GNOME 40 chegou com tudo!

GNOME 40 chegou com tudo!

O ambiente desktop do GNOME é um dos mais atrativos e produtivos do mundo Linux, e, isso se deve ao fato de ser algo completamente diferente do que já estávamos acostumados ao utilizar outras interfaces e sistemas operacionais.

Ele sempre foi um projeto adepto a mudanças e dessa vez não seria diferente, pois durante o estágio de desenvolvimento do GNOME 40, pudemos presenciar inúmeras mudanças, que vão desde o design da interface até o versionamento do projeto.

O GNOME 40 é o resultado de 6 meses de trabalho, contendo de 24.571 alterações que foram realizadas por aproximadamente 822 colaboradores e agora está oficialmente lançado.

O que mudou?

Bem, ocorreram várias mudanças ao longo do desenvolvimento da interface, vamos falar um pouco sobre algumas delas.

Uma visão de atividades atualizada

Sendo uma das mudanças mais chamativas no sistema, a visão de atividades é o coração do GNOME, já que através dela o usuário tem acesso às aplicações abertas e ao menu de aplicativos.

001 Atividades

Na versão 40 da interface, as áreas de trabalho virtuais deixam de ser verticais e passam a ser horizontais, além da nova posição da dock do sistema que passa da esquerda para a parte inferior da tela de forma centralizada e flutuante (parecida com a de outro sistema).

Essas mudanças, que foram estudadas pela equipe, garantem mais conforto e produtividade ao usuário, através de seus atalhos e gestos.

E por falar na dock…

Além da nova posição da dock, ela ganhou algumas funcionalidades bastante interessantes que certamente irão agradar alguns usuários.

Chega de ícones duplicados

No GNOME 40, ao favoritar um ícone na dock ele automaticamente irá sumir do menu principal. Esse comportamento evita que existam ícones duplicados no sistema.

002 Dock favoritos

Embora o ícone não apareça no menu, ele será mostrado nas pesquisas feitas no painel de atividades.

Ícones separados

Outro comportamento que podemos encontrar na dock, é a separação de ícones favoritos ou não, de forma semelhante ao que encontramos no Mac OS.

003 Dock

Os ícones à esquerda da barra são os favoritos, enquanto os da direita não foram favoritados pelo usuário. Essa mudança dá um novo toque a algo que usamos com muita frequência na interface.

Um novo comportamento no futuro?

Uma mudança que alguns usuários de GNOME, inclusive eu gostaria de ver no sistema em suas próximas versões do sistema, seria o comportamento de mostrar a dock fora do painel de atividades.

Com as mudanças que ela ganhou, seu uso ficaria bastante agradável caso ela não estivesse atrelada a uma tela específica do sistema, mas, pudesse ser acessada em qualquer lugar do mesmo.

Uma grade de aplicativos customizável

Ao longo das versões 3.XX da interface, foram introduzidas funções para que a grade de aplicativos fosse o mais produtiva possível e ao que tudo indica, o GNOME 40 conseguiu realizar esse feito.

004 menu

A grade de aplicativos continua exibindo apenas 24 ícones, porém eles se adaptam a resolução da tela e são mostrados da melhor forma possível. Além disso, existe a possibilidade de criar pastas de aplicativos e alterar a posição dos ícones e pastas disponíveis.

Melhorias em aplicativos

Além da interface, os aplicativos do GNOME também receberam uma atenção especial, já que muitos deles tiveram que ser alterados para se integrarem ao GTK 4.

Uma mudança total

O aplicativo “Weather” (Meteorologia) foi totalmente redesenhado para o GNOME 40 e agora está mais bonito e funcional do que nunca.

005 Weather

O novo design possui duas visualizações, sendo uma que mostra a previsão para as próximas 48 horas, e uma que mostra a previsão para os próximos 10 dias. 

006 wheather

Esse novo design é bastante responsivo e fica bastante agradável para uso em smartphones como os pinephones.

Outro aplicativo que ganhou melhorias foi o navegador de internet GNOME Web (também conhecido como Epiphany). Na versão 40 do software, ele ganhou um novo design de abas que ficou bem mais poderoso e fácil de usar.

007 Epiphany edited

Além disso, agora é possível definir o Google como o site padrão de pesquisa no navegador caso o usuário deseje.

Uma repaginada na GNOME Software

A GNOME Software é a loja oficial da interface e através dela é possível realizar instalação e atualização de aplicativos no sistema. Ela ganhou um pequeno upgrade e em sua versão 40, o banner principal ganhou um novo tamanho.

008 software

Onde encontrar o GNOME 40?

O GNOME 40 acabou de ser lançado e ainda não está disponível nos repositórios das principais distribuições. Caso você esteja utilizando o Ubuntu, saiba que o GNOME 40 não será utilizado em seu próximo lançamento, o 21.04.

Caso você queira colocar as mãos no GNOME 40 o mais rápido possível, ele está disponível no Fedora 34 Beta, OpenSUSE e no GNOME OS.

O que você acha do GNOME 40? Pretende usá-lo? Deixe para gente nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
GNOME arrecada mais de 1 milhão de dólares em 2018
Continue lendo

GNOME arrecada mais de 1 milhão de dólares em 2018

O projeto GNOME é um dos maiores no mundo Linux, engana-se quem pensa que apenas o Gnome-Shell (interface gráfica) é sua única atuação. São diversos projetos que englobam em um vasto e rico ecossistema. Não obstante, empresas e colaboradores investem na Fundação GNOME. Mesmo sendo uma organização sem fins lucrativos, dinheiro “ainda é o que move o mundo” e iniciativas open source, além da contribuição com código, necessita de recursos financeiros.