As novas diretrizes de interface humana do GNOME

As novas diretrizes de interface humana do GNOME

O projeto GNOME é sem dúvida um dos mais conhecidos e utilizados no mundo Linux e está sempre inovando, seja inserindo ou retirando recursos em seu ambiente gráfico. 

Após sua bem sucedida mudança de design e migração para GTK 4 que acompanhou o lançamento do GNOME 40, a equipe começou a trabalhar as novas Diretrizes de Interface Humana (Human Interface Guidelines ou HIG), que irão deixar os aplicativos do projeto ainda mais coesos.

Curioso para saber o que vai mudar com as novas diretrizes? Então prepare sua bebida favorita, sente-se confortavelmente e vamos falar sobre a plataforma GNOME.

O que são as diretrizes de interface humana?

Ao utilizar aplicações GNOME, é bastante perceptível que o padrão de design utilizado é comum entre todas elas, seja um explorador de arquivos, navegador de internet ou até mesmo um editor de textos.

image 11

Esse padrão só existe graças às diretrizes de interface humana (HIG), que funcionam como “guias” para que os desenvolvedores de aplicações possam oferecer um visual coeso e familiar para seus usuários.

Caso você seja um desenvolvedor de aplicações ou apenas um usuário curioso que deseja aprender mais, o projeto GNOME possui uma página dedicada às diretrizes de interface humana.

Uma nova era para a plataforma GNOME

Com todas as mudanças que o projeto está oferecendo, é bastante comum que algumas peças-chave fiquem desatualizadas ao longo do caminho e o HIG é uma dessas peças.

Assim como o projeto elementary OS, o GNOME está se preocupando cada vez mais com seu design e experiência de usuário e embora no passado eles não tivessem todas as peças no lugar, hoje em dia o sistema de design é muito mais abrangente, integrado e consistente.

A plataforma viu muitas melhorias, após o lançamento do GTK4 e o desenvolvimento de novas libs, como a libadawaita e a libhandy, que incluem vários recursos que designers e desenvolvedores podem tirar proveito.

Além disso, graças aos desenvolvedores Bilal e Zander, os desenvolvedores possuem novos aplicativos de design. Alguns deles são: App Icon Preview, Symbolic Preview, Icon Library, Color Palette e Typography.

Mais próximo dos desenvolvedores

As versões anteriores da documentação disponível na HIG exigiam que os desenvolvedores utilizassem widgets prontas, basicamente cortando e colando os códigos, ou escrevendo sua própria interface de usuário personalizada, e, muitas vezes, o que devia ser feito não estava tão claro. Já a nova versão da HIG pretende acabar com isso e ter um relacionamento mais próximo dos desenvolvedores. 

Cada padrão de design terá um widget correspondente incluído na plataforma do desenvolvedor, fazendo referência explícita e garantindo que tudo que a HIG descreve pode ser implementado.

Para aproximar ainda mais a HIG da plataforma GNOME, houveram algumas mudanças em termos, para garantir que os designers e os desenvolvedores estejam falando a mesma língua.

Algumas mudanças na HIG

Embora a maior parte das mudanças sejam adições ou reestruturações de conceitos existentes, caso você seja um responsável por alguma aplicação GNOME, vale a pena estar ciente de algumas delas.

Atualizações de Widgets

Dentre as principais mudanças, a HIG contém conselhos sobre o uso de novos widgets e recomendações sobre como onde usar um novo widget no lugar de um já existente. Isso irá garantir que os usuários tenham uma interface ainda mais moderna e funcional.

Painéis utilitários

Um painel utilitário é a atualização da tão famosa barra lateral que existe em vários aplicativos GNOME. Ele traz um visual bastante moderno para aplicações, além de ser bem mais responsivo, principalmente quando o assunto são dispositivos mobile e touch screen.

image 10

Acessibilidade

A acessibilidade é um tema bastante importante e as novas diretrizes de interface humana do GNOME irão integrar a acessibilidade como uma diretriz padrão, como já deveria ser. Caso você utilize o antigo guia de acessibilidade, é recomendado que você migre para o HIG.

Os próximos passos da atualização

A nova versão das diretrizes de interface humana ainda não está pronta para substituir a antiga e está hospedada em um local temporário. Alguns desenvolvedores da equipe irão trabalhar em uma atualização para o site “developer.gnome.org” e irão lançar a nova HIG juntamente com ele.

Você utiliza GNOME? O que acha das mudanças que a equipe está planejando? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Conheça o fantástico Gnome 3.18
Continue lendo

Conheça o fantástico Gnome 3.18

O Gnome Team produziu um vídeo para anunciar a nova versão do Gnome, e cá entre nós, eles está anda mais bonito e com mais funcionalidades, dúvida? Vamos conhecer o novo Gnome então!
Coloque emblemas em pastas do Nautilus!
Continue lendo

Coloque emblemas em pastas do Nautilus!

Um recurso muito comum nos "idos do GNOME 2" eram os emblemas em pastas do Nautilus, curiosamente, tal recurso ainda existe nativamente em gerenciadores de arquivos como o Caja, do ambiente MATE (que deu continuidade ao GNOME 2) e no Nemo, do ambiente Cinnamon. Apesar de ter passado por diversas mudanças, o Nautilus ainda tem suporte a essa ferramenta.
Como instalar Extensões do GNOME Shell no Ubuntu
Continue lendo

Como instalar Extensões do GNOME Shell no Ubuntu

Com a chegada do Ubuntu 18.04 LTS com o GNOME Shell a possibilidade de estender as funcionalidades da interface através de extensões começou a chamar a atenção das pessoas, especialmente as que estão tendo contato com o GNOME somente agora por conta do Ubuntu. Atendendo a pedidos de alguns leitores que não conseguiram instalar as extensões no novo Ubuntu, vamos aqui fazer uma apanhado de como isso funciona.