O ONLYOFFICE é uma suíte de escritório multi-plataforma desenvolvida pela empresa letoniana Ascensio System SIA. Disponível gratuitamente, ele é uma ótima opção de suíte office, para quem deseja migrar do Microsoft Office.

Além de uma suíte office com editor de textos, planilhas e slides, o ONLYOFFICE conta com uma versão chamada de Workspace, que possui ferramentas de e-mail, chat instantâneo, calendário, e outras funções úteis para empresas.

Recentemente, o software chegou em sua versão 6.1, trazendo várias novidades tanto em suas funções quanto em sua compatibilidade com novos hardwares. Prepare sua bebida favorita e vamos conferir as novidades dessa versão.

Melhorias no ONLYOFFICE Planilhas

Em várias empresas, a aplicação de planilhas é uma das mais utilizadas, seja por uma única pessoa ou por uma equipe, pensando nisso, a equipe do ONLYOFFICE trouxe algumas melhorias nesta aplicação.

Exibição de folha para planilhas colaborativas

Algo bastante comum ao trabalharmos em planilhas colaborativas é o grande fluxo de informações que são alteradas, e isso pode atrapalhar alguns membros da equipe. 

Pensando nisso, a versão 6.1 traz a “exibição de folha”, onde você pode criar um filtro que irá alterar apenas a visão de seus dados, sem afetar os colaboradores da planilha. Isso pode ajudar bastante ao trabalhar em grandes planilhas.

Além disso, é possível nomear essas exibições e salvá-las para uso posterior, estando disponíveis para qualquer pessoa que tenha acesso a seu arquivo. Essa função está disponível na guia “ver”.

001 Exibicao em folha

Edição de dados em gráficos

Outro recurso bastante utilizado por usuários em uma aplicação de planilhas são os gráficos, e a versão 6.1 trouxe melhorias para os mesmos, permitindo reorganizar e editar facilmente séries e categorias de dados.

002 graficos

Melhorias no ONLYOFFICE Docs

A aplicação de edição de documentos não poderia ficar de fora e também recebeu várias melhorias e recursos. Confira algumas mudanças.

Trabalhando com referências

O ONLYOFFICE Docs agora permite trabalhar com novos tipos de referências, que podem ser bastante úteis para quem está realizando um trabalho acadêmico ou de pesquisa.

Notas finais

Nesta nova versão, é possível criar e editar, trocar e excluir notas finais, além de converter suas notas de rodapé em notas finais e vice-versa. Essa função está disponível na aba “Referências” > “Notas de rodapé”.

003 nota final

Referências cruzadas

Referências cruzadas, permitem criar links para outras partes do documento, seja um gráfico, tabela, marcador, capítulo, etc.  A função está disponível na aba “Referências” > “Referência cruzada”

004 referencia

Contagem de linhas

A nova versão do ONLYOFFICE pode contar automaticamente o número de linhas disponíveis no documento e exibi-lo ao lado de cada linha do texto. Isso pode ser útil em alguns casos como por exemplo, se referir a uma linha específica em um contrato.

A função pode ser encontrada na aba “Layout” > “Números de linha”.

005 numeros

Melhorias na revisão

Os três editores ganharam melhorias de revisão, que podem ser bastante úteis para alguns usuários. 

Em documentos e planilhas, você também pode escolher se deseja usar a correção automática à medida que digita. Além disso, é possível editar as opções de correção automática matemática para equações e funções.

Para ativar a função, basta ir em: Arquivo, configurações avançadas, revisão.

A partir desse menu, é possível alterar todas as configurações de revisão disponíveis.

Suporte para processadores Apple

A Apple anunciou há algum tempo que seus computadores irão utilizar processadores ARM com chip M1 desenvolvidos pela própria empresa. Isso pode atrapalhar o funcionamento de várias aplicações que foram desenvolvidas para processadores Intel.

O ONLYOFFICE irá funcionar nesses processadores, sendo executado através do Rosetta 2, um software que traduz as aplicações desenvolvidas para processadores Intel para os Macs M1.

Segundo o site do projeto, no próximo lançamento teremos uma edição nativa do software para os processadores Apple baseados em ARM.

Você utiliza o ONLYOFFICE? O que achou das novidades da aplicação? Deixe pra gente nos comentários e até o próximo artigo.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Porque o React é tão popular?
Continue lendo

Porque o React é tão popular?

Saiba um pouco mais sobre a tecnologia React e descubra alguns dos motivos que a tornaram tão popular entre os desenvolvedores front-end.