Passamos por um mês repleto de lançamentos de sistemas operacionais e se você pensou que o mês de setembro seria um pouco mais calmo, saiba que ainda existem mais novidades por vir.

A distribuição da vez é o Linux Mint, que está preparando algumas melhorias visuais em sua interface Cinnamon que provavelmente chegarão em sua versão 20.3 e um grande projeto que irá ao ar ainda este mês.

Uma aparência renovada

Antes de falarmos do principal lançamento do projeto para este mês, vamos dar uma olhadinha no trabalho que a equipe está realizando com a aparência do sistema.

Melhorias no Mint-Y

O tema padrão do sistema “Mint-Y” está sendo simplificado para parecer menos complexo e funcionar melhor em uma variedade de casos. Dentre as modificações temos:

  • Ao invés de temas separados para a barra de título (um claro e um escuro), o novo Mint-Y contará apenas com um tema para a barra de título que se ajustará dinamicamente ao tema de aplicativo selecionado;
  • As variantes do tema que tinham baixa compatibilidade com temas de ícones “mono” serão descontinuadas;
  • O tema Mint-Y-Cinnamon contará com um tema claro para o painel, embora o modo escuro continue como padrão;
  • O tema oferecerá suporte a aplicativos em dark mode.

Além das mudanças citadas acima, o tema de ícones padrão do Linux Mint recebeu novos emblemas.

image 34

Obedecendo ao modo escuro

Agora, mesmo que você utilize o tema claro em todo o sistema, alguns aplicativos se manterão no tema escuro. Para a versão 20.3, a equipe tirou vantagem do recurso e irá enviar alguns aplicativos com o modo escuro por padrão. Dentre eles temos:

Isso não significa que você será obrigado a utilizar o tema escuro nestes aplicativos, pois será possível alterar o tema padrão em suas configurações.

Vale dizer que este comportamento para o modo escuro funcionará com o Cinnamon, Marco (gerenciador de janelas do MATE) e o Metacity, mas não com o Xfwm (gerenciador de janelas do XFCE).

As novas barras de título

A equipe do Linux Mint reparou que a barra de título do Ubuntu é bastante semelhante à entregue no sistema, porém, com ícones bem mais intuitivos para maximizar, minimizar e fechar os aplicativos.

Agora a zona de foco ao redor dos ícones será um pouco maior, facilitando o clique nestes botões e deixando as sombras mais consistentes entre as janelas de aplicativos.

Outra mudança em que a equipe está trabalhando é remover o círculo ao redor do ícone de fechar em janelas que estão fora de foco, reduzindo a quantidade de destaque no resto da área de trabalho do Linux Mint.

image 33

A equipe está revisando outros aspectos no design do Cinnamon, dentre eles temos o suporte ao GTK4, variações de cores, a barra lateral do Nemo, ícones simbólicos e os sons na área de trabalho. 

Provavelmente teremos notícias de futuras atualizações de design em breve.

Um novo site para Linux Mint

O novo site apresenta um visual bastante chamativo e bem menos “anos 2000”, e deixa o processo de baixar o sistema operacional ainda mais intuitivo, agora que temos um botão de download.

image 32

O design do site foi apresentado há um mês e segundo os desenvolvedores, ele está 75% completo e será lançado ainda este mês. Ainda existem alguns trabalhos em andamento em relação aos logotipos e contraste.

O grande questionamento é, se o site ficou pronto em pouco mais de um mês, porque esperar anos para lançá-lo? Ainda não temos uma resposta oficial, mas caso você queira acompanhar o desenvolvimento do site, basta acessar o github do projeto.

O que você achou destas novidades? Está ansioso para conhecer o novo site do projeto? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Novidades de abril do Linux Mint
Continue lendo

Novidades de abril do Linux Mint

O Linux Mint divulgou recentemente seu relatório mensal e trouxe várias novidades para os usuários, principalmente quanto a nova versão de sua interface.