Tecnologia

Planilha completa de benchmark dos sistemas operacionais

Encontrar uma distro Linux para “chamar de sua” envolve uma boa dose de tentativa e erro, são tantas opções possíveis que não é difícil se perder entre as sutilezas que diferenciam os projetos.

E é aí que mora a importância das bases de dados, temos poucos sites que fornecem benchmark dos sistemas operacionais em português (Windows, Linux e macOS) e há algum tempo, passamos a incluir em nossos reviews de distros Linux os resultados de diversos testes de desempenho, para fornecer um ao menos um cenário de referência para nosso público.

Umas das dúvidas mais comuns e complexas para responder é sobre o desempenho dos sistemas operacionais em determinados equipamentos, cada conjunto de hardware é único até certo ponto, de forma que algo pode funcionar em um desktop e simplesmente pode não funcionar da mesma forma em outro.

O que são os benchmarks?

Segundo o verbete para benchmark da Wikipedia:

“Em computação, benchmark é o ato de executar um programa de computador, um conjunto de programas ou outras operações, a fim de avaliar o desempenho relativo de um objeto, normalmente executando uma série de testes padrão e ensaios nele.”

Existem diversos tipos de benchmarks possíveis, quando falamos de computadores (smartphones, tablets, desktops, servidores, etc.) podemos destacar dois grandes grupos:

  • Benchmarks Sintéticos: que utilizam programas que estimulam nos dispositivos testados um certo tipo de comportamento desejado, avaliando como o hardware se comporta em cenários específicos.
  • Benchmarks de Aplicação: simulam a execução de programas do “mundo real” no sistema, geralmente são testes focados em extrair o máximo do hardware para verificar quanto ele consegue suportar.

Qual o nosso método de testes?

É importante destacar que os benchmark dos sistemas operacionais que estamos fazendo aqui no Diolinux têm caráter informativo e de forma alguma tentam ser uma “análise definitiva” de qual distro é a mais rápida ou mais fluída. Existem tantas variáveis envolvidas em uma análise deste tipo, que acredito que uma conclusão é algo praticamente impossível.

Qual você deveria usar? Eu testei 20 Sistemas Linux e Windows diferentes

Para facilitar a rotina de testes e a comparação dos resultados, foi criada uma metodologia bem simples de reproduzir:

  • Sempre baixamos a ISO do site oficial do projeto;
  • Os sistemas operacionais são sempre atualizados para que os testes sejam efetuados;
  • Preferimos testar jogos que possuem uma ferramenta de benchmark inclusa, para diminuir a chance de erro humano;
  • Usamos as mesmas versões dos softwares de benchmark em todos os testes;
  • Quando existe a necessidade de captura de imagens, é utilizada uma placa externa, para evitar impactos no desempenho da máquina;
  • Nenhum outro software é rodado em background, além dos processos padrões do sistema, para realizar os testes, garantindo que a experiência seja a mais semelhante ao que se tem “out of the box”.

Benchmark dos sistemas operacionais

Desde que os benchmark dos sistemas operacionais foram adicionados nas reviews do canal, eles se tornaram um dos destaques do conteúdo! Ajudando muitas pessoas a terem ainda mais informação útil na hora de escolher uma distro Linux. Com mais de 40 distros testadas e atendendo aos pedidos deixados da comunidade, estamos compartilhando uma planilha onde você pode consultar os detalhes dos testes executados.

É importante lembrar que existem muitos outros pontos para se considerar na escolha de um sistema operacional, como a disponibilidade de softwares importantes para sua rotina e até mesmo o ciclo de vida do projeto. 

Você pode acessar a planilha de sistemas operacionais clicando neste link!

Avalie com calma quais são as características que a sua “distro dos sonhos” precisa ter e utilize as informações desta planilha como um complemento para te ajudar no processo de escolha.

Benchmarks de navegadores web

Agora você pode conferir os resultados dos nossos testes de desempenho nos principais navegadores do mercado e também em vários outros projetos menos conhecidos.

Você pode acessar a planilha de navegadores clicando neste link!

Vamos manter esta planilha atualizada com todos os testes executados nas reviews e no futuro, pretendemos trazer outros hardwares e ainda mais testes.

Deixe um comentário com qual distros você mais se surpreendeu com os resultados dos testes!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
163 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
VídeoTecnologia

O dia em que quase perdemos todos os dados do Diolinux Plus

Tecnologia

Diolinux Play já oferece 14 cursos sobre Linux e tecnologia!

VídeoTecnologia

Testamos uma placa de vídeo RX 5500 XT da Mancer