálogo para a função de compactar arquivos, com suporte à criação de arquivos .zip criptografados.
Além disso, a pasta Lixeira ganha uma nova barra de informações que mostra aos usuários se o esvaziamento automático da pasta está ativo e traz um link rápido para as configurações de privacidade, onde é possível desativar essa função.
Ainda mais desempenho
A cada versão que se passa, a equipe do GNOME trabalha em deixar sua interface cada vez mais rápida, e dessa vez não foi diferente, já que o gerenciador de janelas “Mutter” passou por uma limpeza significativa de código.
Dentre algumas melhorias temos:
- Os monitores com baixas taxas de atualização irão se beneficiar de uma latência de entrada reduzida;
- Gestos multitoque se comportam de forma mais consistente;
- Transições do espaço de trabalho são descritas como mais contínuas.
Utilizando o GNOME 41
Caso você queira testar a nova versão da interface antes de seu lançamento oficial, é possível utilizar o GNOME OS para ter uma ideia do que está por vir. Lembre-se que esta ISO funciona apenas no aplicativo de virtualização GNOME Boxes.
Qual das novidades apresentadas você mais curtiu? Conte pra gente através dos comentários e até o próximo artigo!