Tutoriais

Como corrigir o OS Prober desabilitado no Ubuntu 22.04

As versões LTS (Suporte de longo termo) do Ubuntu são, geralmente, as mais aguardadas pelos usuários. A versão 22.04 está apenas há alguns meses de distância, porém, um problema está preocupando os desenvolvedores.

grub

Este é o GRUB, a tela que aparece durante a inicialização e permite ao usuário escolher qual sistema deve ser iniciado. [legenda da imagem]

Conforme já explicamos em outro artigo, um problema relacionado a um software chamado “os-prober” fez com que os desenvolvedores do GRUB abandonassem o suporte ao mesmo na versão 2.06 do software. Como consequência disso, possivelmente, o Ubuntu 22.04 virá sem suporte a dual boot.

A solução já foi encontrada?

Felizmente a comunidade open source é extremamente rápida, e, antes mesmo desse problema chegar aos computadores dos usuários, uma solução já foi encontrada.

Todavia, é importante ressaltar que essa é uma solução temporária. O procedimento consiste em reabilitar o suporte do GRUB ao “os-prober”. O problema, é que fazer isso irá submeter o sistema operacional a algumas falhas de segurança.

Conforme também foi mencionado em mais detalhes no artigo anterior que fizemos sobre esse assunto, essas falhas de segurança podem não ser uma grande ameaça para a maioria dos usuários. Porém, uma falha é uma falha, e, não há garantias sobre isso.

Reativando o dual boot no Ubuntu 22.04

Se você está utilizando uma “daily build” da próxima versão do Ubuntu, ou quer estar preparado para a possibilidade da nova versão LTS vir sem suporte a dual boot, o procedimento a seguir é uma possível solução para os seus problemas.

Instalando o GRUB Customizer

Para reativar o suporte ao “os-prober” nós iremos adicionar um parâmetro de inicialização no GRUB. Para isso, o primeiro passo é instalar um aplicativo chamado “GRUB Customizer”.

app store

O software pode ser encontrado na loja de aplicativos de todas as principais distros Linux, ou pode ser instalado via linha de comando nos derivados do Debian/Ubuntu através do comando abaixo:

sudo apt install grub-customizer

Utilizando parâmetros de inicialização

Uma vez que o GRUB Customizer esteja instalado, abra o software e acesse a aba “Configurações gerais”.

grub customizer

Copie a linha abaixo e cole no campo “parâmetros do kernel”. Caso já haja algum texto nesse campo, certifique-se de adicionar um “espaço” antes de colar a linha indicada.

GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false

Feito isso, no canto superior esquerdo da janela, clique em “Salvar”, aguarde o salvamento estar completo e reinicie o seu computador. Pronto! O seu Ubuntu 22.04 está, novamente, compatível com a funcionalidade de dual boot.

Lembre-se que a realização do procedimento poderá deixar o sistema com algumas vulnerabilidades relacionadas ao “os-prober”. Faça por sua conta e risco!

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!