Design

Inkscape 1.3 beta traz recurso de criação de formas e editor de padrões

O lançamento do Inkscape 1.3 beta marca a adição de novos recursos incríveis e uma melhora considerável no desempenho do programa, que pode ficar até quatro vezes mais rápido. Algumas novidades que se destacam, é o recurso de criação de formas, e o novo editor de padrões, que prometem ajudar muito no trabalho dos designers.

Mais desempenho no Inkscape 1.3 beta

Muito do código-fonte foi reescrito de maneira mais eficiente no Inkscape 1.3. Por baixo dos panos, isso mudou até mesmo a maneira como o programa lida com camadas e com os bitmaps. O canvas do Inkscape passou a ser renderizado utilizando multiprocessamento e não faz mais parte do processo principal do programa, o que deve melhorar a responsividade ao utilizar o zoom ou transformar objetos.

Computadores com múltiplos núcleos predominam hoje em dia e eles são os principais beneficiados com a nova forma de renderização, que pode deixar algumas tarefas até quatro vezes mais rápidas. Você ainda pode alterar a quantidade de núcleos que quer que o recurso utilize, se quiser.

O programa conta com aceleração do canvas via OpenGL utilizando GPU, ainda em estágio experimental e que, por ora, funciona bem apenas no servidor gráfico Wayland.

Conheça os principais recursos adicionados ao Inkscape 1.3 beta

Como esta é uma versão beta, algumas coisas podem ainda não funcionar exatamente como deveriam e os desenvolvedores convidam os usuários a testá-la para relatar os problemas encontrados. Existem alguns novos recursos incríveis que aproximam o programa de opções populares no mercado e tornam o Inkscape ainda mais competitivo.

Desenhe rapidamente com o Shape Builder Tool

Esta ferramenta está presente no Adobe Illustrator há praticamente uma década e faz muita falta no Inkscape, com o Shape Builder Tool, você consegue criar um desenho utilizando formas geométricas. Para utilizar no Inkscape 1.3, você seleciona os objetos que serão utilizados e usa a tecla “x”, ou escolhe a ferramenta no menu lateral esquerdo. Você pode selecionar a forma que quer manter clicando sobre ela com o botão direito do mouse, ela ficará marcada de azul, as que você quer excluir, utilize “Shift + botão direito do mouse”, ela ficará marcada de rosa. Depois de tudo selecionado, aperte “Enter”.

inkscape 1.3 beta traz recurso de criação de formas e editor de padrões shape bulder tool
Criando o símbolo do Batman com a Shape Builder Tool

Nova ferramenta para padrões

O Inkscape 1.3 trouxe uma ferramenta de preenchimento de objetos com padrões que está incrível! Você pode escolher entre diversas opções organizadas em categorias, como “Geométricos”, “Meio-tom” e “Asiáticos”, além disso, existem diversos ajustes de tamanho e espaçamento.

inkscape 1.3 beta traz recurso de criação de formas e editor de padrões padroes
Ferramenta de padrões no Inkscape 1.3

Você ainda pode editar os padrões diretamente no canvas utilizando a “Node Tool”, com opções de aproximar/distanciar e modificar a proporção.

Modificações diretamente no canvas

O Inkscape 1.3 é marcado pela possibilidade de alterar propriedades de algumas ferramentas que já existiam diretamente no canvas, proporcionando uma experiência mais intuitiva:

  • Com a ferramenta “lasso”, você agora pode selecionar diversos nodos e alterá-lo em conjunto;
  • Também é possível selecionar exatamente os cantos de uma forma que você quer arredondar e fazer o procedimento de uma só vez;
  • O efeito de blur presente no painel de “Fill and Stroke” pode ser mudado pelo canvas de maneira fácil.
inkscape 1.3 beta traz recurso de criação de formas e editor de padrões blur
Modificando o blur diretamente do canva

Organização mais eficiente

Às vezes pode ser difícil encontrar o que procura em programas de edição como o Inkscape, por isso, a versão 1.3 adicionou recursos que podem te auxiliar a se organizar. A nova caixa de diálogos “Document Resources” lista de maneira categorizada cada recurso presente no seu documento, incluindo padrões, filtros, cores, símbolos, marcadores e mais!

Quem utiliza várias fontes tipográficas também pode escolher qual se encaixa melhor na nova caixa de diálogo, que organiza em coleções personalizadas, onde você pode criar categorias, separando quais são utilizadas para cada projeto ou cliente. Uma foma de organização prometida, mas que por aqui não funcionou, é o ordenamento de fontes por estilo de maneira automatizada, em seções, como “cursiva”, “divertida”, “serifada” e “sem serifa”.

Teste o Inkscape 1.3!

Você já pode baixar para testar todos os novos recursos do Inkscape 1.3, para Linux ele está disponível na forma de AppImage, então lembre-se de ativar a opção de executar o arquivo como um programa. Usuários Linux e Mac também podem testar a nova edição do programa baixando o instalador no site oficial.

Acompanhe as principais notícias do mundo do Linux e da tecnologia com a nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!