TecnologiaDesignNotíciasSoftwares

O GIMP 3.0 está chegando! O que podemos esperar?

O GIMP é um dos mais conhecidos softwares de manipulação de imagens do mercado, sendo uma alternativa extremamente viável ao Photoshop da Adobe, devido a sua disponibilidade em múltiplos sistemas operacionais e o fato de ser gratuito.

Ele está disponível no mercado há mais de 25 anos e desde então, sua equipe de desenvolvedores vem trabalhando em fornecer cada vez mais recursos e versões melhoradas do software, para todos os sistemas operacionais que ele contempla.

Embora atualmente o GIMP esteja em sua versão 2.10.32, os desenvolvedores estão muitos passos à frente e já estão trabalhando na versão 3.0 do software, que irá trazer uma série de recursos para o nosso amado manipulador de imagens.

Conheça o GIMP 2.99

Os desenvolvedores do GIMP estão trabalhando no que será a versão do GIMP 3.0 do software e para isso, é necessária uma espécie de canal “alfa”, onde eles podem testar as novidades em máquinas reais.

diolinux-gimp-3-tela-inicializacao
Tela de inicialização da versão 2.99 instável do GIMP.

Algumas das imagens que você encontrará neste artigo serão retiradas da versão 2.99 do software e caso você queira conferir as novidades de primeira mão, basta realizar o download do GIMP 2.99 através do site oficial do GIMP. Essa versão não é recomendada para uso em produção por ser instável.

Melhorias de UI/UX no GIMP 3.0

Ao iniciar o GIMP 3.0, uma das primeiras coisas que você irá notar é a interface que parece mais escura e contrastada e ao que tudo indica, o novo tema dark do GIMP será mais escuro que o atual ofertado pelo software.

Ele irá causar uma sensação estranha nos usuários por ser consideravelmente mais escuro que o que temos atualmente, porém, isso permitirá aos designers ter um maior contraste entre o software e seu “canvas”.

Além disso, como a interface está mais escura, os ícones do sistema ficaram mais claros, para oferecer um contraste e foram levemente retocados para que ficarem mais coesos com a interface do sistema.

diolinux-gimp-3-interface
Interface do GIMP 3.0.

Essa é uma lista sobre algumas novidades já implementadas na versão 2.99 do GIMP:

Linhas guias fora da área do canva não são mais apagadas.

diolinux-gimp-3-linha-guia
Em verde área do canva, em vermelho linhas guias no GIMP 3.0.

Várias camadas podem ser selecionadas de apenas uma vez, a seleção é feita segurando a tecla “CTRL” e clicando nas camadas ou selecionando várias de uma vez segurando a tecla “SHIFT”.

diolinux-gimp-3-painel-camadas
Janela de camadas do GIMP 3.0, em destaque as camadas selecionadas.

Gerenciamento de extensões facilitado.

diolinux-gimp-3-extencoes
Menu para gerenciamento das extensões no GIMP 3.0.

Simplificação dinâmica agora podem ser ativadas e desativadas, o recurso voltado a pintura digital permite simular melhor os traços do pincel;

diolinux-gimp-3-simplificacao-dinamica
Demonstração da simplificação dinâmica no GIMP 3.0.

Modo Line art, ajuda a colorir detectando as linhas do desenho.

  • Utilização da mesma lista para temas de ícones de cor e simbólico, nas suas versões SVG e PNG, variantes PNG são geradas a partir da versão PNG, evitando bugs de compilação:
  • Correção de bug com Mesas digitalizadoras da Wacom que falhavam quando eram conectadas antes da inicialização do GIMP, agora funcionando de forma Plug n Play;

Aumentando a compatibilidade com diversos formatos

Com a ajuda do plugin oficial PSD, o GIMP 3.0 aumentará o seu suporte com arquivos do .psd nos seguintes pontos:

  • Suporte para carregar imagens CMYK de 16 bits;
  • Suporte para arquivos no espaço de cores LAB;
  • Suporte para imagens com 32 bits por canal;
  • Adição de grupos extras de camadas para trabalhar com “clipping layers” ou camadas de recorte.

Melhorias no suporte a arquivos JPEG-XL com:

  • Profundidade de bits selecionável na exportação em JXL;
  • Importação sem perdas de imagens com 8 e 16 bits;
  • Novas configurações de exportação rápidas: trovão e relâmpago (mais rápida);
  • Controle de compactação desabilitado para evitar perdas.

Implementação de segurança em arquivos. SVG muito extensos, já que alguns podem conter códigos maliciosos propositalmente. Nesses casos uma mensagem será mostrada na tela perguntando se o usuário deseja desabilitar essa segurança para usar o arquivo.

Nos arquivos GIF, é possível escolher qual será a quantidade de repetições de uma animação ou se ela vai utilizar um loop infinito.

O usuário pode escolher como quer trabalhar a profundidade de bits na heurística do plugin HEIF. Implementações estão sendo feitas na API buscando um melhor desempenho para os plugins, algumas das mudanças incluem remoção de bibliotecas como a “GimpStringArray”.

Principais mudanças no formato DDS:

  • Suporte a máscaras de 16 bits;
  • Suporte de canal único a imagens DDS de 16 bits;
  • Suporte a dois canais de 16 bits convertidos de imagens DDS para imagens RGB;
  • Melhorias no carregamento do DDS.

Essas foram as mudanças no formato FLI:

  • Carregamento correto de animações de 1 quadro;
  • Atraso em ms nos nomes das camadas;
  • Melhorias no carregamento do FLI/FLAC com verificação dupla de dados.

Arquivos raw podem ser exportados em qualquer profundidade de bits, o processo de exportação também conta com uma nova janela mais organizada.

O WBMP, Apesar de ser um formato de arquivo para imagens monocromáticas para protocolo WAP legado, ou seja, de baixo uso, suportar esse recurso pode ser interessante para  tratamento  de imagens mais antigas.

O ANI agora conta com suporte para importação e exportação, nova caixa de diálogo que permite a definição de coordenadas para cada imagem da animação. Esse formato é muito usado para animações de cursor para mouse.

Script-fu

Lista com as principais mudanças com o Script-fu no GIMP 3.0:

  • Correção de diversos bugs;
  • Documentação mais adequada para desenvolvedores;
  • Plugin próprio para o Script-Fu server, resolvendo possíveis problemas de segurança;
  • Script-fu agora são instalados dentro do diretório de plugins;
  • Melhorias na execução de Script-fu, rodando cada um no seu próprio processo.

Wayland e macOS receberam um melhor suporte, diversos bugs removidos e melhorias foram feitas para solucionar o problema de lentidão durante o processo de empacotamento.

Suporte ao CMYK no GIMP 3.0

A nova versão vai contar com um suporte inicial ao CMYK, muito esperado por usuários que utilizam o GIMP para trabalhos gráficos. As informações de simulação do perfil CMYK na tela e compensação de preto agora são salvas no arquivo .xcf.

Caso escolha o perfil de cor CMYK na criação do projeto, a visualização por padrão mostrará cores compatíveis com o perfil, e ferramentas de cor, como o seletor de cor, vai trabalhar também com o padrão CMYK. O perfil CMYK também vai estar presente nas opções de importação e exportação nos formatos JPEG, TIFF, PSD.

diolinux-gimp-3-troca-de-perfil-visualizacao
O perfil de visualização pode ser alterado no GIMP 3.0, clicando com o botão direito do mouse no ícone destacado na imagem.

Possível implementação após a versão 3.0 do GIMP

Conhecido como “objetos inteligentes” no Photoshop , este recurso facilita o uso e criação de mockups , amplamente utilizados por designers para apresentação de produtos ou serviços. No canal do YouTube do LILA, o usuário “ZeMarmot” mostrou uma implementação em que está trabalhando, ela funciona como uma alternativa ao recurso do Photoshop.

Batizado de “link layer” ou camada linkada , o recurso permite que arquivos externos (.jpg, .png ou .svg) possam ser ligados a uma camada, e qualquer alteração desse arquivo externo vai alterar as camadas do projeto, tudo isso de forma não destrutiva.

O projeto GIMP, tende a aumentar o seu número de usuários ainda mais caso esse recurso seja implementado. Vale ressaltar que o Photopea , outra alternativa para edição e criação de imagens, tem compatibilidade com esse recurso.

Demonstração do recurso semelhante ao “objetos inteligentes” do Photoshop no GIMP 3.0

O GIMP está disponível para download no site oficial e também na Microsoft Store, ou acesse a página de desenvolvimento para testar a versão beta do GIMP 3.0.


Já ouviu falar sobre o projeto PhotoGIMP? No canal do Diolinux no YouTube, temos um vídeo completo sobre ele, lá você confere mais detalhes e aprende sobre como instalar esse incrível patch no GIMP, que vai melhorar a sua experiência com o programa. Quer melhorar as suas habilidades de criação? No Diolinux Play temos um curso completo de manipulação de imagens com o GIMP.

Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Venha fazer parte da nossa comunidade!

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!