O Audacity é um software DAW (Digital Audio Workstation) bastante conhecido, por ser uma alternativa poderosa, leve e gratuita aos mais diversos softwares existentes no mercado como o Adobe Audition e o Reaper.

Faz pouco menos de seis meses que o software foi comprado pela Muse Group e ele já está começando a receber algumas das melhorias prometidas pela companhia, ganhando novas funcionalidades para a edição de áudio em multitracks.

Deixando de perder informações

Se você trabalha editando podcasts, provavelmente deve estar acostumado a editar mais de uma faixa de áudio e o Audacity nunca foi um software intuitivo neste quesito, fazendo com que os usuários perdessem diversas informações ao longo de seu trabalho.

Pensando nisso, a equipe de desenvolvimento do software trouxe uma “nova” forma de edição, permitindo que você apare o trecho ao invés de deletar as partes que você não quer que sejam exibidas.

ETKR8 1Eh4H nZMcPC1sdmGA6e Nc0f6VSC7Febna2nYzfoyoFN8KrCX2AgyNSBeFvofY6AtZAzPgWo 5uJGUDhBL

Isso oferece uma edição não destrutiva ao projeto, basta arrastar o trecho aparado para algum dos lados e recuperar o áudio, ao invés de pressionar CTRL + Z várias vezes e perder todo o trabalho realizado após esse corte.

Movendo seu áudio de forma fácil

Comportamentos como mover um trecho de áudio em uma faixa são bastante comuns ao editar podcasts, seja para fornecer o timing correto a uma piada ou deixar uma certa fala em um tempo diferente do original para que ela faça mais sentido.

Nas versões anteriores do Audacity, a ação de mover esses trechos era mais trabalhosa, sendo necessário selecionar a ferramenta de mover, realizar a alteração e voltar para a ferramenta de edição.

sZL kjhw4we29 gDLUAtQBUr2eVlEOtuHCD5DtxMaGbHkV Mnv1hY1IA3f1blKzh

Na versão mais recente do software, a ferramenta de mover foi eliminada e deu lugar a algo mais moderno e intuitivo, um controle que pode ser arrastado para qualquer lugar do projeto.

xk k3RW4PMcWIJFwuhiozV0kG9ZLh9IvGzwycqarRNCuy0ID xH lSU513imPNu Ne8fKKG2Wd 3NZ714d5jTQ6 cBO3 hFqEL5e buqNLFrV0A9Nub0tFilzFFPTEbTGYe6lZzt

Esse comportamento é bastante comum em alguns softwares DAW e editores de vídeo e provavelmente irá agilizar o processo de edição.

Deletando trechos sem alterações na faixa

Agora, ao deletar algum trecho de áudio em uma faixa no Audacity, a faixa não irá mais se mover para a esquerda como era o comportamento padrão do software em suas versões antigas.

Essa mudança irá tornar a edição ainda mais prática, já que não será mais necessário mover todas as trilhas posteriores ao trecho deletado para que eles voltem ao seu lugar.

Vale dizer que é possível reverter este comportamento casso você prefira o modo em que o software funcionava antigamente.

Para isso, basta ir à aba Editar > Preferências > Faixas > Comportamento das faixas e selecionar a opção “Editar um clipe pode mover outros clipes”.

audacity

Ouça seus áudios em Loop

É bastante comum que editores de áudio precisem ouvir um trecho diversas vezes seguidas e a equipe do Audacity trouxe uma ferramenta de Loop que deixará esse processo mais prático.

Note que ao lado do botão de gravação, existe um novo botão que ativará e desativará o loop. Ao selecioná-lo, você poderá definir uma região da timeline que será repetida até que você desative a ferramenta.

audacity

Utilizando o Audacity em seus projetos

Essas melhorias que o Audacity recebeu deixaram o software ainda mais produtivo e atraente para novos usuários que desejam criar um podcast próprio ou quem sabe iniciar seus estudos em edição de áudio e até mesmo produção musical.

Um belo local para aprender mais sobre a ferramenta é o Diolinux Play que possui um curso que ensina como utilizar o Audacity para edição de podcasts. Esse pode ser o início de um grande projeto ou uma nova carreira como editor de áudio.

A ferramente é totalmente gratuita e multiplataforma, podendo ser utilizada no Linux, Windows e Mac OS, bastando realizar o download através de seu site oficial.

Você conhecia o Audacity? O que acha das melhorias que o software recebeu? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Spot o app do Spotify para Linux
Continue lendo

Spot o app do Spotify para Linux

O Spot é um cliente Spotify desenvolvido pela comunidade Linux que oferece aos usuários uma interface simples para ouvir suas músicas favoritas.
Como instalar o AnyDesk no Linux
Continue lendo

Como instalar o AnyDesk no Linux

O AnyDesk é um poderoso software de assistência remota, muito utilizado em empresas. Aprenda como instalar o AnyDesk no Linux.