O GIMP é uma ótima solução para edição de imagens, seja porque você prefere optar por uma alternativa de código aberto ou apenas se livrar de uma assinatura salgada.
O Photoshop é o principal software de edição de imagens da indústria. As pessoas já estão acostumadas com a maneira de utilização e os principais atalhos do software da Adobe. Esses fatores pesam na hora de migrar para algum outro software, o que pode acabar prejudicando a produtividade.
O PhotoGIMP é um patch para o editor de imagens que visa facilitar a migração destes usuários.
As melhorias do PhotoGIMP
O PhotoGIMP conta com diversas vantagens sob o GIMP tradicional. A principal delas é a organização das ferramentas no canvas que se assemelha ao workflow do Photoshop, passando uma sensação de familiaridade.
O patch, também altera os atalhos de teclado padrões para os utilizados pela Adobe, diminuindo ainda mais a dificuldade de migração.

O PhotoGIMP também traz milhares de novas fontes, todas gratuitas para utilização. Mas, na hora de utilizá-las para fins comerciais, não se esqueça de checar a licença individual de cada uma delas.
Também foram adicionados diversos novos filtros, como o “Heal Selection”, que remove partes indesejadas da sua imagem, como pessoas ao fundo, postes e outros objetos.
O PhotoGIMP também altera o ícone do aplicativo e a splash screen para uma melhor identificação. O idioma padrão foi ajustado para inglês, porém, é possível modificar para qualquer outro idioma caso prefira.
Como instalar
Esta versão do PhotoGIMP é focada na versão Flatpak do GIMP, versão esta, que recebe as novidades do GIMP em uma velocidade mais rápida que a versão do repositório tradicional, além de ser possível instalá-la em praticamente qualquer distribuição.
Primeiro, realize o download do GIMP e abra o aplicativo ao menos uma vez, para que todos os arquivos de configuração sejam criados.
Feito isso, basta realizar o download do patch, exibir as pastas ocultas através do atalho CTRL+H e colocar as pastas extraídas na “home” do sistema. O sistema informará que alguns arquivos precisam ser mesclados: aceite todos e aguarde a transferência dos arquivos. Pronto! O seu PhotoGIMP já está pronto para utilização.
Para instalar o patch em versões do GIMP instaladas de outras formas, como snap, repositório ou até mesmo a versão do Windows, basta copiar todo o conteúdo dentro de /.var/app/org.gimp.GIMP/config/GIMP/2.10 e colocar na pasta indicada abaixo, de acordo com a versão instalada:
Snap
/home/$USER/snap/gimp/47/.config/GIMP/2.10/
Repositório (APT, DNF)
/home/$USER/.config/GIMP/2.10/
Windows
C:/Users/SEU_USUARIO/AppData/Roaming/GIMP/2.10
Caso queira voltar para o GIMP padrão, basta deletar a pasta de configuração. E, na próxima vez que o aplicativo for aberto, será realizado o download dos arquivos padrão novamente.
GIMP versus Photoshop
Uma das vantagens que o GIMP possui é a possibilidade de modificação. Por se tratar de um software de código aberto, é possível criar patchs que modificam completamente a sua funcionalidade, além de criar e adicionar plugins para expandir ferramentas.
O Photoshop está disponível em planos a partir de R$43,00 por mês, enquanto o GIMP é disponibilizado de maneira gratuita, e sem nenhuma limitação para uso comercial.
Para os interessados em aprender mais sobre o GIMP, temos um curso disponível no Diolinux Play, e não é preciso nenhum conhecimento prévio sobre edição de imagens.
Até a próxima!