Design

Curso de Gimp: aprenda a criar imagens incríveis

Com quase 30 anos de mercado e sendo um dos softwares de manipulação de imagens mais conhecidos entre a comunidade, o GIMP permite que você crie artes digitais e manipulações de imagens incríveis.

Com o nosso curso de GIMP, você dominará como utilizar corretamente camadas, cores, pincéis, texturas e efeitos, tudo o que você precisa para criar aquela arte impactante!

Curso de GIMP Dionatan Simioni
Dionatan Simioni, professor do Curso de GIMP.

O que vou aprender no curso de GIMP?

Dionatan Simioni é o criador do projeto Diolinux, já trabalhou dando aulas de design com o Adobe Photoshop e encontrou no GIMP uma alternativa de código aberto para continuar desenvolvendo os seus trabalhos. No curso de GIMP, esses são alguns dos principais pontos ensinados:

  • Apresentação da Interface do GIMP;
  • Configurar fontes;
  • Configuração de abas do GIMP;
  • Correção de cores em fotografias;
  • Criação de um projeto no GIMP;
  • Edição de texto;
  • Executar comandos no GIMP;
  • Ferramentas de recorte;
  • Ferramentas de seleção;
  • Manipulação de camadas;
  • Manipulação de Texturas;
  • Máscaras;
  • Salvar e exportar imagens;
  • Uso de atalhos para melhorar a produtividade;
  • Vetores.

O recorte de imagens é um recurso bastante utilizado em manipulações digitais, no curso de GIMP você entende como fazer de forma profissional.

Curso de GIMP recorte de imagens
Removendo fundo de uma imagem no GIMP.

Um objeto não está na cor que você gostaria? Altere as cores da forma que desejar em poucos passos.

Curso de GIMP trocando cor de objeto
Alterando cor de objetos no GIMP.

Aprenda a como intensificar um tom de cor de forma profissional.

Curso de GIMP fazendo ajustes com o levels
Ajustando níveis de cor no GIMP.

Durante o Curso de GIMP, são apresentados as principais ferramentas e painéis utilizados durante o processo de criação, assim você entenderá melhor como e quando usar em cada uma das suas criações.

Além das ferramentas do programa, serão abordados alguns conceitos de design, é de grande importância entender esses conceitos e também saber como utilizar as ferramentas para aplicá-los.

Posso usar o GIMP para trabalhos profissionais?

Sim! Com o GIMP é possível criar artes para redes sociais como YouTube, Instagram, Facebook e também para sites na web. Essa ferramenta poderosa pode te ajudar a ingressar na carreira de social media, por exemplo, criando conteúdo para aumentar o engajamento das redes sociais de empresas.

A criação de conteúdo para internet vem crescendo muito nos últimos anos, um bom conteúdo além de sua parte textual, precisa ter um design, que seja adequado com a plataforma e público com a qual deseja interagir.

Uma curiosidade é que quase todas as artes criadas para os artigos aqui do site, Instagram e thumbs dos canais Diolinux e Diolinux Labs no YouTube, foram feitas utilizando o GIMP.

Uso o Photoshop e estou considerando migrar para o GIMP, esse curso vai me ajudar?

Sim, durante o curso de GIMP, usamos um patch chamado PhotoGIMP, criado pelo projeto Diolinux, ele facilitará a migração ao GIMP de quem está vindo do Adobe Photoshop. Com o patch você utilizará o GIMP com os mesmos atalhos e uma interface mais similar a do Adobe Photoshop, permitindo uma transição mais amigável entre os softwares.

Como faço para ter acesso ao curso de GIMP?

O Curso de GIMP está disponível para os membros do canal Diolinux no YouTube. Para ter acesso a todos os cursos da plataforma, basta se tornar membro na categoria Diolinux Play.

Confira também o nosso curso sobre storytelling, nele você aprenderá a como se comunicar melhor e encantar pessoas ao contar histórias.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!