Aplicativos

Os melhores aplicativos do ano segundo a equipe do Diolinux

Enfim estamos em dezembro de 2021, há poucos dias de um novo ano. Onde iremos trabalhar em nossas metas, iniciar novos projetos, além de realizar testes em sistemas operacionais e aplicativos.

Durante o ano de 2021, instalamos e desinstalamos diversos aplicativos mobile ou para desktop, porém, existem aqueles que se mantiveram firmes em nossos dispositivos, se tornando “a melhor aplicação do ano”.

No artigo de hoje, iremos falar sobre os melhores aplicativos do ano segundo a equipe do projeto Diolinux, listando alguns dos motivos pelos quais estes softwares receberam esse título.

Audacity, editando seus áudios com maestria

O primeiro aplicativo de nossa lista é o Audacity, uma recomendação do Edson, que atualmente é o revisor dos artigos que vão para o blog e também editor do Diocast.

Caso você não conheça, o Audacity é um editor de áudio open source desenvolvido pela comunidade e foi recentemente adquirido pelo Muse Group.

image 30

Desde sua compra, o aplicativo vem recebendo diversas melhorias e inovações que deixam o processo de edição ainda mais fácil e prático, sendo a escolha preferida de vários produtores de conteúdo, não apenas do mundo Linux.

Em 2021 com certeza o Audacity foi um destaque para mim, eu conhecia o programa muito superficialmente e o máximo que já havia feito nele foi cortar um trecho de alguma música. Mas, quando assumi a edição do Diocast e passei a utilizá-lo com frequência, percebi o quão poderoso e divertido de trabalhar ele é.

O Audacity certamente merece o reconhecimento que possui na comunidade de código aberto e as versões mais recentes começaram a apresentar alguns polimentos que me deixam ainda mais animado para o futuro. Edson C da Silva

O Audacity é um software multiplataforma e pode ser instalado através dos repositórios oficiais de sua distribuição ou do Flathub. Caso você esteja no Windows ou macOS, basta realizar o download através de seu site oficial.

Google Chrome, uma ótima experiência de navegação

Como você já sabe aqui na equipe Diolinux temos pessoas dos mais variados locais do Brasil produzindo diversos tipos de conteúdos diferentes, desde artigos, vídeos e até mesmo cursos.

Um dos maiores motivos de nosso trabalho fluir tão bem é que tudo (ou quase tudo) é realizado através da internet e sem dúvida nenhuma, um bom navegador faz toda a diferença, tanto que o segundo aplicativo, indicado pelo Dio é o Google Chrome.

image 31

Desenvolvido pelo Google, o software dispensa apresentações, um dos navegadores de internet mais conhecidos e utilizados ao redor do mundo, tanto em smartphones quanto em desktops.

Dentre seus principais atrativos, temos sincronia com sua conta Google, permitindo que você acesse seu histórico e favoritos de qualquer dispositivo, além de integração completa com os serviços do Google, como a Agenda e a suíte office da companhia.

image 32

Para instalar o software em seu computador, basta realizar o download através do site oficial do Google Chrome e se você pretende utilizá-lo em um dispositivo móvel, basta procurar pelo navegador na loja de aplicativos.

Microsoft Edge, um navegador moderno

Continuando com a nossa lista dos melhores do ano, temos a recomendação do William Santos, nosso moderador do Diolinux Plus.

O aplicativo escolhido foi o Microsoft Edge, um navegador de internet desenvolvido pela Microsoft e que passou por diversas melhorias no último ano.

A nova edição do software conta com o motor Chromium que o deixou ainda mais moderno e atrativo para os usuários, visto que o mesmo agora conta com tecnologias como as extensões da Chrome Web Store.

Alguns dos diferenciais do Microsoft Edge para o Google Chrome são:

  • Uso de conta Microsoft para sincronização;
  • Bing como mecanismo de pesquisa padrão;
  • Pré-instalado no Windows 10 e 11.
image 33

Segundo o William, um dos principais recursos que fizeram com que o Edge se tornasse seu navegador padrão é o modo de compatibilidade existente no software que permite abrir diversas páginas antigas como se elas estivessem sendo carregadas no Internet Explorer.

O Microsoft Edge pode ser baixado através de seu site oficial e está disponível para Android e iOS.

Notion, mantendo a produtividade em qualquer dispositivo

O quarto aplicativo de nossa lista é uma recomendação de meu querido e amado editor-chefe Raul Craveiro que está sempre ligado em formas de se manter produtivo e organizado, utilizando como base de seu workflow o Notion.

Caso você ainda não conheça, o Notion é um aplicativo “all-in-one” que permite aos usuários criar uma área de trabalho completa, seja uma pequena anotação ou até tabelas e quadros complexos no estilo kanban.

Após dedicar algum tempo para configurar o software e aprender um pouco mais sobre ele, o Notion irá se tornar um verdadeiro aliado para a sua produtividade, te auxiliando a organizar sua vida pessoal e profissional.

O Notion é um software multiplataforma que possui aplicações para Android, iOS, macOS e Windows, além de estar disponível como um WebApp, para você poder utilizá-lo em qualquer sistema operacional que possua um navegador de internet.

Google Keep, mantendo suas notas organizadas

Continuando nossa saga de produtividade, temos o Google Keep, um aplicativo indicado pela Luana que foi bastante utilizado por ela durante este último ano.

Desenvolvido pelo Google, o Keep é um aplicativo de anotações que conta com uma interface simples e uma série de recursos que irão te ajudar a se manter mais organizado.

Ele permite a criação de marcadores para agrupar suas notas, upload de imagens e até mesmo adição de colaboradores, para você ter controle total sobre suas anotações e compartilhá-las com quem quiser.

image 34

É possível aliar o Google Keep a outros softwares de produtividade do Google, como o Tarefas e Agenda extraindo todo o potencial possível desta ferramenta.

O Google Keep possui versões para Android e iOS, além de poder ser utilizado através de seu navegador preferido, acessando seu site oficial.

GIMP, a melhor forma de manipular suas imagens

A sexta aplicação de nossa lista é uma recomendação de um dos redatores mais antigos da casa, o Jedi Fonseca que indicou o GIMP como melhor aplicativo do ano.

Conhecido por usuários ao redor do mundo como o “Photoshop open source”, o GIMP é um programa de manipulação e edição de imagens, semelhante ao Adobe Photoshop.

Ele é bastante utilizado aqui no blog Diolinux, não apenas pelo Jedi, mas por toda a equipe que cria as thumbnails de artigos, vídeos do YouTube e até mesmo algumas das artes utilizadas no site.

image 35

Um ótimo complemento para esse software é o patch Photogimp criado pelo Dio para facilitar a migração dos usuários do Adobe Photoshop para esta ferramenta open source.

Caso você queira aprender a utilizar o GIMP e se tornar um expert no software, temos um curso completo que irá te ajudar a dominar a ferramenta para você poder até mesmo viver de sua arte digital.

Figma, criando interfaces magníficas

O Durval Henrique, também conhecido como Lavrudinho elegeu como melhor aplicativo do ano a conhecida ferramenta de design colaborativa Figma.

Caso você nunca tenha ouvido falar, o Figma é uma ferramenta online para design vetorial de interfaces e protótipos, bastante utilizada por desenvolvedores front-end para ter uma ideia de como uma aplicação ou página deve ficar.

Ele se destaca dentre outras ferramentas para UI por ser gratuito e aceitar colaborações em tempo real, permitindo que equipes possam trabalhar em um mesmo design de forma remota e através do navegador de internet, removendo a necessidade de instalar uma aplicação local.

image 36

Apesar de não ser um designer profissional, a ferramenta me auxiliou bastante na criação de interfaces para estudo e projetos pessoais relacionados a desenvolvimento web, fazendo com que durante a codificação de um projeto eu me preocupasse exclusivamente com o código, pois tudo relacionado ao design já estava pronto. Cores, dimensões, etc, sendo necessário apenas copiar do Figma e colar no código. Lavrudinho

Caso você queira testar o Figma em seus projetos, basta acessar o site do serviço.

Canva, seus designs em qualquer lugar

Chegamos ao final desta lista com a última recomendação para os melhores aplicativos do ano, feita por ninguém mais, ninguém menos que eu. Seguindo a linha de design, a aplicação escolhida por mim, foi o Canva.

O Canva é um editor de imagens online completo que possui desde funções básicas como redimensionamento e adição de texto, além de templates prontos e um banco de imagens poderoso para te ajudar a criar seus designs.

image 37

Dentre os motivos que me fizeram adotar ele como editor de imagens padrão ao invés do GIMP, temos a portabilidade, dado que eu posso editar ou criar uma thumbnail de qualquer dispositivo com acesso à internet, seja em minha casa no meu computador ou outra cidade com meu celular.

Embora ele possa ser utilizado gratuitamente, existe a opção de pagar um plano pro, que irá te oferecer diversos recursos como acesso completo ao banco de imagens, planejador de conteúdo e até mesmo a capacidade de compartilhar suas artes com diversas redes sociais e serviços diferentes.

Você pode utilizar o Canva em seu computador através do site oficial do aplicativo e caso queira utilizá-lo em seu smartphone, basta procurar pelo Canva na loja de aplicativos.

Não deixe essa lista de aplicativos acabar por aqui

Embora esses oito aplicativos tenham sido eleitos pela equipe Diolinux os melhores do ano, pode ser que exista um aplicativo muito legal que nós ainda não conhecemos e deixamos passar, por isso continue essa lista nos comentários.

Você conhecia alguns dos aplicativos citados acima? Qual deles você mais utiliza? Deixe sua opinião dos comentários, boas festas e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Aplicativos

    ONLYOFFICE Docs 8.0: Novos Recursos para Formulários PDF, RTL e Gráficos em Planilhas 

    VídeoAplicativos

    Conheça Paisa, um poderoso aplicativo de controle financeiro

    VídeoAplicativos

    Calibre, um poderoso gerenciador e leitor de e-books para seu computador