VídeoTecnologia

Programas e jogos em nuvem ainda são o futuro?

Selecionamos algumas perguntas de membros do canal e criamos uma lista rápida para te manter por dentro de assuntos em alta no mundo da tecnologia e do Linux. Será que com todos os problemas de disponibilidade e privacidade, continuaremos vendo cada vez mais programas e jogos em nuvem? Tem alguma distro Linux para trabalhar com áudio? 

A Nuvem é o futuro da computação?

Hoje em dia, praticamente tudo o que fazemos no computador já envolve a nuvem e navegadores com processos locais. Um bom exemplo, são os jogos, que você instala, mas não pode jogar sem internet, ou aplicativos de streaming onde o software é baixado, mas o conteúdo não.

Aplicativos na nuvem como o Google Docs, o Office 365, Photopea e Penpot permitem trabalhar com o mesmo documento por qualquer dispositivo, a sincronização é instantânea, podendo permitir até atividade colaborativa.

No fim das contas, isso aumenta a praticidade, é provável que veremos no futuro uma variação do que já acontece, dificilmente retornaremos às mídias físicas. Deve-se empregar a melhor ferramenta para cada situação, uma casa inteligente pode ficar mais protegida com um servidor local.

Os videogames serão substituídos pelos jogos em nuvem?

Cloud Gaming está ainda se desenvolvendo, mas faz pouco sentido mercadológico as coisas seguirem caminho contrário. Hoje, cloud gaming é um problema de engenharia, não de adoção, já que quase qualquer hardware pode ser um cliente em potencial.

Se você joga online, já vive uma versão do cloud gaming. Em algum momento, é plausível supor que não será necessário baixar nada (ou quase nada) para ter acesso ao conteúdo. Isso ainda revolve problema de trapaça, já que nada roda no computador do cliente. Assim como em filmes, deve continuar ser possível baixar certos jogos para jogar offline, mas, entre todas as vantagens e desvantagens, pode ser apenas questão de tempo a transição para a nuvem.

Existe distro Linux para músicos e profissionais de áudio?

Existem algumas distros Linux otimizadas para profissionais de áudio que incluem otimizações e softwares profissionais pré-instalados. A mais popular é o Ubuntu Studio, com baixa latência de áudio quando instalado em hardware adequado, permitindo usar múltiplos dispositivos de áudio simultaneamente.

Veja alguns programas que embarcam o Ubuntu Studio, eles podem ser baixados em qualquer outra distro Linux:

  • O editor de áudio digital Ardour, com ilimitadas faixas de áudio e edição não destrutiva para você não precisar desfazer o trabalho para corrigir um erro do início;
  • Carla, um programa de hospedagem de plugins de áudio, integrando efeitos e sintetizadores com instrumentos e softwares de edição;
  • Os amplificadores de guitarra Rakarrack e Guitarix;
  • Puredata, um programador de áudio;
  • Audacity, um dos mais populares editores de áudio em ondas;
  • Hydrogen, um sequenciador de bateria.

Qual o melhor sistema operacional Linux para criar um servidor doméstico?

Quem busca construir um servidor doméstico com interface e aplicativos acessíveis, pode usar o Ubuntu Server com alguma aplicação por cima, como o Umbrel. Dá para rodar um TrueNAS também, se você quer uma solução robusta para preservar seus arquivos!

Para participar do Diolinux Respondequadro de perguntas, você precisa ser membro do canal e você ainda ganha acesso a um servidor de bate-papo secreto no Discord, além de vídeos exclusivos, como cursos sobre Linux, edição de imagem, criação de sites e muito mais!

Acompanha o Diolinux e gostaria de saber mais sobre o equipamento dos membros da equipe? Confira a nossa página de ofertas!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!