Design

Como instalar plugins no GIMP

O GIMP é sem dúvidas uma das melhores opções para edição e manipulação de imagens, além de ter código livre e ser multiplataforma, nesse artigo você vai conhecer alguns plugins que podem te ajudar a liberar toda sua criatividade e produtividade.

É recomendável que a instalação do GIMP seja feita corretamente, se ao instalar plugins no gimp você não encontre alguma pasta do programa, reinstale o GIMP, isso deve corrigir esse erro.

Instalando o GIMP no Linux via Flatpak

O GIMP está disponível via repositório em praticamente todas as distros atuais, mas para ter acesso às versões mais atualizadas, o pacote Flatpak é uma das formas mais recomendas de instalação. Ele pode ser instalado em distribuições Linux com o suporte a Flatpak habilitado, aqui no nosso blog, você encontra um guia para habilitar o suporte a Flatpak na sua distribuição favorita. Depois basta abrir o terminal e executar o seguinte comando:

flatpak install flathub org.gimp.GIMP

Instalando o GIMP no Windows

Acesse a página de download do GIMP, selecione a versão para Windows e após o download, execute o arquivo .exe e complete o processo de instalação. O GIMP também está disponível na loja da Microsoft Store.

Instalando o GIMP no MacOS

Acesse a página de download do GIMP, selecione a versão para MacOs e faça o download, após baixar, execute o arquivo .dmg e arraste o ícone do GIMP para a pasta aplicativos.

Sites para baixar plugins para o GIMP

Confira essa lista com alguns dos sites onde você pode encontrar plugins, pincéis e outras funcionalidades para instalar no GIMP:

Como instalar plugins no GIMP manualmente

A Instalação de plugins e ferramentas adicionais no GIMP pode ser um pouco diferente uma da outra, alguns plugins do GIMP tem o seu arquivo executável para instalação, outros plugins basta descompactar o arquivo “.zip” e colocar o seu conteúdo na respectiva pasta do GIMP, ou seja, plugins na pasta “plug-ins”, pincéis na pasta “brushes” e assim por diante.

Para esse exemplo vamos instalar o plugin Luminosity, ele separa em grupos de camadas de sombras, tons-médios e altas-luzes, para baixar o plugin digite o comando abaixo no terminal:

git clone https://github.com/molpopgen/gimp_scripts

Após baixar o plugin, o próximo passo é localizar a pasta de plugins no GIMP, para fazer isso siga os passos abaixo:

  1. Abra o programa e clique em no menu “Editar” e vá em “Preferências”.
  2. Na janela que abrir procure por “Pastas” na lateral esquerda, clique no + e selecione a pasta “Plug-ins”. 
  3. Clique no diretório mostrado e depois clique no ícone (como destacado de ciano com o número 4 na imagem abaixo).
diolinux-instalar-plugins-no-gimp-tela-plugins-gimp

A pasta de plugins do GIMP irá abrir, agora basta colar dentro desta pasta o plugin que você fez o download, reiniciando o programa o plugin já deve funcionar. Tome cuidado ao instalar plugins no gimp, utilizar muitos plugins podem deixar a inicialização do GIMP mais lenta.

Libere a criatividade com o G’MIC

Ao instalar plugins no GIMP você tera diversas novas ferramentas artísticas como o G’MIC, com esse plugin você terá uma gigantesca biblioteca de filtros e efeitos artísticos que vão te permitir ir além com o GIMP. O G’MIC pode ser usado também em outros softwares populares de manipulação de imagens como Photoshop, Krita, Afffinity Photo, PaintShop Pro entre outros.

Essa é uma lista com alguns plugins disponíveis no G’MIC:

  • Cubism
  • Dream smoothing
  • Ellipsionism
  • Felt pen
  • Graphic boost 2
  • Graphic novel
  • Kuwahara
  • Make squiggly
  • Paiting
  • Pastell art
  • Pen drawing
  • Photoillustration
  • Posterized dithering
diolinux-instalar-plugins-no-gimp-gmic-exemplo-2
Nesta imagem foi utilizado o filtro normalize local. Fonte: G’mic
diolinux-instalar-plugins-no-gimp-gmic-exemplo-1
Nesta imagem foi utilizado o filtro feltpen. Fonte: G’mic
diolinux-instalar-plugins-no-gimp-gmic-exemplo-3
Nesta imagem foi utilizado o stylize. Fonte: G’mic

Removendo objetos no GIMP

No Photoshop, os usuários têm a ferramenta patch tool, ela possibilita a remoção de objetos e até mesmo pessoas de maneira simples. A Heal Selection é a ferramenta equivalente que temos disponível no GIMP.  No canal do Diolinux Clips no YouTube temos um video tutorial sobre remoção de objetos no GIMP.

Remova qualquer coisa da sua imagem com poucos cliques – gimp tutorial

Aumentando a produtividade com o PhotoGIMP

Criado para usuários que buscam uma melhor organização na interface do programa existe o PhotoGIMP, ele é um patch e não exatamente um plugin, que busca facilitar principalmente a migração de usuários que estão buscando alternativas ao Photoshop.

O PhotoGIMP traz diversas vantagens de uso, desde atalhos de teclado com os mesmos padrões utilizados pelo Photoshop, centenas de novas fontes, mudanças no layout na interface. O projeto é mantido pelo Diolinux, se você deseja contribuir com o desenvolvimento do projeto acesse o repositório no Github.

No canal do Diolinux no YouTube, temos um vídeo completo sobre o PhotoGIMP, lá você confere mais detalhes e aprende sobre como instalar esse incrível patch no GIMP.
Quer melhorar as suas habilidades de criação? No Diolinux Play temos um curso completo de manipulação de imagens com o GIMP.

Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Venha fazer parte da nossa comunidade!

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!