VídeoTecnologia

Existe vírus para Linux?

Uma das características do Linux que mais chama a atenção é a sua fama de ser seguro, principalmente quando comparado ao Windows. Hoje você entenderá por que dizem que há menos vírus para Linux e se isso realmente é verdade. 

O Linux é, na verdade, uma peça chave para criar um sistema operacional, chamada kernel, existem vários sistemas construídos com o ele. Onde o Linux é mais popular é em servidores, celulares Android e eletrônicos inteligentes, não em computadores domésticos. Os usuários de Linux se beneficiam de toda a infraestrutura criada para o Linux ser seguro nesse tipo de ambiente, por outro lado, herdam vírus feitos para os outros alvos.

Bons sistemas Linux para desktop como Ubuntu e Fedora, são construídos visando isolar os programas em execução, incluindo potenciais vírus para Linux. Mas a verdade é que apesar disso tudo, a melhor proteção contra ataques cibernéticos é o próprio usuário.

Um tipo de ataque que nenhum sistema operacional está imune, é o de engenharia social e phishing, onde a vítima é enganada. Geralmente, quem usa Linux tende a se informar mais sobre tecnologia, especialmente informática, e assim pode entender melhor como se proteger. Além disso, vírus costumam estar atrelados à pirataria, prática menos comum no público do Linux, que prefere softwares open source.

Ainda precisamos considerar que não é apenas o sistema operacional ou o antivírus que protegem o computador de ataques, o firewall configurado no computador e no roteador são essenciais, sem isso, não há como se manter protegido. 

Este foi um corte do Diocast, seu podcast sobre Linux e tecnologia. Assista na íntegra o capítulo onde falamos sobre o porque o Linux é considerado seguro, como este sistema operacional pode te ajudar a “estar menos em perigo” e se ele está livre de malwares ou não. Afinal, com o aumento da presença do Linux em desktops, internet das coisas e servidores ao redor do mundo, estamos vendo um aumento alarmante nas notícias de falhas de segurança – só em 2022, houve um aumento de 50% nos malwares para Linux, chegando a 1,9 milhão de casos!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!